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Warning: Attempt to read property "slug" on null in /var/www/vhosts/estudenapuc.pucpr.br/htdocs/pos-graduacao/wp-content/themes/pospucpr/partials/structured_data.php on line 5 Medicina de Emergência | Pós-Graduação Lato Sensu - PUCPR
As emergências médicas são as mais diversas e podem se apresentar nas formas comuns ou raras. Diante dessa demanda complexa, o grande desafio para o Médico de Emergência é obter rapidamente um diagnóstico inicial e indicar um tratamento assertivo para a equipe e paciente. Cada vez mais, o mercado exige que os profissionais estejam preparados para desempenhar uma atuação segura em emergências.
Na Pós-Graduação Latu Sensu em Medicina de Emergência da PUCPR, você aumenta seus conhecimentos com professores que são referência na área da saúde, tem a vivência da prática em hospitais e abre espaço para crescer como profissional.
O curso desenvolve médicos para atuar em ambientes de Urgência e Emergência – como Pronto Atendimento, UPAs, SAMU, Hospitais Gerais – com assertividade técnica e segurança em todo o processo, do diagnóstico inicial ao tratamento definitivo.
Por que fazer Especialização em Medicina de Emergência na PUCPR?
Aulas Online-AoVivo: 50% da carga horária da Pós-Graduação Latu Sensu em Medicina de Emergência é composta por aulas remoto no formato online-ao vivo, no qual você participa das aulas por videoconferência com interação em tempo real com seus professores e colegas.
*Importante: as aulas de contextualização teórica e síncrona serão distribuídas em 12 finais de semana ao longo do ano (sempre no 2ª final de semana do mês).
Cursos do Centro de Simulação Clínica da PUCPR e de Suporte Avançado de Vida (American Heart Association): os outros 50% da carga horária do curso será composto de atividades hands-on. Você vai aprender na prática, com toda a estrutura do melhor Centro de Simulação Clínica da América Latina à disposição, munido de espaços cirúrgicos para reproduzir procedimentos médicos em robôs.
*Importante: os cursos presenciais serão distribuídos em 6 finais de semana ao longo do ano (sexta à noite, sábado e domingo) conforme cronograma disponibilizado pela coordenação no início do curso. Necessário 100% de presença e aprovação teórico-prática.
Certificados
Após a conclusão do curso, além obter a certificação da Pós-Graduação PUCPR, o egresso sairá com certificação em ACLS, PALS, ATLS, SAVE e Ultrassom Point of Care. Assim, você estará capacitado para operar ferramentas essenciais em um ambiente de Urgência e Emergência.
*Importante: não fornece especialidade médica perante o CRM; pontua em até 50 pontos para a prova de título em Medicina de Emergência (edital 2021 – ABRAMEDE).
Público-Alvo
Médicos com CRM válido em território nacional e com interesse em aperfeiçoar conhecimentos e habilidades para ter segurança no atendimento de intercorrências médicas potencialmente graves, bem como trabalhar com Medicina de Emergência.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências respiratórias (asma, DPOC, TEP, anafilaxia, pneumonia, COVID19), bem como manejo de via aérea e ventilação mecânica invasiva (básico e avançado).
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento de casos de sepse e choque circulatório (obstrutivo, distributivo, cardiogênico, hipovolêmico, neurogênico).
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências cardiológicas (síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca, emergência hipertensiva, bradiarritmias e taquiarritmias, síncope).
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências relacionadas ao atendimento do Trauma na Cirurgia Geral (atendimento inicial ao politraumatizado, grande queimado, choque elétrico, trauma torácico e abdominal) e Neurocirurgia (TCE).
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências em Neurologia (abordagem da cefaleia na emergência, rebaixamento do nível de consciência, acidente vascular encefálico, crise convulsiva)
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências em Nefrologia (insuficiência renal aguda, distúrbios metabólicos e hidroeletrolíticos, emergência dialítica)
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências em Gastroenterologia (cirrose, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, pancreatite).
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências em Hematologia (trombose venosa profunda, púrpura trombocitopênica trombótica, anemia hemolítica, leucemia aguda) e Endocrinologia (crise tireotóxica, cetoacidose diabética).
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergência em Cirurgia Geral e Vascular (abordagem do abdome agudo na emergência, aneurisma de aorta, oclusão arterial aguda).
