O curso de Gestão Logística & Supply Chain Management 4.0 da PUCPR é um mergulho no pensamento Lean voltado às áreas de logística e toda gestão da cadeia de suprimento. Existem diversos benefícios ligados à implementação da logística 4.0, entre eles a otimização na gestão de estoques, a digitalização dos processos, maior qualidade nos serviços prestados e, consequentemente, maior satisfação dos seus consumidores.
O curso de gestão logística da PUCPR é ministrado por profissionais que praticam intensamente as respectivas filosofias, métodos e ferramentas em suas organizações e as disciplinas dessa especialização conduzem o profissional ao desenvolvimento de competências que vão desde a gestão do fluxo de valor até a formação Lean Six Sigma.
O que é curso de Gestão de Logística?
O curso de Engenharia de Gestão Logística & Supply Chain Management 4.0 está baseado em quatro pilares:
1. Aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas de gestão, exercitando as necessidades em conhecimentos, habilidades e atitudes de um gestor moderno.
2. Aprendizado das bases da filosofia e ferramentas do Lean Manufacturing, como o mapa de fluxo de valor (value strem mapping) e os fundamentos do lean thinking.
3. Qualidade e controle de operações pela metodologia DMAIC, onde o aluno será formado Green Belt na consagrada metodologia Six Sigma.
4. Imersão em conceitos pertinentes a Engenharia Logística e Supply Chain Management 4.0 propriamente dita, como a visão de organização e controle de uma cadeia, transportes, logística interna, movimentação e armazenagem, gestão de demanda e recursos, modelagem e simulação de processos e fluxos.
Estes conteúdos habilitam o profissional a tomar decisões assertivas sobre fluxo interno e externo de materiais, equipamentos, mão de obra, armazenagem, estoques, entre outros processos e serviços ligados à Logística Operacional.
Qual o papel do gestor de logística?
O especialista em gestão de logística está apto a trabalhar em áreas de cadeias de suprimentos logísticos (Supply Chain), tanto em empresas do ramo industrial quanto de serviços. Seu perfil estratégico, especializado em redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria nos processos, é altamente valorizado no mercado competitivo em que se encontram esses segmentos.
Para o estudante que concluir o curso de pós-graduação e desenvolver o projeto hands-on, a nível green belt, será concedida uma dupla certificação, a de Pós-graduado Lato Sensu da PUCPR e a de Green Belt Lean Six Sigma reconhecido internacionalmente pela The Council for Six Sigma Certification uma das mais respeitadas organizações globais dedicadas à certificação e padronização de programas.
Para um melhor aproveitamento de nossa estrutura e expertise dos professores, as aulas e disciplinas são majoritariamente presenciais, porém, com algumas disciplinas acontecendo no formato on-line ao vivo permitindo, assim, uma experiência híbrida e mais atual ao estudante.
Público-Alvo
O curso de Gestão Logística & Supply Chain Management 4.0 da PUCPR é indicado para engenheiros, analistas, tecnólogos e outros profissionais com educação de nível superior completo em cursos reconhecidos pelo MEC atuantes na área de Logística e Suprimentos em empresas dos ramos industrial e de serviços quaisquer, que desejam ampliar suas soft skills e hard skills, desenvolver competências e habilidades profissionais ou ainda interessados em ingressar neste promissor campo de atuação.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Doutorando em TI, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-graduado em Lean Six Sigma Black Belt, Engenharia Logística e de Operações (Lean Manufacturing) e graduado em Engenharia Mecânica, PUCPR. Possuo vasta experiência no ramo educacional, tendo trabalhado como professor por mais de 11 anos em diversas instituições renomadas, como o PUCPR e UFPR. Além disso, atuei por mais de 15 anos em empresas de grande porte, como as montadoras Renault e Volvo do Brasil, sempre aplicando meus conhecimentos técnicos e pedagógicos em prol do desenvolvimento das equipes e da melhoria contínua dos processos. Possuo habilidades em gestão, liderança e comunicação, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades para aprimorar minhas competências e contribuir para o crescimento das organizações.
Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade é Administrador, com pós graduações em Gestão de Negócios e Lean, MBA em Finanças, certificado Black Belt e com formação para conselheiro de ADM . Possui experiência em processos industriais em empresas localizadas na França, Itália, EUA e China. Participou da implantação de 3 unidades fabris sendo duas no Paraná e uma em Manaus sendo Plant Manager de 2 delas. Foi Diretor de Operações da empresa Bematech S/A e atualmente é Fundador da heijunka360, easy360 e CT360. Também exerce a atividade Professor na PUC/PR onde promove o aumento de produtividade através da formação e incentivo dos níveis diretos de produção, para que estes, de forma proativa, através de uma metodologia Lean Six Sigma, desenvolvam trabalhos de melhorias. christian@easy360.ind.bt; www.easy360.ind.br; https://www.linkedin.com/in/christian-luciano-silva-heijunka
Fernando Deschamps é Engenheiro de Controle e Automação Industrial (UFSC), Administrador de Empresas (UDESC), Mestre em Engenharia Elétrica (UFSC) na área de concentração em Automação e Sistemas e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR) na área de concentração em Gestão da Produção e Logística. É professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da PUCPR, professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura (PPGEM) da UFPR, visiting fellow do Nathu Puri Institute for Engineering and Enterprise da LSBU, e bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq (DT-1D). Tem experiência na área de automação e sistemas, com ênfase nas áreas de transformação digital dos sistemas de produção, sistemas de informação industriais, avaliação de desempenho e engenharia de organizações (arquitetura, projetos e processos).
Doutora e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi estudante visitante da Warwick Business School, na Inglaterra, possui MBA em Finanças pela Estação Business School e graduação em Engenharia de Produção pela PUCPR. Tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de estratégia, qualidade, produtividade, além de experiência em processos de acreditação na área de Educação em Engenharia. Atualmente é Professora de Pós Graduação e da Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2019) na área de Gestão da Produção e Logística e Mestrado (2011) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, Especialista MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente é coordenador de Especialização no Curso de Gestão Ágil de Projetos da Escola Politécnica na PUCPR. Também atua como professor de cursos de Especialização desde 2011, ministrando disciplinas nas áreas de Gestão de Projetos, Engenharia Econômica e Gestão de Custos. Na Escola Politécnica da PUCPR é professor da Graduação para cursos de Engenharias (Produção, Computação, Mecânica, Civil, Química, Controle e Automação, Elétrica, Biomédica) ministrando as disciplinas de: Modelagem e Análise de Projetos de Investimentos, Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Gestão de Projetos, Administração e Economia. Temas de Interesse: Elaboração e Análise de Projetos de Investimentos, Engenharia de Produção, Gestão de Operações, Gestão de Projetos, Organizações sem fins lucrativos e Sistemas de Medição de Desempenho
Master Black Belt em Lean & Six Sigma e Engenheiro Eletricista. Mais de 30 anos de experiência em cargos de engenharia e gerência em empresas como Whrilpool Corporation, empresas de consultoria e WHB Fundição, onde atua como Diretor de Qualidade, além de ser professor convidado da Lean Academy PUCPR.
Engenheiro Industrial Mec â nico Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes • P ó s Graduado em Engenharia de Produ çã o / Black Belt PUC PR • Lead Assessor em Sistema da Qualidade e Sistema de Gest ã o Ambiental • Especialista em Ferramentas da Qualidade para a Industria Automotiva • 3 8 anos experi ê ncia em á reas do segmento industria l como Qualidade/Produ çã o Engenharia / Log í stica/ Meio Ambiente nas Empresas do Segmento Automotivo, Qu í mico e Petroqu í mico • Consultor em Sistemas de Gest ã o da Qualidade / Lean Six Sigma • Mestre em Teologia pela PUC PR • Professor e Orientador para cursos de Especialização da Escola Politécnica / Academia Lean PUC PR
Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2015) e North Carolina State University (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (2012), Pós-graduado em Engenharia e Gestão de Projetos (2011) e Graduado em Engenharia de Produção (2009) todos pela PUC-PR. Certifcado Black Belt em Lean Six Sigma e Instrutor Acreditado para Treinamentos em Lean Six Sigma pela International Association for Six Sigma Certification – IASSC.
Autor de capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Filipinas, China e Japão.
Trabalhou com Projetos de Gestão de Operações e Lean Six Sigma em empresas do segmento alimentício, eletrônico, madeireiro, metal-mecânico, logístico, jurídico, bancário, hospitalar, educação e cooperativas.
Professor de graduação e pós-graduação na Escola Politécnica e Escola de Negócios da PUC-PR e na Educação Executiva da Católica de Santa Catarina.
