O curso de Contabilidade e Planejamento Tributário da PUCPR prepara o profissional de forma ampla, aliando conhecimentos em contabilidade e planejamento tributário, de acordo com as exigências do mercado.
Por que fazer Contabilidade e Planejamento Tributário na PUCPR?
A Pós-Graduação em Contabilidade e Planejamento Tributário da PUCPR traz em suas disciplinas conteúdos relacionados à gestão estratégica de patrimônio e mecanismos que promovam a transparência nas ações das empresas, para que o profissional possa contribuir para a competitividade das organizações no mercado.
Dessa forma, o especialista tem um aprendizado prático e dinâmico, aliado a um forte embasamento teórico em planejamento tributário, capaz de permitir uma melhor eficiência fiscal, no cenário econômico atual.
A pós-graduação lato sensu on-line da PUCPR é uma formação a distância, cujo foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. Composta por 15 disciplinas de 24 horas cada (14 disciplinas técnicas e mais a disciplina de Ética), a metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte on-line do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade (polo de Curitiba) em eventos presenciais.
Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 3 semanas, durante as quais são realizadas atividades de avaliação semanal, equivalentes a aproximadamente 33% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.
Na Sala Virtual você encontra:
a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e somativas e o cronograma;
b) Acesso à biblioteca virtual;
c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 15 minutos);
d) Comentários do professor;
e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.
Recomenda-se que o aluno dedique de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.
Após a realização e aprovação das 15 disciplinas o estudante recebe o certificado de pós-graduado lato sensu.
Público-Alvo
Contadores, tributaristas, administradores, economistas, financistas e profissionais de nível superior interessados na área de gestão, estratégia e contabilidade de forma conjunta, e que também atuam ou desejam atuar na área financeira, controladoria ou projetos.
Mercado de atuação
O pós-graduado estará pronto para o ambiente dinâmico do mercado atual. Poderá atuar com contabilidade avançada, planejamento tributário, aplicar os conceitos em contextos nas organizações do primeiro, do segundo e do terceiro setor e de gestão ambiental, bem como para analisar e decidir sobre investimentos, além de ter conhecimento sobre transparência contábil, controladoria e governança corporativa.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.
Atuou como: Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais e Curitiba; Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial na Escola de Negócios PUCPR (Curitiba). Atuou como professor nos cursos de graduação em: Administração; Ciências Contábeis (presencial e EAD); Economia, Marketing, Educação Física.
Desde 2016 em equipe estruturou e coordena os cursos de pós-graduação online na PUCPR. A partir de 2023 responsável pelos cursos pós flex na PUCPR. Professor dos cursos de pós-graduação nas disciplinas na área de negócios (finanças, custos, orçamentos) e metodologia.
lucio.tracz@pucpr.br
Eduardo Faglioni Ribas
Especialização
Sócio-fundador da Mazutti Ribas Stern Sociedade de Advogados;
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR);
Legal Law Master em Direito Corporativo pelo IBMEC;
Professor em cursos de pós-graduação;
Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR;
Membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF).
Auditor do TCE/PR. Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Santos (2009) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Santos (2001). Especialização em "Gestão Pública" pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Especialização em "Direito Público" pela UNB; Especialização em "Ética, Valores e Cidadania" pela USP; Licenciatura em Ciência Contábeis pela FATEC. Master of law em Direito Tributário pelo INSPER. Foi professor da Faculdade Dom Bosco (Curitiba) e da FESP/PR. Convidado para ministrar aulas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Pública, pela FAE Centro Universitário. Professor convidado em cursos preparatórios para concursos públicos nos centros educacionais CENPRE e SOLUÇÂO, ambas da cidade de Curitiba/PR. Atuando principalmente nos seguintes temas: direito administrativo, direito tributário, contabilidade pública, gestão, controle e planejamento. Sócio do Escritório de Advocacia TFM Advocacia e Consultoria.
Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), especialista em GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA - AEMS - Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (2009) e mestre em CONTABILIDADE pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2012-2014). Doutor em ADMINISTRAÇÃO pela PUCPR (2016-2019). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC. Experiência em Cursos de Graduação, Pós Graduação e Formação Executiva. Especialidades: Contabilidade Financeira e Gerencial – Abordagem Financeira – Elaboração das demonstrações financeiras de acordo com os padrões internacionais de contabilidade – Abordagem Gerencial – Gestão Estratégica de Custos.
