A Pós-graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência forma enfermeiros que sejam capazes de gerenciar Unidades de Emergências Pré e Intra-hospitalar e tenham competência técnico-científica para prestar assistência direta ao paciente em situação de emergência e no cuidado crítico, tanto em serviços pré-hospitalar quanto na assistência em Unidades de Terapia Intensiva.
O enfermeiro especialista em urgência e emergência tem uma função fundamental na assistência e gerenciamento de unidade pré-hospitalar e no recebimento de pacientes e familiares nas unidades de terapia intensiva ou Unidades de Emergência (pronto socorro), além de prezar pelo cuidado físico também cabe a ele oferecer empatia e garantir o bem-estar de todos os envolvidos no processo de internação.
O que se estuda em urgência e emergência?
A Especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência da PUCPR oferece temas teóricos com relação a políticas públicas, triagem, atendimento pré-hospitalar, suporte avançado de vida, acolhimento e avaliação de risco, bem como, gestão de processos de trabalho em terapia intensiva, emergências clínicas e hemodinâmicas e gerenciamento de múltiplas vítimas com protocolos específicos para casos de catástrofes.
Na parte prática, os especialistas em enfermagem de emergência e urgência são submetidos a práticas de campo e simulações realísticas.
Como se especializar em urgência e emergência?
Para se especializar em Enfermagem de Urgência e Emergência é necessário possuir um diploma de Enfermagem aprovado pelo MEC. A especialização completa conta com 17 disciplinas obrigatórias, com um total de 360 horas de curso.
**** DIFERENCIAIS DO CURSO na PUCPR ****
Professores doutores e mestres com experiência nas áreas especificas do curso
Contamos com hospital de referência no atendimento de emergência tanto clinicas como trauma (Hospital Universitário Cajuru) onde será realizado a pratica tanto no Pronto Socorro quanto na UTI.
ACLS Advanced Cardiovascular Life Support (curso oficial AHA American Heart Association) ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) é um curso oferecido pela PUCPR desde 1997, com o objetivo de capacitar profissionais da saúde para coordenar ou participar da ressuscitação de pacientes adultos em emergências cardiológicas, incluindo parada cardíaca. O curso segue as diretrizes atualizadas da AHA (American Heart Association) e visa melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes em situações de emergência. Esse curso será ofertado aos estudantes que estiverem matriculados, já incluído o material e as despesas do curso.
Um modulo internacional opcional em pareceria com universidades estrangeiras sobre atendimento de múltiplas vítimas e catástrofe.
Professores convidados da Universidade Egas Moniz de Portugal, para complementar as discussões técnicas e os modelos de políticas públicas no atendimento de emergência entre Brasil e Portugal.
Um Centro de Simulação moderno com espaço, materiais e manequins para uma melhor experiência entre teoria e pratica.
Convenio com os serviços de atendimento móvel pré-hospitalar, como SAMU e SIATE.
Aulas teórica online ao vivo, onde as aulas ficam gravadas por um tempo para que o estudante possa assistir conforme sua disponibilidade de tempo.
Uma biblioteca com acesso a artigos, livros e materiais sobre os assuntos estudados.
Público-Alvo
Público-alvo
O curso é destinado a enfermeiros interessados em se aprofundar na área de gestão de Unidades de Emergência e Unidades de Terapia Intensiva e cuidados críticos aos pacientes.
Como se especializar em urgência e emergência?
Para se especializar em Enfermagem de Urgência e Emergência é necessário possuir um diploma de Enfermagem aprovado pelo MEC. A especialização completa conta com 17 disciplinas obrigatórias, com um total de 360 horas de curso
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Nome Ubaldino da Rosa Ferreira Filho
Dados pessoais
Endereço eletrônico
E-mail para contato: ubaldino.filho@pucpr.br
Formação acadêmica/titulação
Enfermeiro, formado pela PUCPR turma 1991. Atualmente é professor assistente do curso de enfermagem na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Emergência da PUCPR e coordenador dos avaliadores de itens para o ENADE/MEC. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: emergência, enfermagem coronariana, professor convidado no curso de Pós graduação em Emergência em outras universidades. Mestre em Bioética da PUCPR. Atuou como enfermeiro assistencial no Pronto Socorro do Hospital Universitário Cajuru por 16 anos.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Desenvolver e discutir os Protolocos de atendimento no APH (Atendimento Pré Hopitalar), e vivenciar na pratica de campo como esses protocolos são apicados nas diversas situações.
