O curso MBA Gestão de Negócios, Estratégia Organizacional e Liderança Positiva conta com uma abordagem multidisciplinar focada na formação de profissionais que buscam aplicar nas empresas onde trabalham a ampliação de ideias, ferramentas, estratégias, metodologias inovadoras, reinventando processos com a estimulação de atividades que possam trazer vantagem competitiva tanto nas tarefas simples como em trabalhos complexos.
A pós-graduação lato sensu on-line da PUCPR é uma formação 100% a distância, cujo foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. Composta por 15 disciplinas de 24 horas cada (14 disciplinas técnicas e mais a disciplina de Ética), a metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte on-line do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade.
Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 3 semanas, durante as quais são realizadas atividades de avaliação semanal, equivalentes a aproximadamente 33,33% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.
Na Sala Virtual você encontra:
a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e somativas e o cronograma;
b) Acesso à biblioteca virtual;
c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 15 minutos);
d) Comentários do professor;
e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.
Recomenda-se que o aluno dedique de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.
Após a realização e aprovação das 15 disciplinas o estudante recebe o certificado de pós-graduado lato sensu.
Público-Alvo
O curso MBA Gestão de Negócios, Estratégia Organizacional e Liderança Positiva foi estruturado para profissionais dos mais diversos campos de atuação, executivos, empreendedores, gestores, pessoas que atuam ou pretendem atuar na gestão de negócios, profissionais que atuam na elaboração de estratégias na organização e em posições de liderança. Profissionais que desejam atuar como agentes da inovação, com a identificação de oportunidades, e viabilizar projetos dentro de suas organizações.
PROFESSORES INSPIRADORES:
http://lattes.cnpq.br/5956558162871594 Adriana Siliprandi Captação de recursos e aspectos legais
http://lattes.cnpq.br/3219708758916815 Janaina Camile Pasqual Lofhagen ESG: Environmental, social and Governance
http://lattes.cnpq.br/0518124193479895 Ana Paula Guzela Bertolin de Luca Empreendedorismo de Inovação
http://lattes.cnpq.br/8938237441502910 Rodrigo Trindade Economia Circula
http://lattes.cnpq.br/9711962744007412 Célia Regina Dias Von Linsingen Startups
http://lattes.cnpq.br/7179521268709996 Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha Amarante Gestão Financeira
http://lattes.cnpq.br/0704265082223986 Eduardo Fernando Piran Comércio Exterior
http://lattes.cnpq.br/6738810783184631 Stephanie Kalynka Rocha Silveira Contabilidade para empreendedores
http://lattes.cnpq.br/0975990352812190 Schirlei Mari Freder Sociocracia como método de governança colaborativa
http://lattes.cnpq.br/0104818848520223 Rosane Bonessi Dias Liderança positiva e skills para uma gestão inovadora
http://lattes.cnpq.br/6547910098220243 Renata Alves Mourão Metodologias ágeis
http://lattes.cnpq.br/9711962744007412 Célia Regina Dias Von Linsingen Planejamento Estratégico
http://lattes.cnpq.br/9711962744007412 Célia Regina Dias Von Linsingen Gestão de Marketing
https://lattes.cnpq.br/0697104883100144 Luiz Gustavo Gottschild Formigoni Gestão de suprimentos, compras e armazenagem
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Especialização em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1987); graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1986). Atualmente é coordenador de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócios PUCPR. Atuou como Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais; Foi Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócio
lucio.tracz@pucpr.br
Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha Amarante
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
A disciplina apresenta os conceitos e princípios da Economia Circular, instigando o estudante a questionar o modelo econômico vigente: o linear. Dessa forma, o estudante é estimulado a repensar o consumo e a propor novas formas e modelos de negócio alinhados com os princípios do Desenvolvimento Sustentável. De modo a auxiliar na tomada de decisão, a disciplina apresenta a abordagem do ACV Avaliação do Ciclo de Vida.
Sociocracia como método de governança colaborativa
Carga horária: 24h
A sociocracia é uma tecnologia social em que o sistema de gestão se baseia na decisão coletiva e auto-organização. Nessa disciplina serão abordados os conceitos históricos até a Sociocracia 3.0 (S3). Trata-se de uma abordagem da governança colaborativa que tratará os conceitos da cultura organizacional e tomada de decisão em grupo. Trata-se de um método ágil, integrativo e participativo que pode ser aplicado em equipe, empesas de diferentes portes (públicas e privadas), ONG´s, bem como ecossistemas inteiros.
Liderança positiva e skills para uma gestão inovadora
Carga horária: 24h
A Liderança Positiva é um conjunto de estratégias e ferramentas que possibilitam as lideranças criarem ambientes positivos no trabalho, aproveitando os pontos fortes de cada integrante de uma equipe, ao invés de concentrar-se sobre os pontos fracos. Trata-se de uma abordagem que permite desenvolver relações de apoio mútuo em todos os níveis da organização, de modo a criar um senso profundo de propósito compartilhado. O desafio do líder é ajudar a criar o novo e mobilizar as pessoas para a realização das mudanças necessárias. Um conjunto de soft skills para a inovação serão abordadas na disciplina, de modo a estimular o desenvolvimento de pessoas resilientes, confiantes e otimistas, que irão superar àquelas medrosas e pessimistas, com dificuldade de inovar.
A disciplina apresenta metodologias ágeis explorando conceitos aplicáveis para obtenção de resultados que agreguem real valor aos clientes e organizações. A disciplina proporcionará ao estudante conhecimento para avaliar os melhores modelos aplicáveis à sua própria organização ou gestão de projetos.