Possui graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal do Paraná (1992) , Especialização em Controladoria e Finanças pela PUC- PR e em Auditoria pela FAE-PR. Atualmente é Sócio da Pétrea PDE Auditores Independentes e fois sócio da UHY Auditores, Mazars Brasil Consultores e Auditores e Diretor da BDO Directa Auditores. Professor no Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdades Dom Bosco e de MBAs na Universidade Positivo, FESP-PR e e UDC - Foz do Iguaçu. em experiências nas áreas Finanças e Gestão Empresarial, com ênfase em Auditoria e Consultoria Empresarial. Principais conhecimentos: auditoria, custos, privatizações, controladoria, financial advisory services, gestão empresarial e taxes.
Doutorando em Educação pela PUCPR (2021), Mestre em Educação (PUCPR), Especialista em Auditoria, Contabilidade Gerencial e Gestão Universtiária, Formação em Ciências Contábeis pela FAE (1990-1994). Atua na PUCPR desde 2002. Foi coordenador de curso em Ciências Contábeis (2008 – 2012), na especialização (2004-2021) e atualmente é professor adjunto na graduação da Escola de Negócios, atua ainda como docente nas especializações da PUCPR e nos cursos In Company (2002 – 2023). Membro voluntário na Comissão Permanente de Avalição (CPA) da PUCPR (entre 2017 a 2020), titular na mesma CPA (mandato de 2020/2023 e 2023/2026). Atualmente também é membro do Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP) desde 2014 e membro do Conselho Acadêmico da Escola de Negócios (suplente). Participa do NDE do curso de Ciências Contábeis presencial desde 2008 até os dias atuais. Foi membro do NDE de cursos EAD (2018 a 2022). Atua diretamente na implantação, revisões e melhorias em matrizes por competências em mais de 12 cursos. Participou do processo de acreditação junto ao AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business). Escritor, Palestrante e Consultor Autônomo.
Engenheiro Ambiental e Sanitário, Mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial. Auditor Líder das normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. Experiência em implantação de sistemas de gestão e auditorias. Consultor ambiental na elaboração de EIA/RIMA, monitoramento, licenciamento e projetos ambientais, planejamento urbano e estudos na área. Experiência internacional com projetos em energias renováveis.
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Oratória e estratégias de comunicação nos negócios
Carga horária: 24h
A habilidade de comunicar-se bem é hoje uma das competências mais valorizadas no mercado. Aqueles que dominam esta arte podem ser mais efetivos em vender suas ideias, em estabelecer melhores relações e em engajar e motivar pessoas.
Entender mais sobre oratória, essa arte de expressar-se bem, no contexto dos dias atuais, é fundamental. Hoje, oradores somos todos nós que temos algo a comunicar por mais simples que seja a mensagem e por menor que seja nosso público. Oratória deixou de ser algo restrito ou interessante somente para aqueles que precisam falar para grandes plateias, mas passou a ser um aprendizado relevante para a vida, principalmente em nossos tempos modernos em que a abrangência da nossa comunicação pode tomar proporções continentais da noite para o dia e em que a cobrança por formas mais modernas, mais rápidas e mais assertivas de comunicação é cada vez mais crescente.
Nesta disciplina, visitaremos este universo da oratória não somente trazendo técnicas ou ferramentas para melhorarmos nossa comunicação, mas refletindo sobre o que nos dias atuais é ter uma oratória diferenciada, uma que gere conexões genuínas com nossos interlocutores e que nos permita explorar toda a nossa potência enquanto comunicadores e enquanto indivíduos singulares.
Liderança positiva e skills para uma gestão inovadora
Carga horária: 24h
A Liderança Positiva é um conjunto de estratégias e ferramentas que possibilitam as lideranças criarem ambientes positivos no trabalho, aproveitando os pontos fortes de cada integrante de uma equipe, ao invés de concentrar-se sobre os pontos fracos. Trata-se de uma abordagem que permite desenvolver relações de apoio mútuo em todos os níveis da organização, de modo a criar um senso profundo de propósito compartilhado. O desafio do líder é ajudar a criar o novo e mobilizar as pessoas para a realização das mudanças necessárias. Um conjunto de soft skills para a inovação serão abordadas na disciplina, de modo a estimular o desenvolvimento de pessoas resilientes, confiantes e otimistas, que irão superar àquelas medrosas e pessimistas, com dificuldade de inovar.
