Propiciar ao profissional conhecimento da anatomia e biomecânica humana durante o exercício físico de forma a possibilitar a melhor estratégia para alcançar objetivos na área da saúde, qualidade de vida e desempenho esportivo. Seu conteúdo será divido em aulas online e aulas presenciais, onde será feita a imersão dentro dos protocolos mais atualizados nas áreas de avaliação postural, avaliação biomecânica, avaliação biocinética e funcional do movimento, além de trabalhar com técnicas de prescrição baseadas na cinesiologia e biomecânica do movimento humano, focadas na biomecânica da corrida, ciclismo, musculação, natação e ergonomia do movimento humano.
As disciplinas do curso foram divididas em 2 módulos: 1. Bases anatômicas e mecânicas de uma avaliação Biomecânica do movimento humano; 2. Biomecânica aplicada ao desempenho esportivo. Cada módulo será composto por disciplinas de 12 ou 24h e uma disciplina de desafio de aplicação.
Após a realização do primeiro módulo, o profissional estará apto a identificar os aspectos anatômicos e biomecânicos envolvidos no movimento humano, além de implementar os protocolos de avaliação mais pertinentes ao contexto biomecânico em que o seu profissional está inserido. Já após o segundo módulo, o pós-graduando estará capacitado para elaborar métodos de prescrição e avaliação baseadas em evidências anatômicas e biomecânicas em diversas modalidades esportivas.
Público-Alvo
Profissionais da área de Educação Física: Professores, treinadores esportivos, preparadores físicos e outros profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em Biomecânica para melhorar a técnica, o treinamento e o desempenho de atletas.
Fisioterapeutas: Fisioterapeutas que buscam especialização em Biomecânica para desenvolver habilidades avançadas de análise de movimento e prescrição de exercícios terapêuticos mais eficazes.
Médicos: Ortopedistas, médicos do esporte e outros profissionais médicos interessados em aprimorar sua compreensão da biomecânica aplicada à avaliação e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos.
Engenheiros: Engenheiros biomédicos, engenheiros mecânicos e outros profissionais da engenharia interessados em aplicar princípios biomecânicos no desenvolvimento de dispositivos médicos, equipamentos esportivos ou tecnologias de análise de movimento.
Pesquisadores: Profissionais de pesquisa que desejam aprofundar seus estudos em biomecânica e aplicar seus conhecimentos em projetos de pesquisa relacionados à performance atlética, prevenção de lesões, reabilitação ou desenvolvimento de tecnologias.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Disciplinas
O que você irá aprender.