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências relacionadas ao atendimento do Trauma na Ortopedia (fraturas de pelve e ossos longos, fraturas expostas, contusões e fraturas mais comuns na emergência).
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências em Pediatria (respiratórias, viroses exantemáticas, meningite, dor abdominal, reanimação neonatal).
Atividades teóricas e aulas Online ao Vivo síncronas e contextualizadas, baseadas em casos clínicos, com abordagem prática sobre diagnóstico e tratamento das principais emergências em Ginecologia e Obstetrícia (doença inflamatória pélvica, bolsa rota, síndrome HELLP, gestação ectópica).
"O SAVE (Suporte Avançado de Vida em Emergências) traz práticas fundamentais da medicina de urgência.Com o objetivo de orientar e sistematizar o profissional Médico, na atuação diante dos principais sintomas prevalecentes em ambiente de emergência (Pronto-atendimento, UTI, Pré-hospitalar), preparando este profissional para o enfrentamento das situações adversas nestes cenários."
SAVE-GO (Suporte Avançado de Vida Ginecologia e Obstetrícia)
Carga horária: 24h
O SAVE-GO (Suporte Avançado de Vida em Ginecologia e Obstetrícia), traz práticas fundamentais da medicina de urgência voltada para essa especialidade. Com o objetivo de orientar e sistematizar o profissional Médico, na atuação diante dos principais sintomas prevalecentes em ambiente de emergência e relacionado a saúde da mulher, preparando este profissional para o enfrentamento das situações adversas nestes cenários.
O POCUS (Point-of-Care Ultrasound) é o mais novo curso do Centro de Simulação Clínica da PUCPR. Possui apostila teórica desenvolvida na Universidade que prepara a teoria para a prática presencial com Ultrassom, simuladores e manequins. Curso Hands-On para desenvolver habilidade no uso do Ultrassom a beira leito como ferramenta para diagnóstico acertivo no doente crítico. Devenvolvido tema de ultrassom vascular, pulmonar, ecocardiograma, abdome, punção guiada, e protocolos BLUE, FALLS, FAST.
O ACLS, é um dos cursos mais antigos na área da Saúde a ser ofertado pela PUCPR, tendo sua primeira turma em 1997. Seu objetivo, além de capacitar profissionais da saúde que coordenam ou participam da ressuscitação de pacientes é aumentar a qualidade dos cuidados aos adultos vítimas de parada cardiopulmonar, entre outras emergências cardiológicas, conforme diretriz atualizada da AHA American Heart Association.
A proposta do curso é melhorar a qualidade do atendimento fornecido a crianças em situações de gravidade, obtendo, dessa forma, melhores desfechos.Por meio de uma série de emergências pediátricas simuladas, o PALS reforça os conceitos mais importantes de uma abordagem sistemática para: avaliação pediátrica, suporte básico de vida, uso de algoritmos de tratamento do Suporte Avançado de Vida em Pediatria e dinâmica de equipes eficazes.
O curso teórico-prático ATLS (Advanced Trauma Life Support) ou SAVT (Suporte Avançado de Vida ao Trauma) da ACS American College of Surgeons ® oferece aos participantes um método seguro e confiável para o tratamento imediato do traumatizado. O ATLS é hoje amplamente aceitado como o padrão de cuidado para a avaliação inicial e tratamento.
Acompanhamento prático da rotina em Unidade de terapia intensiva Geral do HUC, assistido por médico intensivista, com discussão de casos clínicos à beira-leito, elaboração de plano terapêutico e avaliação clínica e monitorização multiparamétrica do paciente grave internado (totalizando 6 horas/aula por aluno, divididos em duplas). Elaboração de trabalho escrito descritivo de caso clínico escolhido pelo aluno e preceptor, baseado em literatura específica a ser sugerida pelo preceptor para o caso específico (18 horas/aula).
Acompanhamento prático da rotina em Unidade de terapia intensiva Geral do HUC, assistido por médico intensivista, com discussão de casos clínicos à beira-leito, elaboração de plano terapêutico e avaliação clínica e monitorização multiparamétrica do paciente grave internado (totalizando 6 horas/aula por aluno, divididos em duplas). Elaboração de trabalho escrito descritivo de caso clínico escolhido pelo aluno e preceptor, baseado em literatura específica a ser sugerida pelo preceptor para o caso específico (18 horas/aula).