Especialista em Logística Empresarial, Bacharel em Administração de Empresas. Vivencia e conhecimento em ferramentas Lean e WCM com desenvolvimento de projetos. Atuou na área de logística da Spaipa S/A (Coca Cola) na área de Transportese Suprimentos. Na FIAT POWERTRAIN como gestor de Transporte Inbounde Outbounde na área de projetos em Metodologia Logística. Na GVT na área de Transportes em nível Nacional. Trabalhou com gestão de Transporte Nacional inbound e Outbound na empresa japonesa Sumitomo Rubber do Brasil. Atualmente trabalha em áreas de Logística e de Operações na JTEKT e como professor convidado da Lean Academy PUCPR.
Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentação da Filosofia LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Introdução ao CEP - Controle Estatístico de Processos.
MSA - Análise de Sistemas de Medição (atributos); DOE - Planejamento de Experimentos (fatorial completo); Ferramentas da qualidade, matrizes de priorização e de manutenção de resultados: brainstorming, Ishikawa, 5 porquês, GUT, CEB, SIPOC, 5W2H, etc e ferramentas para manutenção de resultados, OCAP, Indicadores , Poka-Yoke, etc.
"A evolucao dos sistemas de produção tradicionais e as origens do Pensamento enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.
Desdobramento dos planos e da estratégia da empresa para uma análise do processo de criação das metas, utilizando a técnica do gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Definição de diretriz, estabelecimento de metas (goals) e medidas (action plan). Discussão sobre as diferenças entre gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina. Identificar a importância do desdobramento das diretrizes para criação do sentimento de propriedade (ownership). Estabelecimento das relações entre clientes e fornecedores dentro do ambiente organizacional. Definição de responsabilidades e do papel de cada nível da organização na cadeia de ajuda para fomentar a solução de problemas de forma participativa. Importância da integração do empoderamento do Hoshin Kanri com as ferramentas de solução de problemas em cada nível operacional.
Gestão de cadeia Logísitica aborda conceito de Cadeia de Valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Assumir o Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender a Gestao de um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do Gestão e mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa com as cadeias envolvidas. Exercitar o mesmo conceito de mapa atual e futuro para uma cadeia de suprimentos, assim como sua simbologia específica. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.
Construção de um conhecimento em transporte e suas estratégias, viabilidades e impactos econômicos através dos seus modelos comerciais. Conhecimento do mercado de transportes em suas modalidades, diferenças entre os modais, intermodalidade e multimodalidade, redes de distribuição; aplicações e reguladores do transporte no Brasil. Formação de um senso crítico para tomada de decisões. Criação de KPIs que apoiem as decisões e o gerenciamento do transporte com busca na melhoria continua por maior eficiência e aumento do nível de serviço na prestação dos serviços de transporte sendo embarcador ou transportador aos seus clientes. Elaboração de auditorias e controle de volume e custos. Elaboração de modelos Lean, sistemas puxados baseados no Takt Time do cliente com utilização de Milk Run e Crossdocking, com escolha do modelo de equipamento, desenho de rotas, cubagem de cargas e analise de custos.
Economia Empresarial e Desenvolvimento de Fornecedores
Carga horária: 24h
A diferença entre gestão e previsão de demanda; desenvolvimento de fornecedores, analise de concorrências, componentes na demanda de serviços e bens; apresentação e aplicação de técnicas de previsão de demanda (forecast) qualitativos: estimativa de força de vendas, júri de executivos; pesquisa de mercado; método delphi e quantitativos: regressão linear, previsão ingênua, média móvel simples, média móvel ponderada, suavização exponencial, suavização exponencial ajustada a tendência e métodos sazonais; Medidas de erro de previsões; VMI (Vendor Managed Inventory) e CPFR (Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment). Introdução aos conceitos de S&OP: ciclo S&OP, entradas (previsão de demanda) e saída (MRPI e MRPII).
Estudo de métodos e técnicas de logística interna enxuta e internacional, envolvendo o conhecimento do fluxo puxado e empurrado, nivelamento de produção e dimensionamento de Kanban, utilizando métodos de movimentação interna, programação e controle de produção. Prática de técnicas de ganhos de eficiência e produtividade com menores estoques e redução de paradas de produção devido à falta de materiais. Gestão de movimentação e manuseio interno de materiais, criação do plano para cada peça, cálculo de Kanban de movimentação e de produção, programação e controle da produção, fluxo puxado e empurrado, abastecimento de linha enxuto / supermercado, trabalho padronizado para logística, estoques internos e gestão visual (alertas e regras de reação).