Discussão sobre a prática profissional do emergencista. O aluno desenvolverá competências e habilidades por meio de resolução de casos clínicos em campo de estágio e cenário de simulação realística.
Estudar os conceitos de triagem e a Política Nacional de Humanização (PNH) com a necessidade de uma classificação de risco padronizada por meio dos protocolos de Manchester, e a importância do acolhimento para os serviços de emergência.
"Discussão das principais alterações e protocolos de atendimento da vítima de trauma específico (gestante, criança, idoso e queimados). O aluno desenvolverá conhecimentos, habilidades e atitudes para o cuidado do paciente vítima de trauma específico. Estudos dos mecanismos e protocolos do trauma músculo esquelético. O aluno desenvolverá conhecimentos, habilidades e atitudes para o cuidado do paciente vítima de trauma músculo esquelético no pré e intra-hospitalar. Discussões sobre as principais emergências clinicas e abordagem nos casos de parada cardíaca com reanimação, dor torácica e infarto do miocárdio, emergências neurológicas e psiquiátricas.
Estudo dos principais métodos de avaliação cardíaca. Estudo das principais alterações cardíacas e protocolos de atendimentos. O aluno desenvolverá conhecimentos, habilidades e atitudes para o cuidado do paciente cardíaco no pré e intra-hospitalar. Estudo dos estados de choque e dos principais métodos de monitorização e suporte hemodinâmico básico e avançado no atendimento pré e intra-hospitalar. O aluno desenvolverá conhecimentos, habilidades e atitudes para o cuidado do paciente crítico em estado de choque.
Desenvolver habilidades e entender o contexto do atendimento intra hospitalar (pronto socorro), atender vítimas de emergência no campo de atuação do enfermeiro.
GESTÃO E PROCESSO DE TRABALHO EM TERAPIA INTENSIVA
Carga horária: 24h
Discussão e reflexão sobre a prática profissional do enfermeiro em terapia intensiva. O aluno desenvolverá competências e habilidades por meio de instrumentos do processo de trabalho do enfermeiro, tais como processo de enfermagem, raciocínio clínico, acurácia diagnóstica e sistemas de classificação. Desenvolver habilidades de gestão do cuidado e gestão da unidade por meio dos critérios gerencias criados para essa finalidade.
Desenvolver habilidades e entender o contexto do atendimento em unidade de terapia intensiva (UTI), atender os pacientes internados no campo de atuação do enfermeiro.
PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO A MULTIPLAS VITIMAS EM CASOS DE CATASTROFES
Carga horária: 24h
Discutir as por meio de estudos de caso reais a abordagem técnica para organizar e atender situações de catástrofes naturais ou não naturais. O aluno desenvolverá o censo crítico para a triagem, o atendimento dentro dos protocolos do APH e do SAVE, os temas para discussão serão ética na abordagem a múltiplas vítimas, regulação de emergência, transportes, e recebimento e organização no hospital.
Desenvolver conhecimentos, habilidades para organizar projetos para o atendimento a multiplas vítimas e discutir as formas de atendimento no suporte de vida a múltiplas vítimas.
Vivenciar por meio de simulação realistica, o atendimento a multiplas vítimas, disccuções sobre como organnizar o atendimento em grandes eventos, desenvolver habilidades para organizar projetos, e discutir as formas de atendimento no suporte de vida a múltiplas vítimas.
O ACLS, é um dos cursos mais antigos na área da Saúde a ser ofertado pela PUCPR, tendo sua primeira turma em 1997. Seu objetivo, além de capacitar profissionais da saúde que coordenam ou participam da ressuscitação de pacientes é aumentar a qualidade dos cuidados aos adultos vítimas de parada cardiopulmonar, entre outras emergências cardiológicas, conforme diretriz atualizada da AHA American Heart Association.
Estudo das principais alterações ao paciente crítico, métodos de monitorização e suporte hemodinâmico básico e avançado e suporte ventilatorio. O aluno desenvolverá conhecimentos, habilidades e atitudes para o cuidado do paciente crítico e uso de drogas vasoativas, e ventilação mecânica, curativos, criteiros de avalição clinica e cuidos gerais. Desenvolver habilidades para monitorar e executar cuidados com cateteres, curativos, dietas, ventilação mecânica e monitorização multiparametrica para pacientes criticos com as alterações correspondente.