A disciplina apresenta metodologias ágeis explorando conceitos aplicáveis para obtenção de resultados que agreguem real valor aos clientes e organizações. A disciplina proporcionará ao estudante conhecimento para avaliar os melhores modelos aplicáveis à sua própria organização ou gestão de projetos.
O enfoque da disciplina é proporcionar a compreensão acerca da estruturação da controladoria como órgão interno responsável pelo fluxo informacional, planejamento, monitoramento, controle e o devido alinhamento com as dinâmicas patrimoniais contábeis. A proposta desta disciplina é evidenciar a controladoria como um instrumento estratégico para análise e planejamento financeiro.
A disciplina foi delineada com base em experiências mercadológicas, conhecimento acadêmico e os principais materiais que norteiam o tema na atualidade. Pretende-se realizar a relação dos aspectos conceituais e teóricos com a aplicabilidade prática no ambiente empresarial.
O conteúdo permeia as responsabilidades inerentes à projeção, atualização e garantia da eficiência e confiabilidade dos mecanismos que fornecem suporte às estratégias da empresa, sob a concepção de garantir informações adequadas ao processo decisório organizacional.
Centrada na estruturação e prevalência dos sistemas de controle e gestão organizacional, a Governança Corporativa vem se inserindo, com relevância, no domínio das entidades das mais diferentes estruturas. Neste aspecto, a disciplina de Governança Corporativa busca aprofundar as múltiplas abordagens atreladas à compreensão das melhores práticas de Governança Corporativa, a partir de mecanismos que forneçam subsídios para a previsão de possíveis conflitos de interesses, a adesão dos principais atores, acordos e códigos relacionados, a eficiência econômica e a maximização de valor para as partes interessadas (Acionistas, administradores, funcionários, comunidade do entorno, dentre outros).
Logo, o enfoque da disciplina é compreender a influência das diversas partes interessadas (stakeholders) sobre a essência das boas práticas de Governança Corporativa, considerando o entendimento dos papéis dos agentes de governança e o uso de critérios éticos essenciais para tomada decisões mais equilibradas e transparentes, evidenciando, assim, o alinhamento entre a Governança Corporativa e o planejamento financeiro.
A proposta desta disciplina se inclina para as técnicas de avaliação de empresas, abordando conceitos de valores e métodos de avaliação relacionados. A partir da compreensão dos métodos de avalição, parte-se para a aplicação prática desse conteúdo tendo em vista as possíveis utilizações de técnicas de valuation em consonância com os objetivos e estratégias empresariais, evidenciando, inclusive, casos concretos e reais de sucesso.
Na disciplina de Análises de Investimentos procura-se primeiramente entender as principais demonstrações contábeis, que são o balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício. Na sequência, é apresentada a análise dinâmica, com o capital de giro e a NCG que representa a necessidade de capital de giro, junto com o entendimento do saldo em tesouraria, instrumentos importantes para analisar a situação da empresa nos aspectos financeiros. Após, focamos nas Decisões de Investimentos, entendendo as propostas de investimentos, tipos e compreendendo as taxas de juros do mercado, que junto com os Métodos de Análise analisaremos a viabilidade dos projetos. Na última etapa, são demonstrados os riscos de crescer de forma muito rápida ou mais lenta que o necessário junto com as decisões a tomar no curto e longo prazo para buscar a sustentabilidade no negócio.
A disciplina de Contabilidade Avançada desenvolve um pensamento crítico e estratégico colocando o estudante como principal ator em gerar informações concisas e necessárias para tomada de decisões. No desenvolver do módulo o estudante terá contato com as legislações aplicadas aos tipos de sociedades, suas fragmentações, principais divergências nas práticas contábeis entre normas nacionais e internacionais, inclusive nos relatórios financeiros, segundo o International Financial Reporting Stantards (IFRS), que dará suporte aos entendimentos sobre o assunto: Demonstrações Contábeis. Posteriormente, o estudante, terá contato com operações que requerem uma avaliação dos investimentos mediante o método de equivalência patrimonial (MEP) e respectivos reflexos nas Demonstrações Contábeis, avaliadas anteriormente. Ao final do módulo, o estudante, será capaz de avaliar as operações complexas do cenário contábil e as possibilidades de usos estratégicos para redução tributária com a interpretação da legislação do imposto de renda na aplicação de juros sobre o capital próprio (JSCP).
