Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola de Negócios são um testemunho de excelência e flexibilidade. Com uma característica única de entrada contínua, a cada nova disciplina há uma oportunidade para os estudantes se juntarem a essa jornada de conhecimento. Essa abordagem dinâmica permite que os alunos ingressem no programa em momentos que melhor se adequem às suas necessidades e cronogramas, garantindo um acesso contínuo à educação de alta qualidade.
Cada curso é meticulosamente estruturado, composto por um total de 15 disciplinas, cada uma oferecendo uma imersão completa em seu respectivo campo de estudo. Das nove disciplinas técnicas conduzidas presencialmente até a disciplina de Ética ministrada no formato EAD, a Escola de Negócios adota uma abordagem diversificada para garantir uma aprendizagem abrangente e de vanguarda. Além disso, as cinco disciplinas eletivas oferecem aos estudantes a liberdade de personalizar sua experiência de aprendizado, escolhendo disciplinas que ampliem suas competências existentes ou introduzam novas habilidades relevantes para suas trajetórias profissionais.
Essa abordagem educacional centrada no aluno e adaptada às demandas do mercado é um claro indicativo do compromisso da Escola de Negócios em preparar os alunos não apenas para se destacarem em suas carreiras, mas também para liderarem e inovarem em seus campos de atuação.
A pós-graduação em Gestão de Negócios: Inovação, Empreendedorismo e Nova Economia da PUCPR é um programa inovador e multidisciplinar pensado para os profissionais com espírito empreendedor que administram seu próprio negócio e/ou querem iniciar um novo projeto empresarial.
O que estuda em gestão de negócios?
O curso de gestão de negócios aborda: a gestão de empresas, criação de novas empresas, a análise de modelos de negócio, a estratégia de marketing, a inovação e as técnicas de comercialização e o lançamento de produtos. Seguindo uma abordagem prática na qual será possível analisar os resultados e otimizar o lançamento de produtos/serviços no mercado.
Público-Alvo
O curso em Gestão de Negócios: Inovação, Empreendedorismo e Nova Economia da PUCPR é voltado a executivos e gestores de instituições privadas e públicas, empresários, consultores, profissionais liberais e graduados que buscam complementar o direcionamento de sua atuação profissional.
Bem como, profissionais que desejam otimizar a gestão de carreira em organizações competitivas, que desejam incrementar competências para empreender ou assumir posições estratégicas em ambientes corporativos, ou que pretendem ampliar a visão sistêmica sobre negócios e gestão empresarial.
Profissionais que desejam iniciar ou direcionar sua carreira na área de gestão podem optar pela pós em Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Eles podem atuar como funcionários em empresas de diversos segmentos e portes ou como empresários e gestores do seu
próprio negócio.
O que faz um profissional de gestão de negócios?
O profissional de gestão de negócios deve identificar os principais desafios para a inovação na organização e conhecer o sistema de inovação e as políticas públicas relacionadas ao tema, podendo aplicá-los para promover a inovação nos processos de gestão para maior lucratividade e desenvolvimento da empresa.
Disciplinas Obrigatórias
1. Gestão Estratégica da Inovação e Empreendedorismo
2. Gestão Estratégica de Marketing
3. Planejamento, Estrutura e Operações de Venda
4. Design Thinking e Customer Centricity – Design Centrado no Usuário
5. Tecnologias da informação
6. Liderar e Inspirar
7. Franchising: estratégia de expansão
8. Growth Hacking: crescimento rápido dos negócios
9. Planejamento financeiro: da captação de recursos ao IPO
10. Ética
Disciplinas Eletivas
Os alunos da pós-graduação em Gestão de Negócios: Inovação, Empreendedorismo e Nova Economia da PUCPR devem escolher 5 matérias eletivas para completar a especialização.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Especialização em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1987); graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1986). Atualmente é coordenador de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócios PUCPR. Atuou como Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais; Foi Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócio
lucio.tracz@pucpr.br
José Maurício Mottin de Andrade
Mestrado
Engenharia Industrial Elétrica - CEFET-PR (1988) Gerência por Projetos - MBA - ISAE PR - FGV (2006) Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas – PUC PR (2021) Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas – PUC PR Profissional com sólida experiência de 33 anos no mercado Brasileiro e Internacional, trabalhando como desenvolvedor de sistemas de energia, Gerente e Diretor de Engenharia / P&D, Diretor comercial, em empresas nacionais e multinacionais, atuando em projetos de engenharia, planejamento estratégico e tecnológico. Atualmente pesquisador em Tendências Tecnológicas e Inovações, Roadmap Estratégico, Transformação Digital e a Indústria 4.0. Líder motivador de equipes multidisciplinares e cultivador das relações humanas, planejador e executor, capaz de transformar conceitos teóricos em plano de ação com olhar simultâneo no presente e no futuro.
