Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola de Negócios são um testemunho de excelência e flexibilidade. Com uma característica única de entrada contínua, a cada nova disciplina há uma oportunidade para os estudantes se juntarem a essa jornada de conhecimento. Essa abordagem dinâmica permite que os alunos ingressem no programa em momentos que melhor se adequem às suas necessidades e cronogramas, garantindo um acesso contínuo à educação de alta qualidade.
Cada curso é meticulosamente estruturado, composto por um total de 15 disciplinas, cada uma oferecendo uma imersão completa em seu respectivo campo de estudo. Das nove disciplinas técnicas conduzidas presencialmente até a disciplina de Ética ministrada no formato EAD, a Escola de Negócios adota uma abordagem diversificada para garantir uma aprendizagem abrangente e de vanguarda. Além disso, as cinco disciplinas eletivas oferecem aos estudantes a liberdade de personalizar sua experiência de aprendizado, escolhendo disciplinas que ampliem suas competências existentes ou introduzam novas habilidades relevantes para suas trajetórias profissionais.
Essa abordagem educacional centrada no aluno e adaptada às demandas do mercado é um claro indicativo do compromisso da Escola de Negócios em preparar os alunos não apenas para se destacarem em suas carreiras, mas também para liderarem e inovarem em seus campos de atuação.
A pós-graduação em Gestão Estratégica em ESG (environmental, social and governance) da PUCPR apresenta uma proposta de formação completa e atualizada para atender à crescente demanda por profissionais especializados em questões de sustentabilidade corporativa.
O programa é estruturado para fornecer aos participantes uma visão abrangente dos principais aspectos envolvidos nas práticas ESG em ambientes corporativos, que são cada vez mais valorizadas pelo mercado.
Diante da nova realidade mundial que se projeta, investidores, colaboradores, consumidores e demais stakeholders estão cada vez mais conscientes e engajados em questões ambientais e sociais.
Nesse contexto, as empresas precisam estar preparadas para lidar com essas demandas, não
apenas para atender às expectativas das partes interessadas, mas também para gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Conheça também nosso curso de pós-graduação em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis.
Quais são os 3 pilares do ESG?
Os pilares do ESG estão diretamente ligados à sua sigla que significa environmental, social and governance, em tradução livre: ambiental, social e governança.
Ambiental
O pilar ambiental abrange aspectos como uso sustentável dos recursos naturais, economia circular, logística reversa, certificação ambiental, controle de emissão de gases de efeito estufa e redução da pegada de carbono, entre outros.
Social
O pilar social refere-se aos direitos humanos e a importância da diversidade e inclusão, saúde e segurança dos colaboradores, bem como o diálogo com as comunidades locais.
Governança
O pilar de governança, por sua vez, abrange fundamentos e princípios da governança corporativa, incluindo ética, integridade e reputação de uma empresa.
Todos eles podem ser relacionados aos compromissos com a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) num plano global para alcançar um mundo melhor para todos os povos e nações.
Público-Alvo
A pós-graduação em Gestão Estratégica em ESG (environmental, social and governance) da PUCPR é especialmente relevante para profissionais que buscam aprimorar suas habilidades, desenvolver competências e dominar novas técnicas para integrar práticas sustentáveis às estratégias corporativas, ampliando suas hard skills e soft skills nos princípios de ESG.
Esses profissionais têm um papel fundamental na atuação de práticas sustentáveis nas suas empresas e a pós-graduação oferece uma formação aprofundada em temas como governança corporativa, investimentos responsáveis, gestão ambiental e social.
Além disso, o curso em ESG é um diferencial competitivo na hora de disputar posições estratégicas em empresas de diversos setores, tornando os profissionais com essa formação cada vez mais valorizados pelo mercado.
O que faz um profissional especializado em ESG?
Um profissional com curso de ESG está capacitado para atuar em organizações que estão rumo a um futuro mais sustentável e responsável. Esse profissional deve possuir uma visão ampla e integrada das questões ESG e estar preparado para alinhar as estratégias corporativas às demandas da sociedade.
Nessa área é preciso aplicar conceitos e ferramentas de gestão em ESG, identificar riscos e
oportunidades associadas à sustentabilidade, liderar processos de mudança organizacional e desenvolver estratégias inovadoras e sustentáveis para as empresas.
Além disso, o profissional estará preparado para dialogar com diferentes stakeholders, como investidores, colaboradores, clientes e comunidade, e promover uma cultura de responsabilidade social e ambiental nas organizações.
Um profissional engajado com as questões sociais e ambientais, capaz de gerar valor para a sociedade e para a empresa de forma integrada e sustentável.
