A especialização em Novos Modelos de Gestão da PUCPR visa a Nova Economia, que define uma lógica de mercado diferente, na qual as organizações devem estar atentas às novas características da cultura organizacional tais como: cultura centrada em pessoas, o impacto da tecnologia, a velocidade das mudanças e o enfoque na colaboração impulsionados pela sustentabilidade e transformação digital.
Para que as organizações se mantenham competitivas e consigam se manter perenes, a aplicação balanceada entre os três elementos do Golden Triangle people (pessoas), process (processo), technology (tecnologia) se faz necessária para criar valor e gerar inovação.
Quais são as tendências de modelo de gestão?
Conceitos relativos aos conhecimentos, habilidades, consciência e satisfação são incorporados nos novos modelos de gestão para que pessoas possam implementar mudanças de forma efetiva neste novo ambiente organizacional.
Visto que a criatividade, colaboração e tecnologia são as conexões para a inovação e que pessoas são o eixo central, novos modelos de negócio se fazem necessários para que as organizações se reinventem e gerem significado.
Quais os melhores modelos de gestão?
A Gestão do Conhecimento apresenta-se como processo gerador de valor, pois agrega dados, capital intelectual e tecnologias em busca de um potencial disruptivo na digitalização dos negócios. Ganhos incrementais baseados em valor ao invés da busca baseada em crescimento, se tornam a essência do futuro em que a previsibilidade se torna a chave para empresas focadas em fazer mais com menos, ou seja, eficiência e produtividade.
Para isso, novas soluções de trabalho precisam ser consideradas onde as tomadas de decisão, baseadas em dados, são alavancadas pela transformação digital, trazendo a agilidade necessária, característica do momento.
Para os princípios se consolidarem, a Gestão Estratégica de Competências em conjunto com uma Nova Gestão de Projetos se desenha no ambiente empresarial onde abordagens mais flexíveis, ágeis e adaptativas são necessárias além da questão de oportunidades contínuas de crescimento profissional. Assim como o processo de satisfação no trabalho com vistas ao desenvolvimento de habilidades para o futuro, no qual equipes multigeracionais compartilham conhecimento para promoção, em conjunto com a empresa, do desenvolvimento.
Transversalmente a este novo modelo está a prática da Liderança Adaptativa, com a capacidade de se ajustar a novos contextos, com agilidade na tomada de decisão em ambientes instáveis e que se baseiam na inteligência coletiva para antecipar mudanças e desenvolver soluções criativas.
Público-Alvo
A pós-graduação em Novos Modelos de Gestão da PUCPR é indicada para profissionais que buscam novos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial, empreendedorismo e novos negócios relacionado à Nova Economia.
Disciplinas Obrigatórias
1. Gestão Estratégica de Competências
2. Liderança Adaptativa
3. Gestão do Conhecimento (Capital Intelectual)
4. Governança Corporativa
5. Gestão Moderna de Projetos
6. Inteligência Competitiva
7. Inteligência de Negócio
8. Estratégia de Dados
9. Nova economia e inovação
10. Ética
Disciplinas Eletivas
Os alunos da pós-graduação em Novos Modelos de Gestão da PUCPR devem escolher 5 matérias eletivas para completar a especialização.
Veja aqui a lista de disciplinas eletivas dos cursos da Escola de Negócios da PUCPR.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.
Atuou como: Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais e Curitiba; Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial na Escola de Negócios PUCPR (Curitiba). Atuou como professor nos cursos de graduação em: Administração; Ciências Contábeis (presencial e EAD); Economia, Marketing, Educação Física.
Desde 2016 em equipe estruturou e coordena os cursos de pós-graduação online na PUCPR. A partir de 2023 responsável pelos cursos pós flex na PUCPR. Professor dos cursos de pós-graduação nas disciplinas na área de negócios (finanças, custos, orçamentos) e metodologia.
lucio.tracz@pucpr.br
Adilson Dvulathca
Especialização
Assessor do Comitê de Auditoria Estatutário - CAE na Copel. Supervisor de Governança Corporativa, na Diretoria de Governança, Risco e Compliance da Copel. Conselheiro Fiscal da Fundação COGE (Rio de Janeiro), desde 2017 (setor Elétrico Brasileiro). Possui experiência em Governança Corporativa, alinhado às melhores práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Trabalho mais relevante em Governança Corporativa: reforma integral do Estatuto Social da Copel Holding, incluindo a implantação de comitês estatutários e requisitos para a migração ao Nível 2 de Governança da B3. Foi Professor da Universidade Positivo de 2014 a 2019, e da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO de 2005 a 2009. Experiente no Modelo de Excelência de Gestão ? MEG da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, tendo sido avaliador de prêmios da qualidade Estadual (PPrQG e MPE Brasil), Nacional (PNQ e MPE Brasil) e Internacional (Iberoamericano). Pós-graduado em Gestão e Auditoria de Negócios pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO e formado em Administração na mesma universidade. Créditos concluídos do Programa de Mestrando em Administração da Universidade Positivo em 2018.
