Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola de Negócios são um testemunho de excelência e flexibilidade. Com uma característica única de entrada contínua, a cada nova disciplina há uma oportunidade para os estudantes se juntarem a essa jornada de conhecimento. Essa abordagem dinâmica permite que os alunos ingressem no programa em momentos que melhor se adequem às suas necessidades e cronogramas, garantindo um acesso contínuo à educação de alta qualidade.
Cada curso é meticulosamente estruturado, composto por um total de 15 disciplinas, cada uma oferecendo uma imersão completa em seu respectivo campo de estudo. Das nove disciplinas técnicas conduzidas presencialmente até a disciplina de Ética ministrada no formato EAD, a Escola de Negócios adota uma abordagem diversificada para garantir uma aprendizagem abrangente e de vanguarda. Além disso, as cinco disciplinas eletivas oferecem aos estudantes a liberdade de personalizar sua experiência de aprendizado, escolhendo disciplinas que ampliem suas competências existentes ou introduzam novas habilidades relevantes para suas trajetórias profissionais.
Essa abordagem educacional centrada no aluno e adaptada às demandas do mercado é um claro indicativo do compromisso da Escola de Negócios em preparar os alunos não apenas para se destacarem em suas carreiras, mas também para liderarem e inovarem em seus campos de atuação.
A pós-graduação em Estratégia: construindo vantagens competitivas sustentáveis da PUCPR apresenta a vantagem competitiva sustentável como o meio pelo qual a empresa consegue retornos acima da média do mercado.
Essa vantagem é resultante de desempenhos acima da média de seus concorrentes, e pode ser obtida através da implantação de estratégias que combinem os recursos à disposição e oportunidades identificadas no mercado, como: rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrentes e ameaça de produtos substitutos.
O que são estratégias competitivas sustentáveis?
A principal característica da vantagem competitiva sustentável é que ela está ligada ao conceito de escalabilidade. Para resumir: trata-se da capacidade de uma empresa em conquistar fatias maiores do mercado, de forma que isso não implique custos significativos.
Público-Alvo
O curso em Estratégia: construindo vantagens competitivas sustentáveis da PUCPR é voltado para profissionais com perspectiva (atual ou no futuro) de serem agentes transformadores que fomentam decisões dentro das organizações para a obtenção da maior rentabilidade com o menor custo.
Disciplinas Obrigatórias
1. Estruturas Conceituais da Estratégia
2. Desenvolvimento de Cenários
3. Estratégia Competitiva e Vantagem Competitiva
4. Estratégia Corporativa
5. Competindo Globalmente
6. Dinâmica Cooperativa vs Competitiva
7. Estratégia e Transformação Digital
8. Execução Estratégica
9. Estratégia, Governança Corporativa e Compliance
10. Ética
Disciplinas Eletivas
Os alunos da pós-graduação em Estratégia: construindo vantagens competitivas sustentáveis da PUCPR devem escolher 5 matérias eletivas para completar a especialização.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.
Atuou como: Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais e Curitiba; Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial na Escola de Negócios PUCPR (Curitiba). Atuou como professor nos cursos de graduação em: Administração; Ciências Contábeis (presencial e EAD); Economia, Marketing, Educação Física.
Desde 2016 em equipe estruturou e coordena os cursos de pós-graduação online na PUCPR. A partir de 2023 responsável pelos cursos pós flex na PUCPR. Professor dos cursos de pós-graduação nas disciplinas na área de negócios (finanças, custos, orçamentos) e metodologia.
Possui graduação em Administração Geral e Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2006). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia como Prática, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia como prática, estratégia, novo institucionalismo, mudança organizacional e análise institucional.
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Fornece uma visão abrangente da disciplina de estratégia e apresenta os blocos
de construção da estratégia, fornecendo visões gerais de estruturas conceituais
fundamentais. Os estudantes aprenderão como as empresas decidem onde
competir, explorando o cenário de negócios e as forças estruturais que moldam
a concorrência. Esta disciplina também apresentará perspectivas alternativas
sobre estratégia.
