“O século XXI trouxe grandes mudanças para a humanidade de forma geral. O acesso cada vez mais amplo a diferentes culturas e modos de pensar através da internet apontou um novo horizonte para toda a população mundial. Entre crianças e adolescentes o impacto de tantas mudanças teve características favoráveis, mas desfavoráveis também. Muitas demandas de saúde mental, que antes não faziam parte do atendimento à criança e ao adolescente, passaram a ser frequentes e a desafiar o profissional que se ocupa da prevenção primária, secundária e terciária no mundo infantil. Essa especialização visa atender a necessidade de atualização constante de profissionais de saúde e educação que se atuam nesse contexto.
O acesso facilitado à internet e às redes sociais, a globalização e, mais frequentemente, a pandemia modificaram relações, necessidades e expectativas das crianças e adolescentes. Essas mudanças, por sua vez, geraram consequências para a saúde mental. Profissionais de saúde e educação precisam estar atualizados, precisam conhecer e se aprofundar em temas e conteúdos contemporâneos característicos do desenvolvimento infanto-juvenil.
O curso de Especialização em “Saúde Mental na Infância e Adolescência: Abordagens Multidisciplinares” apresenta esses temas e conteúdo de forma dinâmica, teórico-prática, com o objetivo de capacitar profissionais para a compreensão e atuação direta mais efetiva com esse público, considerando a saúde mental e sua influência nas diferentes especialidades. Esse será um curso online ao vivo, contribuindo para maior alcance dos profissionais que desejam se atualizar, mas garantindo a troca com professores especialistas.
Esse curso é formado por disciplinas compostas de aulas online ao vivo e atividades assíncronas que estão distribuídas em 2 grandes módulos. O primeiro módulo é formado por disciplinas que comtemplam os processos de avaliação e diagnóstico das diferentes características da infância e adolescência. O segundo módulo é composto por disciplinas que capacitarão o profissional a desenvolver atenção diferenciada a aspectos determinantes da saúde mental infanto-juvenil para elaborar estratégias preventivas e interventivas. Os professores de cada disciplina são profissionais reconhecidos por atuarem a bastante tempo na temática que irão ministrar. Durante o curso, o pós-graduando terá oportunidade de participar, também, de uma disciplina EAD de Ética na qual se discutirá os desafios éticos do mundo contemporâneo por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e social-cidadão.”
Público-Alvo
Profissionais graduados e que atuam direta ou indiretamente com saúde mental da criança e/ou do adolescente, como psicólogos, psiquiatras, neurologistas, pediatras, enfermeiros, educadores, psicopedagogos, entre outros.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Graziela Sapienza
Doutorado
Coordenador(a)
Ana Claudia de Azevedo Peixoto
Doutorado
Dione Maria Menz
Doutorado
Gabriela Weinert Moraes
Mestrado
Janice Strivieri Souza Moreira
Doutorado
Lilian Sacagami
Especialização
Maria Cecília Beltrame Carneiro
Mestrado
Mayara Figueiredo Nunes
Mestrado
Patrícia Alves Ribeiro Pegorer
Especialização
Patricia Guillon Ribeiro
Mestrado
Renata Farah Pereira de Castro
Especialização
Suzane Schmidlin Lohr
Doutorado
Tatiana Monteiro Palmieri Lukesic
Mestrado
Thaise Lohr Tacla
Mestrado
Vera Regina Miranda
Mestrado
Disciplinas
O que você irá aprender.