Disciplinas Obrigatórias
1. Sustentabilidade e ESG: Pilares e Práticas para Empresas e Investidores
2. Gestão integrada em ESG
3. Dimensão governança no contexto ESG
4. Dimensão social no contexto ESG
5. Dimensão ambiental no contexto ESG
6. Finanças sustentáveis em ESG
7. Marketing e Comunicação integrada em ESG
8. Gestão da Inovação em ESG
9. Estratégia Corporativa e ESG
10. Ética
Disciplinas Eletivas
Os alunos da pós-graduação em Gestão Estratégica em ESG (environmental, social and governance) da PUCPR devem escolher 5 matérias eletivas para completar a especialização
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Especialização em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1987); graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1986). Atualmente é coordenador de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócios PUCPR. Atuou como Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais; Foi Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócio
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Sustentabilidade e ESG: Pilares e Práticas para Empresas e Investidores
Carga horária: 24h
Ao final da disciplina, o participante será capaz de aplicar os princípios da
abordagem ESG em empresas e investimentos; reconhecendo a importância do
alinhando a estratégia organizacional aos pilares ambientais, sociais e de
governança, da integração dos temas ESG em processos e áreas da empresa, do
monitoramento das certificações, regulamentações relacionadas ao tema. Tudo
isso incentivando atitudes éticas e responsáveis para a promoção do
desenvolvimento sustentável.
Ao final da disciplina de Gestão Integrada em ESG, os alunos serão capazes de
aplicar as ferramentas e conceitos de análise de materialidade e gestão de riscos
em ESG, além de desenvolver habilidades na gestão da sustentabilidade na
cadeia de fornecedores, rastreabilidade e engajamento de stakeholders na
relação com os temas materiais.
Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de compreender o contexto,
fundamentos e princípios da governança corporativa, incluindo ética,
integridade e reputação. Identificar as instâncias da governança, como gestão,
comitês e conselhos, e entender os instrumentos de governança. Reconhecer o
papel dos agentes de governança na agenda positiva ESG e entender as
influências internas e externas na estrutura de governança, incluindo conflito de
agência e integração de interesses dos stakeholders.
Ao final da disciplina, os participantes serão capazes de compreender os
conceitos e fundamentos da dimensão social em ESG, bem como identificar a
relação dos direitos humanos com essa dimensão. Serão capazes de reconhecer
a importância da diversidade e inclusão, saúde e segurança dos colaboradores
e diálogo com as comunidades locais no contexto ESG. Além disso, terão
habilidade para aplicar indicadores e métricas para avaliação da performance da
dimensão social em ESG e desenvolver estratégias eficazes para lidar com os
desafios e oportunidades relacionados a essa dimensão.
Ao final da disciplina, os participantes estarão aptos a aplicar conceitos e práticas
relacionados à dimensão ambiental do contexto ESG (Environmental, Social, and
Governance). A dimensão ambiental do ESG abrange aspectos como uso
sustentável dos recursos naturais, economia circular, logística reversa,
certificação ambiental, controle de emissão de gases de efeito estufa e redução
da pegada de carbono, entre outros
Ao final da disciplina Finanças Sustentáveis em ESG, o estudante estará apto a
compreender os principais conceitos e tipos de investimentos sustentáveis, bem
como a relação entre os mercados financeiros e a sustentabilidade. Além disso,
terá compreendido as principais regulamentações e governança em finanças
sustentáveis e como os critérios ESG são integrados na análise de investimentos.
O estudante também terá adquirido conhecimento sobre os principais
indicadores de desempenho ESG, a importância dos relatórios de
sustentabilidade e as inovações financeiras sustentáveis, como green bonds e
social bonds.
Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: segmentar o mercado e
identificar públicos-alvo para o ESG, abordar o marketing ESG para diferentes
stakeholders, desenvolver estratégias de comunicação integrada para o ESG e
gerir crises reputacionais relacionadas ao ESG. Eles também serão capazes de
posicionar e criar propósito de marca vinculados ao ESG, desenvolver
identidade, imagem e reputação, entender o papel da alta gestão na cultura de
marketing ESG e alinhar o discurso à prática organizacional.
Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de compreender a evolução
dos conceitos ESG e as novas perspectivas para o capitalismo consciente, de
stakeholders, regenerativo, bioeconomia e Economia Donut, bem como a
aplicação da inovação à sustentabilidade. Além disso, os estudantes irão
aprender sobre os principais desafios e analisar cases de inovação em ESG,
desenvolvendo uma visão crítica sobre as práticas de gestão da inovação neste
contexto
Ao final da disciplina de Gestão Estratégica e ESG, os estudantes serão capazes
de integrar práticas ESG na estratégia empresarial, alinhar a empresa com os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, gerenciar resultados e impactos
ESG, e utilizar métricas e indicadores de desempenho ESG para tomar decisões
Estratégicas.