Conceitos da Pesquisa Operacional (Otimização); Modelos clássicos de Pesquisa Operacional; Como implementar a Otimização nos processos logísticos; Maximizar e minimizar problemas logísticos em busca da solução ótima (melhor solução dentre todas as possíveis); Como construir e estruturar um modelo matemático para apoiar às decisões em logística (variáveis, objetivo e restrições); Implementação, resolução e interpretação de soluções para problemas de otimização, utilizacao de software para otimizacao de testes de hipotéses (SOLVER®).
Controle da Cadeia Logística utilizando & Beer Game
Carga horária: 24h
Aplicação da Filosofia Lean na Logística. Conceitos chaves para implementação da logística Lean.Principais áreas a serem geridas para obter maior eficiência. Entendimento dos efeitos do Lead Time. Efeito Chicote (Bullwhip Effect. Aplicação do jogo de distribuição Beer Game para enfrentar problemas típicos de coordenação de um processo da cadeia de suprimentos. Análise e refleção dos resultados da simulação do jogo com propostas de melhoria sendo implementadas na prática para estancar os problemas.
Gestão da Cadeia de Suprimento - Supply Chain Management
Carga horária: 24h
Embalagens e sua importância para a otimização de processos. Instruções de embalagem do fornecedor e reembalagem interna. Procedimento de recebimento de materiais e transferência de propriedade; Armazenagem e Picking (layout); Dimensionamento de equipe de movimentação (cálculo nivelado x não nivelado). Tipos e dimensionamento de equipamentos de movimentação (empilhadeiras, rebocadores, pickers, etc).).. MtO (Make to Order) e MtS (Make to Stock); Custos logísticos e trade offs no sistema movimentação e armazenagem. Tecnologia da informação para movimentação e armazenagem.
Fundamentos da Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia
Carga horária: 12h
A disciplina de Fundamentos da Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia tem como objetivo abordar os fundamentos da metodologia ágil e compreender a dinâmica de trabalho ágil das organizações, promovendo entregas mais rápidas, enxutas e eficientes.
Ferramentas aplicadas a Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia
Carga horária: 12h
A disciplina de Ferramentas aplicadas a Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia abordará os assuntos de complexidade, flexibilidade, aplicação do framework Scrum e Kanban em projetos ágeis de engenharia.
Determinação das funções que devem ser exercidas pelos líderes das organizações atuais, de modo a torná-las mais produtivas e competitivas olhando para uma ótica de empresas modernas . Avaliação de diversos aspectos, tais como o cenário externo, a vantagem competitiva e o ciclo de vida das organizações, bem como os seus próprios planejamentos estratégicos e culturais. Considerando-se a complexidade do exercício da liderança em um mondo cada vez mais conectado e diverso, são analisados, também, as habilidades e traços de perfil exigidos dos líderes, além dos seus estilos de gestão, à luz da cultura organizacional. Complementarmente, é analisado o impacto da cultura organizacional nas características comportamentais dos seus colaboradores, bem como nos atributos dos seus produtos e serviços.
Definições de custos, despesas, custos fixos e variáveis, método de custeio variável, depreciação, hora-home, hora máquina, receitas e Margem de Contribuição. Custos da Qualidade e da Não Qualidade como base para estimativas e medição de investimentos e ganhos dos projetos de melhoria. Ferramentas de Análise de Investimentos (Valor, Tempo e Taxa de Retorno), bem como risco e mitigação. Custo de transporte e logísticos e analise financeira.
Conceito de logística 4.0, baseado na evoluvao da Industria 4.0 com protagonismo da hiperconectividade e das novas tecnologias da informação nos processos e formas de trabalho, condicionados pela globalização e internacionalização das empresas determinadas pela gestão logística e pela interconexão, digitalização da informação e pelo uso de aplicativos informáticos na nuvem. Analise do grau de complexidade e de informação diante dos paradigmas da logística 2.0 e 3.0, baseados mais no avanço da robotização e em uma padronização dos processos que se tornou obrigatória em virtude da expansão do comércio internacional.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.