dvulathca.adilson@pucpr.br
Ana Paula Guzela Bertolin
Mestrado
Profissional com 25 anos de experiência em empresas da administração pública e da iniciativa privada. Mestre em Administração com área de concentração em Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento, atua nas áreas de informação e tecnologia e nos últimos anos, especificamente, com o fomento ao crescimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade com foco em projetos de Smart City e Gestão do Conhecimento, desempenhando a função de Assessora de Projetos, atua na área de planejamento estratégico, gestão de projetos, interface com clientes e fornecedores, organização de eventos como Hackathons Cívicos.
ana.guzela@pucpr.br
Sonia Maria Capraro AlcÂntara
Mestrado
Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Atuou como Superintendente da Coordenação de Cidadania e Sustentabilidade Empresarial da Companhia Paranaense de Energia e como presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - regional Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão empresarial, gestão do conhecimento, inovação, perfil organizacional e profissional, gestão de competências, liderança, planejamento organizacional, desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas.
sonia.alcantara@pucpr.br
Victor Hugo Domingues dos Santos
Mestrado
Vasta experiência em Marketing e Inovação tendo atua Latino Americano, Americano e Europeu. É palestrante e Consultor do Sebra, é COO na Realize Hub Inovação e Inteligência de Mercado é professor do Master em Internacionalização e Inovação da Steinbeis University Alemanha.
Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e Privada (EBAPE FGV), é Especialista em Gestão e graduado em Publicidade e Propaganda.
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Nesta disciplina serão abordadas questões fundamentais para a gestão das organizações através da identificação das competências organizacionais existentes e das requeridas pelo mercado; das competências das pessoas da organização, alinhando-as estrategicamente com a cultura, valores, visão e missão da organização em questão. Este alinhamento reduz custos, aumenta a efetividade e competitividade da organização.
A disciplina de liderança adaptativa abraça as novas competências necessárias para um líder trabalhar com problemas complexos derivados da Nova Economia onde agilidade e experimentação são o diferencial competitivo. Apresenta o conceito de design de negócios, que auxilia a projeção de modelos voltados à criação de vantagem competitiva para a organização
A disciplina Gestão do Conhecimento busca inicialmente compreender a mudança de entendimento sobre a importância do conhecimento para as organizações modernas e propõe demonstrar como se tornou um dos principais ativos organizacionais na Nova Economia. É um novo olhar sobre os ativos, sobre as pessoas e sobre a necessidade constante das novas organizações em se reinventar e inovar neste novo mundo globalizado e competitivo.
Nesta disciplina será abordado o processo de Governança Corporativa que objetiva aprimorar e otimizar os processos administrativos da organização, considerando todas as tomadas de decisões de forma estratégica.
Nesta disciplina será abordada a prática da Gestão de Projetos como área de conhecimento da Administração que auxilia as organizações a atingirem melhores resultados em ambientes de mudança e adaptabilidade, alcançando assim um importante diferencial competitivo através de agilidade na execução e implementação de projetos organizacionais.
Nesta disciplina será abordada a chamada Inteligência Competitiva utilizada nas organizações para melhorar seu desempenho no mercado. Esta nova forma de análise e gestão das informações encontradas no ambiente externo e interno se tornou fator-chave para o sucesso das empresas e para o desenvolvimento dos negócios na era da informação e inovação.
Nesta disciplina será abordada a análise da transformação digital dentro das organizações e a importância de uma governança focada na prática da inteligência de negócios como processo de desenvolvimento de novos mercados, inovação e otimização do desempenho dos negócios com foco na experiência do usuário.
Nesta disciplina será abordada uma visão abrangente do como a organização aproveita recursos relacionados a dados ou que dependam de dados, identificando ferramentas de tecnologia que atendem às necessidades da empresa e a estratégia de uso de informações para ter vantagens competitivas e corporativas
A Nova Economia é um termo utilizado para identificar organizações que buscam novas formas de crescimento baseadas principalmente na tecnologia. São as chamadas indústrias de base tecnológica com processos produtivos de maior eficiência resultando em altas taxas de crescimento com uma nova forma de fazer negócios. Estas empresas criam produtos inovadores com ganho em escala. O modelo é caracterizado por mudanças rápidas baseadas na tecnologia existente que impulsiona formatos inovadores de empreendedorismo e negócios disruptivos, unindo empresas tradicionais e startups em torno de um ecossistema e, com isso, um alto potencial de crescimento é gerado resultando num fator de destaque para o desenvolvimento econômico do país.