O Curso Lean Six Sigma & Engenharia Avançada de Processos – Certificação Black Belt da PUCPR é inovador e atualizado, visando formar profissionais capazes de conduzir projetos funcionais e multifuncionais à luz da metodologia DMAIC com técnicas avançadas de engenharia de processos. Assim, o especialista pode solucionar problemas críticos e crônicos das organizações e garantir, dessa maneira, um retorno sobre o investimento muito significativo.
Para o estudante que concluir o curso de pós-graduação e desenvolver o projeto hands-on, a nível black belt, será concedida uma dupla certificação, a de Pós-graduado Lato Sensu da PUCPR e a de Black Belt Lean Six Sigma reconhecido internacionalmente pela The Council for Six Sigma Certification uma das mais respeitadas organizações globais dedicadas à certificação e padronização de programas.
O que seria o Lean Six Sigma?
O Lean Six Sigma é uma abordagem de melhoria de processos que combina os princípios do Lean Manufacturing (que se originaram da Toyota) e a metodologia Six Sigma. Essa combinação visa maximizar a eficiência, minimizar o desperdício, reduzir variações e melhorar a qualidade dos processos.
Quais os principais objetivos do Lean Six Sigma?
Os principais objetivos da metodologia Lean Six Sigma são:
● Redução de Desperdícios: o Lean Six Sigma busca identificar e eliminar atividades que não agregam valor ao produto ou serviço, reduzindo assim o desperdício de recursos.
● Melhoria Contínua: a metodologia promove uma cultura de melhoria contínua, encorajando as organizações a buscar constantemente maneiras de aprimorar seus processos.
● Controle da Qualidade: a abordagem Six Sigma visa reduzir variações nos processos, garantindo que os resultados estejam dentro de limites aceitáveis de qualidade.
● Eficiência Operacional: o Lean Six Sigma visa otimizar os processos para que as organizações possam alcançar seus objetivos de maneira mais eficiente e econômica.
Quanto ganha um black belt Lean Six Sigma?
Segundo informações do portal Glassdoor a média salarial de um especialista em Six Sigma Black Belt é de R$ 17.841 por mês nessa localidade, variando entre R$ 2.038 e R$ 25.070 dependendo da localidade, empresa e senioridade do cargo.
Por que fazer uma especialização em Lean Six Sigma & Engenharia Avançada de Processos –
Certificação Black Belt – Online Ao Vivo na PUCPR?
Na PUCPR, a Especialização em Lean Six Sigma & Engenharia Avançada de Processos – Certificação Black Belt oferece aulas ministradas por entusiastas que praticam intensamente a metodologia nas organizações, isto é, os professores são profissionais que atuam no mercado, absolutamente engajados na filosofia Lean Seis Sigma e, sobretudo, gestores de grandes Empresas Classe Mundial.
O conteúdo abrange a cultura da metodologia Lean e Six Sigma, histórico, pilares para o sucesso, estrutura de patrocinadores e especialistas, programas de implementação da metodologia nas empresas, definição e desenvolvimento de projetos com a aplicação do método DMAIC, detalhamento das etapas do DMAIC e ferramentas estatísticas combinadas com o Lean Thinking. Com o formato online e ao vivo os estudantes ampliam ainda mais seu networking e têm liberdade geográfica para estudarem, de onde quiserem.
Público-Alvo
A Pós Graduação em Lean Six Sigma & Engenharia Avançada de Processos – Certificação Black Belt da PUCPR é recomendada para engenheiros, administradores, tecnólogos, analistas, coordenadores, supervisores ou gestores de empresas de todos os setores que tenham interesse em integrar a Metodologia Lean Seis Sigma e Engenharia de Processos nas suas organizações. Bem como, profissionais com experiência em processos produtivos que buscam a Certificação Black Belt reconhecida nacional e internacionalmente para alavancar a carreira.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2015) e North Carolina State University (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (2012), Pós-graduado em Engenharia e Gestão de Projetos (2011) e Graduado em Engenharia de Produção (2009) todos pela PUC-PR. Certifcado Black Belt em Lean Six Sigma e Instrutor Acreditado para Treinamentos em Lean Six Sigma pela International Association for Six Sigma Certification – IASSC.
Autor de capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Filipinas, China e Japão.
Trabalhou com Projetos de Gestão de Operações e Lean Six Sigma em empresas do segmento alimentício, eletrônico, madeireiro, metal-mecânico, logístico, jurídico, bancário, hospitalar, educação e cooperativas.