A gestão ambiental empresarial pode ser caracterizada como um processo administrativo que objetiva a sustentabilidade, podendo desempenhar um papel importante para a conservação dos ecossistemas e o sucesso de um negócio.
Diante de um mercado cada vez mais consciente quanto aos impactos causados à natureza, não há como questionar o fato de que as organizações que não fizerem a sua parte na preservação do meio ambiente poderão ser prejudicadas perante o seu público.
De modo a possibilitar uma visão em conjunto com a exploração dos recursos naturais e cuidados ambientais, surge a habilidade e responsabilidade dos gestores ambientais empresariais, agregando uma visão abrangente e preocupação crescente das organizações para presente e futura proteção de suas atividades e desenvolvimento sustentável.
Essa nova atitude e visão dos gestores vem de encontro às concepções administrativas e tecnológicas, podendo contribuir para uma capacidade e suporte do planeta, usando para isso a melhora no produto, processos e serviços, minimizando os impactos gerados ao meio ambiente.
A disciplina apresenta o sistema tributários nacional que é o conjunto das regras destinadas a regular a instituição, a cobrança, a arrecadação e a partilha de tributos. Tomando a expressão em sentido amplo, aí estão: disposições constitucionais, leis, decretos, portarias, instruções normativas , em suma, tudo aquilo que no ordenamento jurídico possa dizer respeito a exigências fiscais.
O termo sistema agrega certa ordem interna ao conjunto. E a ordem indica, sobretudo, hierarquia. As disposições não estão todas elas justapostas, lado a lado, no mesmo patamar. Há uma estrutura escalonada. Há Os decretos devem ser produzidos e aplicados conforme as leis ordinárias e complementares e essas, por sua vez, conforme a Constituição. Isso significa que, para cobrar tributos do seus cidadãos-contribuintes, há todo um conjunto de diretrizes que precisa ser respeitado pelo Poder Público, a começar da própria Constituição Federal. Nosso texto constitucional regula a matéria no Capítulo I (Do Sistema Tributário Nacional) do Título VI (Da Tributação e do Orçamento), além de diversas outras disposições tributárias espalhadas pelo corpo da Lei Maior.
IRPJ e CSLL. Regras gerais de apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro, com análise da legislação e particularidades. Análise de regimes de apuração aplicáveis.
PIS e COFINS. Regras gerais de apuração das contribuições sociais PIS e COFINS, com análise da legislação e particularidades. Análise de regimes de apuração aplicáveis.
IPI, ICMS e ISS. Visão global dos Impostos sobre Produtos Industrializados, sobre a Operação de Circulação de Mercadorias e Serviços e Sobre Serviços de Qualquer Natureza, com análise da legislação e particularidades.
Análise da jurisprudência administrativa e judicial com as questões mais atuais dos tributos em análise.
As organizações estão em busca de ferramentas que possam colaborar para a mitigação dos riscos aos quais estão expostas. No âmbito tributário principalmente devido às constantes mudanças da legislação e o aumento do olhar do Fisco para as apurações e pagamento das obrigações tributárias. As empresas precisam buscar formas para assegurar que suas apurações de tributos e obrigações acessórias estão corretas, de acordo com as leis vigentes, surgindo o Compliance de Tributos como forma de apresentar um maior suporte e segurança à administração quanto ao cumprimento das leis ou regulamentos e políticas internas.
A disciplina de Planejamento Tributário busca compreender, explorar e analisar os regimes tributários aplicados nas organizações, carga tributária e a Elisão Fiscal como forma de planejamento tributário.
Compliance tributário. Entendimento dos principais tributos incidentes nas operações empresariais, e o escopo de revisão necessária a cada um deles. Análise da importância da mensuração dos riscos. Estudo sobre prescrição e decadência dos riscos identificados. Compliance trabalhista. Entendimento dos principais riscos trabalhistas identificados nas operações empresariais. Eventos de reorganização societária.