A Pós-Graduação em Logística Empresarial da PUPCR forma profissionais capazes de interpretar as demandas dos sistemas logísticos das organizações, perceber problemas estratégicos e encontrar soluções sustentáveis para a melhoria destes processos, aprimorando as competências gerenciais e operacionais dos estudantes.
Por que fazer Logística Empresarial na PUCPR?
A pós-graduação em Logística Empresarial da PUCPR foi desenvolvida para preparar, atualizar e qualificar profissionais envolvidos com fluxo de materiais e sistemas de transporte e de armazenamento de produtos de forma econômica e segura. Além disso, o curso visa munir o profissional de competências gerenciais estratégicas no tocante a gestão de custos, estoques e aspectos financeiros do cenário empresarial internacional.
As disciplinas desenvolvem a capacidade de análise crítica e a criatividade para solucionar questões logísticas, para que os profissionais conheçam o mecanismo de gestão de produção, incluindo previsão de demanda e gerenciamento de estoques, compreendam os fluxos atinentes a custos, considerando as operações cambiais financeiras internacionais.
Dessa forma, ao final do curso, os especialistas estarão aptos a articular sistemas digitais de relatórios gerenciais, indicadores e outros recursos que garantem a tomada de decisão assertiva.
A pós-graduação lato sensu on-line da PUCPR é uma formação a distância, cujo foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. Composta por 15 disciplinas de 24 horas cada (14 disciplinas técnicas e mais a disciplina de Ética), a metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte on-line do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade (polo de Curitiba) em eventos presenciais.
Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 3 semanas, durante as quais são realizadas atividades de avaliação semanal, equivalentes a aproximadamente 33% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.
Na Sala Virtual você encontra:
a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e somativas e o cronograma;
b) Acesso à biblioteca virtual;
c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 15 minutos);
d) Comentários do professor;
e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.
Recomenda-se que o aluno dedique de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.
Após a realização e aprovação das 15 disciplinas o estudante recebe o certificado de pós-graduado lato sensu.
Público-Alvo
O curso de Logística Empresarial da PUCPR é destinado a profissionais que já atuam na gestão de setores logísticos e querem se atualizar, bem como para profissionais que buscam desenvolver e aprofundar conhecimentos nesta área para ocupar posições de liderança em organizações públicas ou privadas.
Mercado de atuação
O profissional pós-graduado em Logística Empresarial pela PUCPR será capaz de perceber a área de forma ampla no contexto específico de cada organização, gerenciar os sistemas logísticos de suprimentos, movimentação e distribuição, zelando pela qualidade, segurança, ética e sustentabilidade dos negócios.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.
Atuou como: Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais e Curitiba; Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial na Escola de Negócios PUCPR (Curitiba). Atuou como professor nos cursos de graduação em: Administração; Ciências Contábeis (presencial e EAD); Economia, Marketing, Educação Física.
Desde 2016 em equipe estruturou e coordena os cursos de pós-graduação online na PUCPR. A partir de 2023 responsável pelos cursos pós flex na PUCPR. Professor dos cursos de pós-graduação nas disciplinas na área de negócios (finanças, custos, orçamentos) e metodologia.
lucio.tracz@pucpr.br
Everaldo Antonio Rutana Pereira
Mestrado
Everaldo Antonio Rutana Pereira, graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Bom Jesus - FAE, tendo concluído em 1999, Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, concluso em 2008. Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Graduação em Ciências Contábeis e nos cursos de Especialização em Administração, Gestão Tributária, Gestão de Custos e Preços , Controladoria e MDA Industria oferecido pela FIEP. Possui também cargo de Diretor de Controladoria, em uma grande empresa representante da Marca Randon na fabricação de Implementos Rodoviários, tendo grande experiência nas áreas de Administração e Contabilidade , especialmente nas áreas Financeira e de Gestão de Custos.
everaldo.pereira@pucpr.br
Fernanda Frankenberger Silva
Doutorado
Doutora em Administração pela PUCPR (2021) com doutorado sanduíche em 2019 na HAW-Hamburg - bolsista DAAD. Professora do Mestrado em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas (PPGCOOP) da PUCPR. Possui publicações na área de sustentabilidade. Tem experiência prática de 17 anos em logística sendo áreas foco logística internacional, custos logísticos e projetos logísticos. Destes 17 anos, 3 foram na Alemanha, onde atuou com planejamento de produtos oriundos da Índia, EUA, Brasil e venda para clientes da Europa.