Professor de graduação e pós-graduação na Escola Politécnica e Escola de Negócios da PUC-PR e na Educação Executiva da Católica de Santa Catarina.
rafael.wollmann@pucpr.br
Adans Pablo Carvalho
Mestrado
Doutorando em TI, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-graduado em Lean Six Sigma Black Belt, Engenharia Logística e de Operações (Lean Manufacturing) e graduado em Engenharia Mecânica, PUCPR. Possuo vasta experiência no ramo educacional, tendo trabalhado como professor por mais de 11 anos em diversas instituições renomadas, como o PUCPR e UFPR. Além disso, atuei por mais de 15 anos em empresas de grande porte, como as montadoras Renault e Volvo do Brasil, sempre aplicando meus conhecimentos técnicos e pedagógicos em prol do desenvolvimento das equipes e da melhoria contínua dos processos. Possuo habilidades em gestão, liderança e comunicação, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades para aprimorar minhas competências e contribuir para o crescimento das organizações.
➢ Doutor em Engenharia Química pela UFSC (2018) -Modelagem de processos; ➢ Mestrado em Engenharia Química (2009); ➢ Graduado em Engenharia Química pela UFRJ (1994); ➢ ➢ MBA Gestão Empresarial –UNICAMP (2008); ➢ Professor de Pós-graduação na PUC-PR nos cursos da Escola Politécnica; ➢ 30 anos de experiência em área fabril e serviços, na indústria de alimentos e agronegócio; ➢ Executivo de gestão e inovação; ➢ Autor dos livros “A Tríade da Competência. “Resiliência Ágil “e “Você um líder exponencial”.
CBPP® (Certified Business Process, profissional certificada em Gerenciamento de Processos de Negócio) pela Association of Business Process Management Profissionais (ABPMP), Membro da ABPMP, Delegada Regional da ABPMP Brasil no Estado do Paraná e Mestre em Engenharia da Produção pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC). Especialização em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Gestão da Qualidade - Six Sigma pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE), graduação em Administração de empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP) e MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Processos na Universidade Positivo (UP). Amplos conhecimentos em áreas relacionadas aos Sistemas de Gestão Integrados (SGI) de Qualidade (SGQ ISO 9001:2008), Ambiental (SGA ISO 14001:2004) e de Segurança e Saúde no Trabalho (SST ISO 45001:2018), ao Mapeamento e a Modelagem de Processos e à Gestão de Projetos, áreas nas quais possuo mais de oitocentas (800) horas de treinamento e atuo há mais de quinze (15) anos como Coordenadora, Consultora, Especialista e Instrutora/ Facilitadora, sendo que nos últimos três (03) anos atuei intensamente no mapeamento, modelagem e melhoria contínua de processos de negócio relacionados ao planejamento estratégico, planejamento de produção, produção e logística, assim como gerenciei mais de cem (100) projetos de melhoria de sistemas, dos quais participaram aproximadamente trezentas (300) pessoas e foram investidos aproximadamente R$ 4.000 milhões e, portanto, acredito que posso contribuir com a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços da organização para a qual estou enviando meu Currículo, com intuito de me candidatar em vagas disponíveis nestas áreas.
Fernando Deschamps é Engenheiro de Controle e Automação Industrial (UFSC), Administrador de Empresas (UDESC), Mestre em Engenharia Elétrica (UFSC) na área de concentração em Automação e Sistemas e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR) na área de concentração em Gestão da Produção e Logística. É professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da PUCPR, professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura (PPGEM) da UFPR, visiting fellow do Nathu Puri Institute for Engineering and Enterprise da LSBU, e bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq (DT-1D). Tem experiência na área de automação e sistemas, com ênfase nas áreas de transformação digital dos sistemas de produção, sistemas de informação industriais, avaliação de desempenho e engenharia de organizações (arquitetura, projetos e processos).