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
A disciplina tem como objetivo fornecer aos participantes uma compreensão abrangente dos princípios e práticas de gestão que sustentam a inovação e o empreendedorismo nos negócios, capacitando-os a aplicar estratégias eficazes para impulsionar a inovação e promover o crescimento empresarial.
Liderança inspiradora é capacidade que um líder possui para inspirar as pessoas
com uma visão convincente de futuro, garantindo uma direção clara onde todos
possam trabalhar coletivamente para o alcance de um objetivo em comum.
Conceito de vendas. Funções e atividades do gerente de vendas. Planejando e
desenvolvendo a força de vendas. Perfil e habilidades do profissional de vendas.
Ética e legislação em vendas. Criando remuneração atrativa. Mercado
consumidor versus organizacional. Relatórios comerciais. A tecnologia e a
administração de vendas. Promoção de vendas. Merchandising. Compreender a
importância da atividade de vendas para a sociedade e sua integração com as
demais áreas da empresa, observando as atitudes, valores, e competências e do
gerente de vendas e da força de vendas.
Gerenciar a atividade de vendas por meio do planejamento do departamento
utilizando o desenvolvimento da força de vendas, a motivação e liderança dos
vendedores, a remuneração, a promoção de vendas e merchandising, a
implantação das técnicas de vendas, a expedição e análise de relatórios
comerciais, de forma ética e com base na legislação pertinente.
Design Thinking e Customer Centricity - Design Centrado no Usuário
Carga horária: 24h
Conhecer as bases do design mindset e as competências do design como
inerentes ao processo de inovação. Explorar as novas fronteiras entre a atividade
de design e gestão, bem como sua abordagem interdisciplinar e criativa de
entendimento e geração de soluções a situações problema. A disciplina busca
mostrar que o entendimento dessas situações pode levar ao desenvolvimento
de sistemas de produtos, serviços e novos negócios. Conceituação de Design
Centrado no Usuário (UCD); Princípios de design centrado no usuário; Processos
de Design Centrado no Usuário; Formas de envolvimento de usuários no
processo de design (informativo, consultivo, participativo); Métodos e técnicas
de design participativo , focada na aplicação em Gestão empresarial.
Tecnologia da informação é uma área de conhecimento que se dedica a
desenvolver soluções com base em recursos computacionais no intuito de
viabilizar a produção, o armazenamento, o acesso, o processamento, a
comunicação, a segurança e o uso de dados e informações. Ainda que possa ser
compreendida de várias formas, a TI é entendida como o conjunto de todas as
atividades e soluções produzidas por meio de recursos tecnológicos da
computação para realizar o armazenamento, processamento, utilização e
transmissão da informação. Vários produtos ou serviços dentro de uma
economia estão associados à tecnologia da informação, incluindo hardware de
computador, software, eletrônicos, semicondutores, internet, equipamentos de
telecomunicações e comércio eletrônico
Plano estratégico em Marketing orientado para o mercado e aplicado em
diferentes tipos de negócio. O Marketing estratégico e sua inter-relação com as
demais áreas da organização. Tomada de decisão e investimentos em Marketing
nas empresas modernas. Tendências em estratégias de Marketing. Gestão
estratégica orientada para o mercado; Processo de planejamento de marketing;
Análise de portfólio; Análise setorial: concorrentes, clientes e outros
stakeholders; Determinação de objetivos e estratégias de marketing;
Segmentação de Mercado; Posicionamento competitivo; Plano de marketing;
Decisões sobre o mix de marketing; Auditoria e Métricas de Marketing."
Franchising é uma estratégia de expansão de negócios que provou oferecer um
crescimento rápido e com riscos calculados, mas razoavelmente reduzidos. É
uma forma de expansão de marca, de canal de distribuição e de aumentar o
poder de compra junto a fornecedores
Growth hacking é uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio com
base em práticas melhores, que são construídas a partir de hipóteses e
experimentos. É uma abordagem que se concentra na rápida experimentação
por meio dos canais de marketing, características do produto e modelos de
negócios, a fim de identificar rapidamente as estratégias de crescimento mais
eficientes para uma empresa
Planejamento financeiro: da captação de recursos ao IPO
Carga horária: 24h
Planejamento financeiro é o processo de desenvolvimento de estratégias para
ajudar a empresa no aspecto financeiro para atingir os objetivos. O IPO é a sigla
para Initial Public Offering, que significa Oferta Pública Inicial. Basicamente, é
quando os donos de uma empresa vendem parte dela para os investidores. Esse
processo é público porque qualquer pessoa pode comprar as ações da
companhia na Bolsa de Valores.