fernanda.fsilva@pucpr.br
Janaina Camile Pasqual Lofhagen
Doutorado
janaina.lofhagen@pucpr.br
Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha Amarante
Doutorado
Doutora em Administração pela PUC PR (2020), linha de pesquisa Estratégia em Organizações. Mestre em Administração pela PUC PR (2016), linha de pesquisa Sustentabilidade nas Organizações. Especialista em Administração e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Paraná. Bacharel em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná. Docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, nas modalidades Presencial, Semipresencial e EAD, especialmente nas áreas de Gestão Estratégica Organizacional, Governança Corporativa, Compliance, Logística Empresarial, Finanças, Contabilidade, Controladoria e Metodologia de Pesquisa. Membro do Corpo Editorial da Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo - Relise. Professora conteudista e avaliadora de Periódicos e Congressos de expressão nacional. Autora de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Autora de livros acadêmicos nas áreas de gestão e de contabilidade, além de capítulos de livros (nacional e internacional). Atuou como consultora em implementação de programas de qualidade, normatização e mapeamento de processos. Ademais, possui experiência profissional corporativa há mais de 15 anos, percorrendo as áreas de Administração, Controladoria, Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Sustentabilidade Empresarial, Gestão da Qualidade, Gestão de Processos, Gestão de Terceiros, Relações Institucionais, membro de comitês estratégicos organizacionais e assessoria direta à Diretoria Administrativa e Financeira.
janaina.amarante@pucpr.br
Liliam Maria Born
Doutorado
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação Plena em Química e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980); especialização em Didática do Ensino Superior pela PUCPR (1994) e em Currículo e Prática Educativa pela PUCRJ (1998) e Mestrado Em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com tema relacionado à Educação Ambiental e o pensamento complexo de Edgar Morin com apoio em Enrique Leff e nos apelos de Papa Francisco contidos na Carta Encíclica Laudato Si'. Fez doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa. Membro do Grupo de Pesquisa PEFOP - Paradigmas Educacionais e Formação de professores (PUCPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação (UFPR). Certificada pela PUCRJ em Gestão Estratégica em Sustentabilidade. Atua como professora adjunto II - Centro Universitário Santa Cruz (UNISANTACRUZ). Atua como professora da POSONLINE da PUCPR, no curso de Gestão e Docência. Desenvolveu atividade de Professora na Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) assim como webtutoria. Atua na produção de materiais didáticos para a Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, complexidade, currículo de ciências,educação ambiental, projetos interdisciplinares, transdisciplinaridade, paradigmas da educação, pesquisa e metodologia científica. Atua como consultora em ESG com ênfase no socioambiental.
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
A disciplina apresenta os conceitos e princípios da Economia Circular, instigando o estudante a questionar o modelo econômico vigente: o linear. Dessa forma, o estudante é estimulado a repensar o consumo e a propor novas formas e modelos de negócio alinhados com os princípios do Desenvolvimento Sustentável. De modo a auxiliar na tomada de decisão, a disciplina apresenta a abordagem do ACV Avaliação do Ciclo de Vida.
A disciplina apresenta metodologias ágeis explorando conceitos aplicáveis para obtenção de resultados que agreguem real valor aos clientes e organizações. A disciplina proporcionará ao estudante conhecimento para avaliar os melhores modelos aplicáveis à sua própria organização ou gestão de projetos.
A disciplina de Planejamento Estratégico traz conteúdo teórico e exemplos práticos para que este profissional possa conhecer e aplicar metodologias e ferramentas inovadoras e assim contribuir com o desempenho dos gestores na elaboração e acompanhamento da estratégia organizacional,
Para atender as demandas do mercado atual, os profissionais precisam disponibilizar para os seus gestores o rápido acesso a informações, dados atuais e projeções de cenários para que a tomada de decisões seja assertiva e ágil.
O estudante será preparado a perceber todos os fatores que podem interferir e interagir na definição e gestão da estratégia de uma empresa, terá noções de gestão interna de marca e inovação e aprenderá quais ferramentas e atitudes deve empregar para ajudar os gestores a reagirem com direção e velocidade adequadas.
A disciplina de Lean Manufacturing, possibilita o estudante compreender, com base na filosofia `Lean Thinking`, de uma forma diferente, clara e simples os processos, a agregação de valor, desperdícios, indicadores e as competências requeridas no processo, buscando a melhoria contínua, maior eficiência organizacional e processual frente aos desafios da gestão hospitalar.
Gestão de Suprimentos, Compras e Armazenagem é uma disciplina que se inclina para o desenvolvimento do estudante no que concerne à capacidade de avaliar estrategicamente a gestão adequada de todos os elos de suprimentos da cadeia logística.
Esta disciplina foi estruturada com base em experiências mercadológicas, conhecimento acadêmico e os principais materiais que norteiam o tema na atualidade. Pretende-se realizar a relação dos aspectos conceituais e teóricos com a aplicabilidade prática no ambiente empresarial.
Abordar o uso das ferramentas e tendências do Marketing Digital e E-commerce e desenvolver no aluno a capacidade para elaborar estratégias e práticas para as novas mídias.