A disciplina de Planejamento Estratégico traz conteúdo teórico e exemplos práticos para que este profissional possa conhecer e aplicar metodologias e ferramentas inovadoras e assim contribuir com o desempenho dos gestores na elaboração e acompanhamento da estratégia organizacional,
Para atender as demandas do mercado atual, os profissionais precisam disponibilizar para os seus gestores o rápido acesso a informações, dados atuais e projeções de cenários para que a tomada de decisões seja assertiva e ágil.
O estudante será preparado a perceber todos os fatores que podem interferir e interagir na definição e gestão da estratégia de uma empresa, terá noções de gestão interna de marca e inovação e aprenderá quais ferramentas e atitudes deve empregar para ajudar os gestores a reagirem com direção e velocidade adequadas.
A disciplina busca compreender, explorar e contextualizar conceitos, ferramentas e práticas de marketing, imprescindíveis no ambiente de gestão de uma empresa, notadamente àquela voltada para a inovação.
Fundamentos Do Comportamento Organizacional;
As Dimensões Do Organizacional: Multigeracionalidade, Clima E Cultura Organizacional;
O Ambiente Corporativo Na Atualidade: Macro Contextos E Estratégias De Sobrevivência, Crescimento E Desenvolvimento Nos Negócios;
Revisitando O ManagementS New Role: Peter Drucker/ O Novo Papel Da Administração, Hbr;
Ecopedagogia Empresarial: The Sustainable Development Timeline;
A Gestão Do Conhecimento Que Não Depende De Softwares (Sbgc);
O Mundo Esg: Quem São As Empresas Líderes;
Desenvolvendo Um Framework Corporativo Para O Esg.
Gestão de Suprimentos, Compras e Armazenagem é uma disciplina que se inclina para o desenvolvimento do estudante no que concerne à capacidade de avaliar estrategicamente a gestão adequada de todos os elos de suprimentos da cadeia logística.
Esta disciplina foi estruturada com base em experiências mercadológicas, conhecimento acadêmico e os principais materiais que norteiam o tema na atualidade. Pretende-se realizar a relação dos aspectos conceituais e teóricos com a aplicabilidade prática no ambiente empresarial.
Disciplina inclinada para as múltiplas formas de captação de recursos e a ampliação dos negócios, com foco em inovação e expansão empresarial. A estrutura desta disciplina foi pensada sob uma perspectiva prática de mercado, trazendo as principais formas de captação de recursos disponíveis no mercado.
Empreender no cenário atual é um grande desafio para quem almeja o próprio negócio em um mercado competitivo. Para alcançar o sucesso em empreender, o negócio deve apresentar algo inovador, que diferencie do que já é oferecido, e atenda com qualidade uma demanda da sociedade. Um bom planejamento para dar origem a um novo negócio de sucesso, deve-se unir a habilidade de observar um problema e de encontrar soluções que possam ser vendidas para o mercado com resultados positivos. É necessário atenção ao crescimento do negócio por meio de novos caminhos, o que se alcança por meio da inovação.
A área de finanças possui papel fundamental na gestão empresarial, pois participa da definição da estratégia do negócio, no controle gerencial e dos desafios de crescimento. Esta disciplina abordará os conceitos básicos, métodos e técnicas relativos ao planejamento financeiro.
O estudante que quer se destacar no mercado, deve possuir competências e habilidades para alinhar as estratégias empresarias para fazer com que a organização cresça tanto a nível econômico, quanto social e ambiental. Nesta disciplina o foco será o ESG e você entenderá a necessidade de aplicar estratégias para obter novas oportunidades para a empresa, assumindo um compromisso ambiental e social, sem deixar de se desenvolver economicamente. Fará parte do conteúdo o conhecimento sobre a gestão das emissões de gases de efeito estufa, consumo de recursos naturais como água, energia, produção e descarte adequados de resíduos, entre outros. Entender a existência de diversidade de funcionários e em campanhas externas, segurança no trabalho, relacionamento com colaboradores e valores da companhia, e compreender a necessidade de possuir políticas e práticas da companhia e controladas, diversidade nos conselhos, ética e práticas anticorrupção.
Disciplina inclinada para o empreendedorismo moderno e respectivo funcionamento de startups e aceleração de negócios inovadores . A disciplina propõe oferecer um referencial conceitual e ferramental direcionado para a compreensão do empreendedorismo, cultura de inovação e criação de empresas de base tecnológica.
Compreender o comércio exterior no contexto das operações de negociação internacional, exportação e importação, com o objetivo de planejamento de projetos internacionais.
Os desafios de empreender se mostram cada vez mais intensos e agressivos atualmente. Estar preparado para o dinamismo mercadológico e atender às expectativas e anseios dos clientes de forma inovadora e ao mesmo tempo não ser sucumbido pelas estratégias concorrenciais, faz do empreendedor um agente que, impreterivelmente, precisa ser dotado de habilidades, conhecimentos e competências que subsidiem suas decisões e estratégias de forma segura e assertiva.
Neste sentido, os conhecimentos basilares da ciência contábil tornam-se essenciais para estrutura e manutenção do negócio, refletindo justamente no enfoque e proposta desta disciplina, a qual consiste em proporcionar a compreensão acerca dos conhecimentos contábeis elementares para controle do patrimônio e auxiliar no processo decisório, a partir do entendimento das variações do patrimônio empresarial, eventos que criam ou alteram os ativos e passivos, bem como os eventos econômicos que originam despesas e receitas e seus respectivos valores atuais, sem deixar de considerar os aspectos tributários introdutórios. Pretende-se realizar a relação dos aspectos conceituais e teóricos com a aplicabilidade prática no ambiente empresarial.