Doutora e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi estudante visitante da Warwick Business School, na Inglaterra, possui MBA em Finanças pela Estação Business School e graduação em Engenharia de Produção pela PUCPR. Tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de estratégia, qualidade, produtividade, além de experiência em processos de acreditação na área de Educação em Engenharia. Atualmente é Professora de Pós Graduação e da Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2019) na área de Gestão da Produção e Logística e Mestrado (2011) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, Especialista MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente é coordenador de Especialização no Curso de Gestão Ágil de Projetos da Escola Politécnica na PUCPR. Também atua como professor de cursos de Especialização desde 2011, ministrando disciplinas nas áreas de Gestão de Projetos, Engenharia Econômica e Gestão de Custos. Na Escola Politécnica da PUCPR é professor da Graduação para cursos de Engenharias (Produção, Computação, Mecânica, Civil, Química, Controle e Automação, Elétrica, Biomédica) ministrando as disciplinas de: Modelagem e Análise de Projetos de Investimentos, Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Gestão de Projetos, Administração e Economia. Temas de Interesse: Elaboração e Análise de Projetos de Investimentos, Engenharia de Produção, Gestão de Operações, Gestão de Projetos, Organizações sem fins lucrativos e Sistemas de Medição de Desempenho
Especialista em Lean Manufaturing, pós-graduado em Qualidade e Produtividade, Graduado em Administração e Técnico Industrial. 30 anos de experiência na área industrial, trabalhou como Gerente de Produção, qualidade e processos na Hettich do Brasil, American Glass, Faurecia e atualmente atua como Gerente de Produção e Processos Industriais na Witzenmann e professor convidado nos cursos da Lean Academy PUCPR.
Engenheiro Industrial Mec â nico Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes • P ó s Graduado em Engenharia de Produ çã o / Black Belt PUC PR • Lead Assessor em Sistema da Qualidade e Sistema de Gest ã o Ambiental • Especialista em Ferramentas da Qualidade para a Industria Automotiva • 3 8 anos experi ê ncia em á reas do segmento industria l como Qualidade/Produ çã o Engenharia / Log í stica/ Meio Ambiente nas Empresas do Segmento Automotivo, Qu í mico e Petroqu í mico • Consultor em Sistemas de Gest ã o da Qualidade / Lean Six Sigma • Mestre em Teologia pela PUC PR • Professor e Orientador para cursos de Especialização da Escola Politécnica / Academia Lean PUC PR
Cartas de controle para variáveis (XR, XS) e atributos (p, np); Capacidade de Processos; Testes de Normalidade e transformações para dados não normais; Cartas de controle para dados não normais.
Engenharia de Processos - Técnicas e Ferramentas Lean
Carga horária: 24h
A disciplina é dividida em duas grades partes. A primeira trata da criação do fluxo contínuo, onde são estudados o fluxo interno, layout e máquinas que fazem parte do processo produtivo. Neste se estudam ferramentas para análise de disposição de recursos, diagrama de spaghetti, tipos de layout. Em seguida trata-se da identificação das atividades dos operadores, onde se trabalha o conceito de trabalho padronizado e distribuição de tarefas. Neste, formulários padrão são apresentados e a sua utilização nos processos analisadas confrontando a documentação do processo com a sua realidade. Na sequência, interpreta-se a demanda do cliente traduzindo-a no fluxo contínuo. O resultado desta etapa é um novo processo otimizado, onde materiais e operadores fluem pelo processo sem desperdícios. A segunda grande etapa foca em movimentar materiais de seu ponto de armazenagem para esta nova realidade de processo criado, ou seja, fluxo interno de materiais. Neta etapa, estuda-se o plano para cada peça (PPCP ou PFEP), onde deixa-se claro a classificação dos itens em utilização na organização, assim como seu melhor meio de fluxo de abastecimento. Ainda será visto o processo de criação e manutenção de supermercados, incluindo o cálculo de kanbans (formação e manutenção de estoques enxutos) seguindo a filosofia do Just In Time. Finalizando, analisa-se o processo de atendimento dos níveis propostos nos estudos e seus planos de implementação e gerenciamento de informações.
Conceitos e definições da metodologia DMADV (Define, Measure, Analyze, Design e Verify) para desenvolvimento do Projeto Black Belt. A disciplina proporciona ao aluno entender o processo de criação de novos produtos/processos, sob a ótica e os conceitos fundamentais do Six Sigma. Além disso, introduz no escopo do Six Sigma, estratégias que propiciam ao aluno entender os conceitos básicos de Inovação e de que forma pode ser implementada com sucesso. Também enfatiza o desdobramento da função Qualidade para o desenvolvimento de novos produtos e processos, utilizando também tecnologias de apoio. Considerando que a Inovação é parte importante desta disciplina, também focamos em boas práticas de gestão para capturar a voz do consumidor e transformar esta importante ferramenta em produtos e serviços de qualidade.