Avaliar as principais variáveis que impactam a sua empresa e ser capaz de
identificar as principais tendências que essas variáveis deverão seguir no médio
e longo prazo, é fundamental para a sua sobrevivência. Este programa
possibilitará o aprendizado de técnicas de desenvolvimento de cenários
estratégicos que devem ser estudados e considerados no processo de
elaboração do planejamento estratégico.
"Estratégia e vantagem Competitiva" apresenta os principais conceitos de
vantagem competitiva, incluindo criação e distribuição de valor, valor agregado
e disposição para pagar e custo de oportunidade do fornecedor. A disciplina
explora como as atividades exclusivas de uma empresa se relacionam
diretamente com o estabelecimento de vantagem competitiva. Os estudantes
também aprendem como analisar a proposta de valor de uma empresa.
Este módulo sintetiza e se baseia em insights de 5 domínios acadêmicos que
informam o tópico da competição global: economia, negócios internacionais,
estratégia global, estratégia de negócios e estratégia corporativa. Ele identifica
os desafios de competir internacionalmente, bem como a necessidade de as
empresas desenvolverem uma estratégia global. Ele também apresenta a
estrutura IDA (implantação, desenvolvimento e aprofundamento). A disciplina
então identifica os muitos fatores que as empresas precisam considerar ao
desenvolver e implementar uma estratégia global, como atividades, localização
e tempo. Juntos, esses insights ilustram como competir globalmente difere de
fazer negócios em um único país e sugerem estruturas que fornecem opções
para criação e captura de valor global.
Esta disciplina examina as interações e interdependências competitivas e
cooperativas entre as empresas em um jogo competitivo, particularmente no
que diz respeito a como essas empresas tentam criar e capturar valor. Ele
também fornece uma estrutura para entender, prever e influenciar as ações e
reações de outras empresas e considera como as perspectivas e incentivos de
outras empresas podem influenciar a natureza do jogo competitivo. Esta
discussão fornece a base para uma introdução à teoria dos jogos, que fornece
uma maneira rigorosa de analisar os retornos econômicos para os jogadores em
vários cenários.
Este módulo examina como as empresas podem usar novas tecnologias para
competir com sucesso. Ele começa distinguindo como a estratégia de tecnologia
é diferente da estratégia competitiva convencional. Descreve-se como os líderes
de tecnologia podem desenvolver estratégias para gerenciar riscos de
tecnologia, identificar necessidades de mercado, comercializar novas
tecnologias e competir com sucesso em um mercado. Identifica-se vários fatores
que determinam se é melhor para uma empresa liderar ou seguir ao introduzir
uma nova tecnologia em um mercado. Avalia-se que uma nova tecnologia afeta
apenas ofertas atuais em um setor existente ou se cria uma oferta totalmente
nova para um setor. Considera-se como uma empresa pode se posicionar para
explorar a próxima nova tecnologia. A importância das tecnologias de
plataforma e as estratégias que podem ajudar uma empresa a ter sucesso na
competição de plataforma.
A disciplina execução estratégica introduz os princípios da implementação
eficaz da estratégia. Dá-se ênfase na interdependência da formulação e
execução da estratégia para alcançar e manter um desempenho competitivo
superior. A disciplina discute por que as organizações às vezes precisam mudar
suas estratégias e identifica as razões pelas quais as estratégias geralmente
falham. Argumenta-se que a ambidestria organizacional e as capacidades
dinâmicas são necessárias para executar estratégias com sucesso. É dada ênfase
na estrutura de congruência das ações da base até a alta administração. Conclui-se destacando a necessidade de líderes ambidestros.
Conceito de governança corporativa, os mecanismos de governança e suas
relações, as atribuições de cada órgão e os principais objetivos de um sistema
de governança em corporações (monitoramento da gestão, direcionamento
estratégico da corporativa, gerenciamento dos riscos estratégicos,
sustentabilidade, garantia da perenidade e processo sucessório, etc.). Após essa
contextualização, será possível identificar o que é Compliance, qual a sua origem,
as métricas propostas pelas boas práticas de Compliance, como pode ser
realizado o seu diagnóstico no âmbito de uma corporação e sua importância
para a estratégia da corporação e como o Compliance contribui para o
aperfeiçoamento da governança corporativa.