Conceito Mestrado
Conceito Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU), da Escola de Belas Artes da PUCPR, é um centro de estudos urbanos de caráter interdisciplinar. Estrategicamente localizado em Curitiba, cidade conhecida por seu papel inovador no planejamento urbano, mobilidade e meio ambiente, o PPGTU oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana, avaliados com o Conceito 6 na Capes.
Todos os anos são abertas 15 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado, para as quais o programa recebe candidatos de todo o Brasil e do exterior. O foco do PPGTU são as seguintes áreas de pesquisa: Planejamento e Projeto Urbano e Regional; Gestão e Tecnologias Ambientais; e Gestão e Políticas Públicas. Além disso, o programa também é responsável pela publicação da revista URBE, um importante periódico latino-americano sobre estudos urbanos, classificado como A1 no Qualis e indexado no Scopus e SciELO.
Objetivos
O compromisso do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR, por meio de seus docentes e discentes, é contribuir com a produção do conhecimento nos estudos urbanos e garantir pesquisas de qualidade nesse campo multidisciplinar, nacional e internacionalmente. Movido por objetivos que extrapolam sua inserção no cenário do sistema de pós-graduação brasileiro, ou seja, mais do que ser guiado por notas e avaliações dos órgãos competentes, o PPGTU tem comprometimento com o desenvolvimento da ciência latino-americana e dos países do chamado Sul global.
Dessa forma, o PPGTU tem em vista formar pesquisadores capazes de contribuir academicamente com produção original e relevante para o aprofundamento conceitual e empírico sobre a gestão e o urbano, aplicando conhecimentos contemporâneos oriundos das linhas de pesquisa que integram o programa.
Produzir e disseminar conhecimento na área da gestão urbana, nacional e internacionalmente, por meio da qualificação acadêmica de recursos humanos, de publicações científicas, da participação e realização de eventos científicos e, também, por meio da realização de debates e seminários abertos envolvendo a comunidade científica, a sociedade civil organizada e o poder público. Busca, também, formar docentes qualificados para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de gestão urbana, com especificidades de suas linhas de pesquisa.