Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola de Negócios são um testemunho de excelência e flexibilidade. Com uma característica única de entrada contínua, a cada nova disciplina há uma oportunidade para os estudantes se juntarem a essa jornada de conhecimento. Essa abordagem dinâmica permite que os alunos ingressem no programa em momentos que melhor se adequem às suas necessidades e cronogramas, garantindo um acesso contínuo à educação de alta qualidade.
Cada curso é meticulosamente estruturado, composto por um total de 15 disciplinas, cada uma oferecendo uma imersão completa em seu respectivo campo de estudo. Das nove disciplinas técnicas conduzidas presencialmente até a disciplina de Ética ministrada no formato EAD, a Escola de Negócios adota uma abordagem diversificada para garantir uma aprendizagem abrangente e de vanguarda. Além disso, as cinco disciplinas eletivas oferecem aos estudantes a liberdade de personalizar sua experiência de aprendizado, escolhendo disciplinas que ampliem suas competências existentes ou introduzam novas habilidades relevantes para suas trajetórias profissionais.
Essa abordagem educacional centrada no aluno e adaptada às demandas do mercado é um claro indicativo do compromisso da Escola de Negócios em preparar os alunos não apenas para se destacarem em suas carreiras, mas também para liderarem e inovarem em seus campos de atuação.
O curso em Auditoria da PUCPR tem como objetivo propor ao participante um
aprofundamento nas áreas de auditoria, como foco principal em transparência em informações por meio de sua opinião sobre todas as operações que podem influenciar a organização em sua estrutura como um todo.
A especialização proporciona uma percepção das operações de forma consolidada com a relação ao ESG governança ambiental, social e corporativa, apresentando a toda a sociedade e aos seus acionistas uma qualidade elevada nos resultados obtidos.
Quem pode fazer especialização em auditoria?
Não existe um pré-requisito específico para a especialização em auditoria, nem processo seletivo, por isso qualquer profissional com graduação pode realizar o curso. No entanto, pessoas com conhecimento nas áreas administrativas e jurídicas podem ter mais facilidade com o tema.
Quanto tempo dura uma pós em auditoria?
O tempo mínimo para finalização da pós-graduação em Auditoria da PUCPR é de 9 meses, podendo levar até 24 meses, dependendo da grade e disponibilidade do aluno.
Público-Alvo
A pós-graduação em Auditoria da PUCPR é voltada para profissionais com diploma de curso superior, das áreas de negócios, direito e outros, que atuam ou desejam atuar na área de auditoria e/ou ampliar seus conhecimentos para outras áreas.
Disciplinas Obrigatórias
Auditoria na área da Saúde
Auditoria em Agronegócios
Auditoria Contábil
Auditoria Financeira
Auditoria Fiscal e Tributária
Auditoria Operacional
Auditoria de sistemas
Auditoria Ambiental com foco em ESG
Auditoria de Qualidade
Ética
Disciplinas Eletivas
Os alunos da pós-graduação em Auditoria da PUCPR devem escolher 5 matérias eletivas para completar a especialização.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.
Atuou como: Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais e Curitiba; Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial na Escola de Negócios PUCPR (Curitiba). Atuou como professor nos cursos de graduação em: Administração; Ciências Contábeis (presencial e EAD); Economia, Marketing, Educação Física.
Desde 2016 em equipe estruturou e coordena os cursos de pós-graduação online na PUCPR. A partir de 2023 responsável pelos cursos pós flex na PUCPR. Professor dos cursos de pós-graduação nas disciplinas na área de negócios (finanças, custos, orçamentos) e metodologia.
lucio.tracz@pucpr.br
Osvaldo Peressute Junior
Especialização
Possui graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal do Paraná (1992) , Especialização em Controladoria e Finanças pela PUC- PR e em Auditoria pela FAE-PR. Atualmente é Sócio da Pétrea PDE Auditores Independentes e fois sócio da UHY Auditores, Mazars Brasil Consultores e Auditores e Diretor da BDO Directa Auditores. Professor no Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdades Dom Bosco e de MBAs na Universidade Positivo, FESP-PR e e UDC - Foz do Iguaçu. em experiências nas áreas Finanças e Gestão Empresarial, com ênfase em Auditoria e Consultoria Empresarial. Principais conhecimentos: auditoria, custos, privatizações, controladoria, financial advisory services, gestão empresarial e taxes.
Doutorando em Educação pela PUCPR (2021), Mestre em Educação (PUCPR), Especialista em Auditoria, Contabilidade Gerencial e Gestão Universtiária, Formação em Ciências Contábeis pela FAE (1990-1994). Atua na PUCPR desde 2002. Foi coordenador de curso em Ciências Contábeis (2008 – 2012), na especialização (2004-2021) e atualmente é professor adjunto na graduação da Escola de Negócios, atua ainda como docente nas especializações da PUCPR e nos cursos In Company (2002 – 2023). Membro voluntário na Comissão Permanente de Avalição (CPA) da PUCPR (entre 2017 a 2020), titular na mesma CPA (mandato de 2020/2023 e 2023/2026). Atualmente também é membro do Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP) desde 2014 e membro do Conselho Acadêmico da Escola de Negócios (suplente). Participa do NDE do curso de Ciências Contábeis presencial desde 2008 até os dias atuais. Foi membro do NDE de cursos EAD (2018 a 2022). Atua diretamente na implantação, revisões e melhorias em matrizes por competências em mais de 12 cursos. Participou do processo de acreditação junto ao AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business). Escritor, Palestrante e Consultor Autônomo.
