Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola de Negócios são um testemunho de excelência e flexibilidade. Com uma característica única de entrada contínua, a cada nova disciplina há uma oportunidade para os estudantes se juntarem a essa jornada de conhecimento. Essa abordagem dinâmica permite que os alunos ingressem no programa em momentos que melhor se adequem às suas necessidades e cronogramas, garantindo um acesso contínuo à educação de alta qualidade.
Cada curso é meticulosamente estruturado, composto por um total de 15 disciplinas, cada uma oferecendo uma imersão completa em seu respectivo campo de estudo. Das nove disciplinas técnicas conduzidas presencialmente até a disciplina de Ética ministrada no formato EAD, a Escola de Negócios adota uma abordagem diversificada para garantir uma aprendizagem abrangente e de vanguarda. Além disso, as cinco disciplinas eletivas oferecem aos estudantes a liberdade de personalizar sua experiência de aprendizado, escolhendo disciplinas que ampliem suas competências existentes ou introduzam novas habilidades relevantes para suas trajetórias profissionais.
Essa abordagem educacional centrada no aluno e adaptada às demandas do mercado é um claro indicativo do compromisso da Escola de Negócios em preparar os alunos não apenas para se destacarem em suas carreiras, mas também para liderarem e inovarem em seus campos de atuação.
A pós-graduação em Gestão Logística da PUCPR visa formar líderes capazes de planejar, colocar em operação e controlar as atividades de logística de uma empresa, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão e identificando oportunidades de redução de custos e melhoria na qualidade dos produtos e serviços.
O que é Gestão Logística?
O conceito de Gestão Logística proveniente da Administração refere-se à otimização dos processos de produção. Em essência, a Gestão Logística é uma forma de gestão organizacional para aumentar a eficiência do trabalho e, consequentemente, a demanda e oferta do produto.
Resumindo: a Gestão Logística é a central operacional de uma empresa,
responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega do negócio.
A função da Gestão Logística é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais. Ou seja, está diretamente ligada à experiência do cliente e ao pós-venda.
Público-Alvo
A pós-graduação em Gestão Logística da PUCPR pode ser realizada por profissionais graduados em qualquer curso, porém, ela costuma ser mais direcionada aqueles formados em Administração, Economia e Ciências Contábeis.
O que faz um pós-graduado em Gestão Logística?
O profissional de gestão logística precisa buscar a redução de custos e a otimização de processos logísticos, enquanto mantém a atenção nas metas e prazos estipulados. Por isso, precisa ter capacidades de organização, negociação e comunicação, assim como ampla visão mercadológica.
Disciplinas Obrigatórias
1. Logística Empresarial
2. Indicadores de Performance na Logística
3. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos
4. Modelo de Logística de Classe Mundial
5. Serviços ao Cliente
6. Risco na Cadeia de Suprimentos
7. Planejamento e Formação da Cadeia de Suprimentos
8. Áreas-Chave da Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos
9. Estudos de Casos em Logística
10. Ética
Disciplinas Eletivas
Os alunos da pós-graduação em Gestão Logística da PUCPR devem escolher 5 matérias eletivas para completar a especialização.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.
Atuou como: Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais e Curitiba; Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial na Escola de Negócios PUCPR (Curitiba). Atuou como professor nos cursos de graduação em: Administração; Ciências Contábeis (presencial e EAD); Economia, Marketing, Educação Física.
Desde 2016 em equipe estruturou e coordena os cursos de pós-graduação online na PUCPR. A partir de 2023 responsável pelos cursos pós flex na PUCPR. Professor dos cursos de pós-graduação nas disciplinas na área de negócios (finanças, custos, orçamentos) e metodologia.
lucio.tracz@pucpr.br
Carlos Augusto Candeo Fontanini
Doutorado
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (1992), especialista em Desenvolvimento Gerencial e Marketing UNESPAR (1993) e mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997). Doutor em Educação pela PUCPR (2014). Foi diretor do curso de administração da PUCPR - Campus Curitiba e Campus São José dos Pinhais, decano da PUCPR - Campus Londrina, bem como decano da Escola de Negócios - Campus Curitiba. Tem experiência na área de administração, com ênfase em gestão de instituições de educação superior. Atua ainda como consultor área de produção e operações. É professor do curso de administração - Campus Curitiba da Escola de Negócios e foi o Coordenador do Núcleo de Acreditação (Association to Advance Collegiate Schools of Business - AACSB) - Escola de Negócios da PUCPR, entre os anos de 2015 a 2023. Agente de Internacionalização da Escola de Negócios. Professor Convidado da Beijing Normal University - China e do IAE Pau-Bayonne Ecole Universitaire de Management - França. Vice President of Association of BRICS Business School (ABBS) - Brazil.
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Logística empresarial é um conceito da Administração referente à otimização
dos processos de produção. Em essência, é uma forma de gestão organizacional
com o objetivo de aumentar a eficiência do trabalho e, consequentemente, a
demanda e oferta do produto. A logística é a central operacional da empresa,
responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega. A
função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas
necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições
ideais
Os indicadores de desempenho logísticos são métricas quantitativas, utilizadas
para medir e avaliar de forma objetiva o desempenho dos processos mais
importantes na logística de uma empresa
A gestão logística da cadeia de suprimentos, aborda os fundamentos da logística
empresarial e da gestão da cadeia de suprimentos e seu papel na
competitividade da empresa. Os temas Gestão do relacionamento com os
clientes, Suprimentos e Manufatura oferecem uma reflexão sobre a cadeia de
suprimentos aprofundado sobre a logística.
O modelo World Class Logistics apresenta as competências logísticas a serem
perseguidas por organizações que buscam alcançar um desempenho logístico
equivalente ao de empresas de classe mundial
O serviço ao cliente é a assistência fornecida aos clientes antes, durante e após
uma compra. Uma organização que deseja prestar um serviço ao cliente sem
erros deve investir não apenas em produtos e serviços, mas também em
aspectos relacionados aos clientes
Os riscos das cadeias de suprimentos podem ser classificados em três categorias:
internos à empresa (processos e controle); externos à empresa, mas internos
para a cadeia (fornecimento e demanda); e externos à cadeia (eventos sócio políticos, desastres naturais, etc.)
O planejamento da cadeia de suprimentos é o processo de planejar um produto
da matéria-prima até a distribuição e as vendas com o objetivo final de
equilibrar suprimento e demanda. Basicamente, uma cadeia de suprimentos
consiste em uma rede que agrega todos os indivíduos, organizações, recursos,
atividades e tecnologias envolvidos na criação e venda de um produto, desde a
entrega de materiais de origem do fornecedor até o fabricante, incluindo sua
entrega ao usuário final.
Áreas-Chave da Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos
Carga horária: 24h
As atividades chave da cadeia de suprimentos são: padrões de serviço ao cliente;
transporte; administração de estoques; fluxo de informações e processamento
de pedidos (procedimentos de interface dos estoques com pedidos de vendas;
métodos de transmissão de informações de pedidos; regras de pedidos).