A especialização em Gestão de Projetos, Programas e Portfólios da PUCPR visa capacitar profissionais a conhecerem ferramentas e técnicas consolidadas para a gestão de diferentes tipos de projetos, programas e portfólios organizacionais. Neste curso o aluno aprende diferentes técnicas de gestão alinhadas à estratégia organizacional, com aulas online conduzidas por professores que são referência no mercado.
O que são projetos, programas e portfólio dentro de gestão de projetos?
Segundo o PMBOK, guia elaborado pelo PMI (Project Management Institute), projeto é um esforço temporário empreendido para criar um novo produto, serviço ou resultado exclusivo. Já o programa é um conjunto de projetos coordenados entre si de forma articulada e dinâmica com objetivos comuns. O portfólio, por sua vez, reúne programas e projetos para obter sucesso no desenvolvimento de produtos ou serviços, além de maximização da eficiência na corporação. O papel da gestão é coordenar essas três ferramentas, trazendo mais dinamismo para o negócio!
Por que fazer uma especialização em Gestão de Projetos, Programas e Portfólios na PUCPR?
O curso de Gestão de Projetos, Programas e Portfólios proporciona uma aprendizagem baseada em problemas com aulas dinâmicas e desafiadoras. Se você deseja se destacar em um mercado competitivo e contribuir de forma efetiva para o crescimento e desenvolvimento da sua organização esta especialização é ideal para você!
A pós-graduação em Gestão de Projetos, Programas e Portfólios tem periodicidade quinzenal, às quarta-feira aulas assíncronas e aos sábados aulas online síncronas (sempre com o professor titular da disciplina), conforme cronograma.
O formato de aulas online ao vivo, remotamente, facilita o acesso à distância de alunos de todo o país, bem como de profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Com uma carga horária de 360 horas, sem processo seletivo.
Os alunos de todos os cursos de Pós-Graduação da PUCPR podem solicitar um certificado de conclusão para cada disciplina finalizada. Com isso, conseguem requerer microcertificações ao longo do curso e usá-las para atualizar perfis de redes sociais como LinkedIn e melhorar suas chances no mercado de trabalho em um curto período.
Público-Alvo
O curso de Gestão de Projetos, Programas e Portfólio da PUCPR foi feito para profissionais que desejam expandir suas habilidades gerenciais e técnicas, bem como para aqueles que desejam avançar em suas carreiras em gestão de projetos.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Engenheiro de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professor de cursos de graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor de pós-graduação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Possui experiência profissional nos setores de tecnologia da informação, farmacêutico, metalúrgico e de móveis.
gustavo.grander@pucpr.br
Angélica Frederico
Doutorado
angelica.frederico@pucpr.br
Armando Terribili Filho
PHD
armando.terribili@pucpr.br
Carlos Roberto Banzato
Doutorado
carlos.banzato@pucpr.br
Gabriel Francisco Pistillo Fernandes
Doutorado
gabriel.pistillo@pucpr.br
Jaime Jose Rauber
Doutorado
Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Titular na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Metodologia da Pesquisa e Metodologias de Aprendizagem Ativa.
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR).
A disciplina "Cultura e Transformação Organizacional" tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão aprofundada da cultura organizacional e sua influência na gestão de projetos, programas e portfólio. O curso abordará os principais conceitos, teorias e práticas relacionadas à cultura organizacional, bem como as estratégias e técnicas necessárias para promover uma transformação organizacional eficaz.
Desenvolver as habilidades associadas aos processos de gestão de conflitos organizacionais, entendendo as causas e os tipos de conflitos, evidenciando que as competências de inteligência emocional são necessárias para gerir os conflitos, por meio de negociação, mediação ou arbitragem.
Análise Multicritério para tomada de decisão em projetos
Carga horária: 24h
A disciplina "Análise Multicritério para Tomada de Decisão em Projetos" tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão aprofundada das técnicas de análise multicritério e sua aplicação na tomada de decisão eficaz em projetos, programas e portfólio. O curso abordará os conceitos, métodos e ferramentas necessários para lidar com a complexidade das decisões envolvidas no gerenciamento de projetos e programas, considerando múltiplos critérios e variáveis.
A disciplina "Gestão de Projetos Globais" tem como objetivo fornecer aos alunos os conhecimentos e habilidades necessárias para gerenciar projetos em um contexto global, considerando os desafios e oportunidades decorrentes da internacionalização e da diversidade cultural. O curso abordará os aspectos fundamentais da gestão de projetos globais, incluindo estratégias de comunicação, coordenação de equipes virtuais, gerenciamento de riscos e adaptação a ambientes culturais diversos.
Nesta matéria abordaremos os aspectos estruturantes para a Agilidade em Negócios, desde a importância da Cadeia de Valor, do Fluxo para Agilidade, e do significado do Valor para o Negócio.