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Este módulo desenvolve a técnica de auditoria onde avalia o processo das entidades com ramo na área de saúde, a qual colabora para o ensino e aprendizagem do estudante. Nela, os estudantes aplicam aspectos requeridos na auditoria na área de saúde em preventiva, operacional e analítica. Ao final do módulo, são capazes de elaborar relatórios com os respectivos resultados da auditoria, atendendo as legislações relacionadas a área, com ética e senso crítico.
Este módulo desenvolve a técnica de auditoria onde avalia o processo das entidades com ramo na área de agronegócios, a qual colabora para o processo de ensino e aprendizagem do estudante. Nela, os estudantes aplicam aspectos requeridos na auditoria na área de agronegócios relacionando desde avaliações da sua produção, otimizações necessárias e melhoria em performance. Ao final do módulo, são capazes de construir indicadores e elaborar relatórios com os respectivos resultados da auditoria, atendendo as legislações relacionadas a área e aos processos que são submetidos, com responsabilidade e profissionalismo.
Este módulo desenvolve a técnica de auditoria contábil onde avalia as demonstrações financeiras das organizações, a qual colabora para o processo de ensino e aprendizagem do estudante. Nela, os estudantes aplicam aspectos requeridos na auditoria na área contábil relacionando desde a avaliação das operações, respectivas normas e apurações, apresentando a performance da organização. Ao final do módulo, são capazes de emitir uma opinião sobre as demonstrações e elaborar relatórios com os respectivos resultados da auditoria, atendendo as legislações relacionadas a área e aos processos que são submetidos, com independência e ética.
Este módulo desenvolve a técnica de auditoria financeira onde avalia as rotinas da área, a qual colabora para o processo de ensino e aprendizagem do estudante. Nela, os estudantes aplicam aspectos requeridos na auditoria na área financeira relacionando com as operações realizadas, legislações, procedimentos e manuais de processos, de forma que apresentem o bom controle interno da organização. Ao final do módulo, são capazes de avaliar a credibilidade das informações que permeiam pelos processos e elaborar relatórios com os respectivos resultados da auditoria, atendendo as legislações, normas e manuais relacionados a área e aos processos que são submetidos, com autonomia, zelo e ética.
24h
Este módulo desenvolve a técnica de auditoria fiscal e tributária onde avalia o processo das áreas envolvidas, a qual colabora para o processo de ensino e aprendizagem do estudante. Nela, os estudantes aplicam aspectos requeridos na auditoria na área fiscal e tributária relacionando-as desde a avaliação das operações, respectivas legislações aplicadas, apresentando a performance dos tributos que a organização está inserida. Ao final do módulo, são capazes de emitir uma opinião sobre os processos das áreas fiscal e tributária e elaborar os relatórios com os respectivos resultados da auditoria, atendendo as legislações, resguardando a organização de contingências, com senso crítico e ética.
Este módulo desenvolve a técnica de auditoria operacional onde avalia os processos das organizações, a qual colabora para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do estudante. Nela, os estudantes aplicam aspectos requeridos na auditoria na operacional relacionando desde a avaliação das operações, respectivas normas, controles, apresentando a performance da organização. Ao final do módulo, são capazes de identificar as fragilidades, sugerir melhorias e elaborar relatórios com os respectivos resultados da auditoria, atendendo as legislações relacionadas a área e aos processos que são submetidos, com senso crítico e ética.
Este módulo desenvolve a técnica aplicada na auditoria de sistemas onde avalia as operações realizadas nas organizações com uso das tecnologias, a qual colabora para o processo de ensino e aprendizagem do estudante. Nela, os estudantes aplicam aspectos requeridos na auditoria na área tecnológica (sistemas) relacionando desde a avaliação das operações, respectivas normas e apurações, apresentando a performance da organização, inclusive os riscos alinhados a LGPD. Ao final do módulo, são capazes de emitir uma opinião sobre a segurança da informação e elaborar relatórios com os respectivos resultados da auditoria, atendendo as legislações relacionadas a área e aos processos que são submetidos, com zelo, ética e senso crítico.
Este módulo desenvolve a técnica de auditoria ambiental com foco em ESG onde avalia os processos das organizações, a qual colabora para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do estudante. Nela, os estudantes aplicam aspectos ambientais e os impactos das legislações pertinentes nas operações, respectivas normas e certificações, apresentando a performance da organização. Ao final do módulo, são capazes de elaborar relatórios com os respectivos resultados da auditoria ambiental e alinhamento ao ESG, atendendo as legislações relacionadas a área e aos processos que são submetidos, com independência e ética.
Este módulo desenvolve a técnica de auditoria de qualidade onde avalia os processos das organizações, a qual colabora para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do estudante. Nela, os estudantes avaliam os aspectos relacionados a qualidade e os impactos das legislações pertinentes nas operações, respectivas normas e certificações, apresentando a performance da organização. Ao final do módulo, são capazes de elaborar relatórios com os respectivos resultados da auditoria de qualidade e o alinhamento as certificações, atendendo as legislações relacionadas a área e aos processos que são submetidos, com independência e ética.