No módulo de Gestão da Qualidade em Logística você irá inicialmente, compreender a importância da Qualidade para a área de Logística. Após este entendimento, você conhecerá a respeito do conceito de Controle de Qualidade, seus métodos e suas ferramentas. Na sequência, conhecerá o Total Quality Management (TQM) na cadeia de suprimentos. Você estudará as ferramentas da qualidade para gerenciamento de riscos e entenderá quais são os requisitos/impactos de qualidade da norma ISO-9001:2015 e como isso pode ser aplicado aos processos logísticos. Por fim, você terá a oportunidade de colocar todos esses conceitos em prática, aplicando os conhecimentos adquiridos em uma situação real.
A esfera corporativa mudou, o mundo mudou! Vivemos a era moderna da gestão em uma configuração conectada, dinâmica, contudo com alta volatilidade, sem permissão para amadorismos ou ações desestruturadas. As empresas modernas que se preocupam com um processo de gestão logística bem sedimentado, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua perenidade no mercado.
Há alguns poucos anos, mais precisamente na década de 90, a variação da entrega de um produto extraído do estoque de um depósito consistia entre 15 a 30 dias. A evolução ao longo dos anos, com destaque ao que podemos constatar contemporaneamente, a era digital, da informação e da conectividade de negócios, impulsiona a uma nova ordem logística em que preço, prazo e qualidade devem atuar de forma integrada, em um formato ótimo.
Ademais, com o desaparecimento das fronteiras geográficas e o crescimento demográfico, as empresas passaram a enfrentar sérias exigências, refletindo no amplo e necessário desenvolvimento de estratégias e soluções para este mercado global, ademais os profissionais de logística passaram a ser desafiados continuamente por inúmeros fatores atrelados à atividade.
Logo, o enfoque da disciplina é compreender a complexidade de um processo de distribuição, com propostas de soluções para a efetiva gestão dos fluxos informacionais e físicos de bens, materiais e até mesmo de pessoas. A gestão do transporte de carga é uma das principais preocupações das empresas, por sua importância operacional e pelo peso nos custos logísticos. A gestão de tempo e lugar são essenciais neste processo, contudo potenciais modais e os gargalos logísticos também devem ser muito bem trabalhados.
Ao concentrarmos um conteúdo rico e efetivamente aplicável em 05 semanas, foram selecionadas abordagens que implicam na prática da Gestão da Distribuição e do Transporte. Para tanto, o estudante primeiramente precisará compreender as conceituações basilares de distribuição de bens de consumo. Abordagens relativas ao Transporte I e Transporte II são apresentadas na sequência, bem como todo o conteúdo relacionado à estratégia de transporte, economia no setor de transporte - Preços FOB, CIF e descontos para coleta e tipos de roteirizadores (TEA).
Esta disciplina irá abordar o efeito que a gestão da cadeia de suprimentos (fornecedores e estoques) exerce sobre a tesouraria da empresa, proporcionando ao aluno uma visão integrada entre as áreas logística e financeira da organização, além de analisar o custo da organização e, em especial, o custo dos materiais adquiridos. Nesse contexto, o enfoque será dado quanto aos impactos das políticas de estoque e de pagamento a fornecedores sobre o ciclo de caixa empresarial e a necessidade de investimento em capital de giro, visto que tais efeitos são temas de contínuos debates entre as áreas acima mencionadas. A partir desses aspectos, o objetivo esperado é que o estudante possa analisar com mais cuidado os impactos financeiros oriundos de decisões inerentes à cadeia de suprimentos, assim como a análise do custo inerente à área de logística das organizações.
O objetivo da disciplina é apresentar diversos temas conceituais e práticos acerca da Logística e da Cadeia de Suprimentos, de forma que o estudante tenha a competência para analisar situações e propor ações na organização.
A disciplina de Supply Chain busca por meio de uma visão processual (on going system) e humana, compreender e enxergar o planejamento estratégico e operacional no fluxo de informação e de materiais dentro da organização prevendo cenários (visionarity) e reagindo (resilience) aos desperdícios e desafios identificados.
A disciplina concentra-se na evolução da logística considerando a globalização e a transformação digital gerada pela Quarta Revolução Industrial, permeando as novas mudanças nos processos logísticos proporcionadas pelos recursos tecnológicos, com destaque para produtividade, velocidade, eficiência, disponibilidade de grandes volumes de informações, redução de custos, aumento da lucratividade e praticidade.
Compreender a logística internacional no contexto das operações globais empresariais, com o objetivo de planejamento das operações e processos internacionais.
Propor melhorias no gerenciamento logístico utilizando metodologias, sistemas, indicadores, auditorias e relatórios que agregam valor para a organização, observando preceitos de sustentabilidade e eficácia.