Como modernos frameworks estão abordando o assunto, exemplo do SAFe com o Business Agility Value Stream (BAVS) que é explicitamente projetado para promover o aprendizado rápido e permitir resultados de negócios mais favoráveis. É um ciclo rápido de detecção e resposta que ajuda a empresa a navegar pelo desconhecido e chegar a uma solução desejável antes que a janela de oportunidade se feche. E como ele se conecta aos Fluxos de Valor Operacional e de Desenvolvimento. Explorar o tema de uma maneira mais ampla como Agilidade Organizacional, que requer um design contextualizado; adaptativo e gerenciar valor do início-ao-fim de uma iniciativa. Abordar conceitos como VSM Value Stream Management; VMO Value Management Office; Digital Services e Teamwork Collaboration.
A disciplina de "Orientação do Case/TCC é destinada ao direcionamento do trabalho de conclusão final do curso onde os alunos apresentarão uma aplicação prática dos conceitos vistos ao longo do curso.
A disciplina "Gestão Preditiva de Projetos I" tem como objetivo fornecer aos alunos as habilidades e conhecimentos necessários para planejar, executar e controlar projetos utilizando uma abordagem preditiva. O curso abordará os conceitos fundamentais da gestão preditiva de projetos, incluindo o desenvolvimento do plano de projeto, o acompanhamento do progresso, o controle de custos e prazos, e a análise de riscos.
A disciplina "Gestão Preditiva de Projetos II" tem como objetivo fornecer aos alunos as habilidades e conhecimentos necessários para planejar, executar e controlar projetos utilizando uma abordagem preditiva. O curso abordará os conceitos fundamentais da gestão preditiva de projetos, incluindo o desenvolvimento do plano de projeto, o acompanhamento do progresso, o controle de custos e prazos, e a análise de riscos.
A disciplina "Gestão de Projetos com Scrum" tem como objetivo fornecer aos alunos os conhecimentos e habilidades necessários para gerenciar projetos utilizando a metodologia ágil Scrum. O curso abordará os princípios, práticas e papéis do Scrum, capacitando os alunos a aplicar essa abordagem ágil na gestão de projetos de forma eficaz.
A disciplina "Gestão de Projetos com Kanban" tem como objetivo capacitar os alunos a utilizar o Kanban para a gestão eficaz de projetos. O curso abordará os princípios, práticas e técnicas do Kanban, permitindo aos alunos aplicar essa abordagem visual e colaborativa na gestão de projetos de forma ágil e eficiente.
A disciplina "Gestão de Programas e Benefícios" tem como objetivo fornecer aos alunos os conhecimentos e habilidades necessários para gerenciar programas de forma eficaz, visando à obtenção de benefícios organizacionais. O curso abordará os conceitos, princípios e práticas fundamentais da gestão de programas, capacitando os alunos a planejar, executar e controlar programas complexos, alinhados aos objetivos estratégicos da organização.
A disciplina "Gestão de Portfólio e Estratégia Organizacional" tem como objetivo capacitar os alunos a alinhar a gestão de portfólio de projetos e programas à estratégia organizacional. O curso abordará os fundamentos da gestão de portfólio, estratégia organizacional e técnicas para seleção, priorização e controle de projetos e programas, permitindo aos alunos tomar decisões estratégicas e eficazes para otimizar o portfólio de projetos da organização.
A disciplina "Objective and Key Results (OKR)" tem como objetivo fornecer aos alunos os conhecimentos e habilidades necessários para implementar e gerenciar o modelo OKR na gestão de projetos, programas e portfólio. O curso abordará os conceitos, princípios e práticas fundamentais do OKR, permitindo aos alunos definir metas estratégicas, acompanhar o progresso e impulsionar a performance organizacional.
A disciplina "Project and Management Office e Governança" tem como objetivo fornecer aos alunos os conhecimentos e habilidades necessários para estabelecer e gerenciar Escritórios de Projetos (PMOs) eficazes, além de compreender os princípios e práticas de governança aplicados à gestão de projetos, programas e portfólio. O curso abordará a função do PMO, a governança organizacional, as estruturas de decisão, a gestão de riscos e a excelência na execução de projetos.
A disciplina de "Apresentação do Case/TCC" é destinada apresentação dos trabalhos de conclusão final do curso onde os alunos apresentarão uma aplicação prática dos conceitos vistos ao longo do curso.
A disciplina "Design como Estratégia em Projetos" tem como objetivo capacitar os alunos a utilizar abordagens de design, como Design Sprint, Design Thinking, Inception/Discovery e MVP (Minimum Viable Product), como estratégias eficazes para o desenvolvimento e gestão de projetos inovadores. O curso abordará os conceitos e técnicas essenciais do design centrado no usuário, promovendo a criatividade, a empatia, a colaboração e a experimentação como elementos fundamentais na busca de soluções e na maximização de valor para os projetos.