A disciplina é dividida em quatro etapas: filosofia e conceitos do BPM, técnicas e ferramentas de BPM, casos de aplicação das ferramentas e um fechamento com a indicação de caminhos para um maior aprofundamento no tema. Na primeira parte é realizada uma pequena revisão histórica que leva à necessidade do surgimento da gestão por processos; conceitos de gestão por processos versus a gestão de processos de negócio; o conceito de sincronismo organizacional e a convergência para o pensamento Lean. Na segunda parte são apresentadas técnicas de gestão de processos de negócio como: a priorização dos processos que mais alavancam o conjunto de diretrizes estratégicas da empresa; o mapeamento do processo escolhido; o levantamento de rupturas; o redesenho do processo; a definição e o posicionamento dos medidores para o novo processo; e o padrão técnico de trabalho a ser executado nas principais atividades do novo processo. Na terceira parte são apresentados cases que mostram alguns resultados reais da aplicação das técnicas acima descritas e na última parte é apresentado algumas associações profissionais, ferramentas de informática, certificações e bibliografia para maior aprofundamento no tema.
Fundamentos da Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia
Carga horária: 12h
A disciplina de Fundamentos da Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia tem como objetivo abordar os fundamentos da metodologia ágil e compreender a dinâmica de trabalho ágil das organizações, promovendo entregas mais rápidas, enxutas e eficientes.
Ferramentas aplicadas a Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia
Carga horária: 12h
A disciplina de Ferramentas aplicadas a Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia abordará os assuntos de complexidade, flexibilidade, aplicação do framework Scrum e Kanban em projetos ágeis de engenharia.
Portfólio de Projetos Lean Six Sigma - Seleção e Priorização
Carga horária: 24h
Definição de Champion, Sponsor e Times de Projeto. Regras e Responsabilidades. Tipos de Projetos de Melhoria. Exemplo de Projeto Completo. Seleção de Projetos e Priorização. Gate Reviews.
Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentação da Filosofia LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Introdução ao CEP - Controle Estatístico de Processos.
MSA - Análise de Sistemas de Medição (atributos); DOE - Planejamento de Experimentos (fatorial completo); Ferramentas da qualidade, matrizes de priorização e de manutenção de resultados: brainstorming, Ishikawa, 5 porquês, GUT, CEB, SIPOC, 5W2H, etc e ferramentas para manutenção de resultados, OCAP, Indicadores , Poka-Yoke, etc.
"A evolucao dos sistemas de produção tradicionais e as origens do Pensamento enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.
Conceito de Cadeia de Valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Assumir o Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Exercitar o mesmo conceito de mapa atual e futuro para uma cadeia de suprimentos, assim como sua simbologia específica. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.
Desdobramento dos planos e da estratégia da empresa para uma análise do processo de criação das metas, utilizando a técnica do gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Definição de diretriz, estabelecimento de metas (goals) e medidas (action plan). Discussão sobre as diferenças entre gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina. Identificar a importância do desdobramento das diretrizes para criação do sentimento de propriedade (ownership). Estabelecimento das relações entre clientes e fornecedores dentro do ambiente organizacional. Definição de responsabilidades e do papel de cada nível da organização na cadeia de ajuda para fomentar a solução de problemas de forma participativa. Importância da integração do empoderamento do Hoshin Kanri com as ferramentas de solução de problemas em cada nível operacional.
Definições de custos, despesas, custos fixos e variáveis, método de custeio variável, depreciação, hora-home, hora máquina, receitas e Margem de Contribuição. Custos da Qualidade e da Não Qualidade como base para estimativas e medição de investimentos e ganhos dos projetos de melhoria. Ferramentas de Análise de Investimentos (Valor, Tempo e Taxa de Retorno), bem como risco e mitigação.
Determinação das funções que devem ser exercidas pelos líderes das organizações atuais, de modo a torná-las mais produtivas e competitivas olhando para uma ótica de empresas modernas . Avaliação de diversos aspectos, tais como o cenário externo, a vantagem competitiva e o ciclo de vida das organizações, bem como os seus próprios planejamentos estratégicos e culturais. Considerando-se a complexidade do exercício da liderança em um mondo cada vez mais conectado e diverso, são analisados, também, as habilidades e traços de perfil exigidos dos líderes, além dos seus estilos de gestão, à luz da cultura organizacional. Complementarmente, é analisado o impacto da cultura organizacional nas características comportamentais dos seus colaboradores, bem como nos atributos dos seus produtos e serviços.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.