Ao final do curso, o especialista em Psicologia Clínica e Psicanálise irá compreender os principais fundamentos da psicanálise e seus cortes epistemológicos, analisar textos psicanalíticos com senso crítico e autonomia, relacionar os fenômenos contemporâneos de diferentes contextos a partir dos fundamentos estudados, formular hipóteses para problemas de pesquisa e/ou casos clínicos, desenvolver metodologias de pesquisa e estará apto para uma escrita científica. Todas as aulas do curso serão ministradas de forma presencial.
Portanto, os objetivos do curso são (1) desenvolver a partir de teoria psicanalítica atividades específicas de ensino e pesquisa visando a preparação de profissionais para ações e práticas no âmbito da Psicologia Clínica; e (2) abordar os aspectos epistêmicos da psicanálise e os princípios da ética da Psicanálise, possibilitando na área da psicologia estudos, investigação e interlocução com outras áreas do conhecimento afins.
Este curso será formado por 2 módulos compostos por disciplinas de 12h e, ao final de cada módulo, o pós-graduando irá cursar uma disciplina de desafio de aplicação de 24h. As disciplinas do primeiro módulo abordarão sobre a História Institucional da Loucura e a Teoria Psicanalítica de Freud a Lacan, sendo que, ao final do módulo, o profissional estará capacitado para compreender os principais fundamentos da Psicanálise e seus cortes epistemológicos, além de estar apto para analisar textos psicanalíticos com senso crítico e autonomia.
Já as disciplinas do segundo módulo terão foco nos Usos da Psicanálise, possibilitado ao profissional relacionar os fenômenos contemporâneos de diferentes contextos a partir dos fundamentos estudados e formular hipóteses para problemas de pesquisa e/ou casos clínicos. Além disso, durante o curso, o estudante terá oportunidade de participar, também, de uma disciplina EAD de Ética na qual se discutirá os desafios éticos do mundo contemporâneo por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e social-cidadão.
As aulas serão presenciais no campus Curitiba na PUCPR. O curso terá periodicidade quinzenal, realizado às sextas-feiras (noturno) e sábados (manhã e tarde). A carga horária total será de 360 horas, utilizando-se de metodologias ativas de ensino aprendizagem.
Público-Alvo
Psicólogos, Médicos e outros profissionais das áreas de comunicação, filosofia, educação e letras, interessados na teoria psicanalítica serão bem-vindos.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Possui graduação em Formação em Psicóloga pela Universidade Tuiuti do Paraná (1980) e especialização em Psicologia Clínica e Comportamental pela Universidade Tuiuti do Paraná (1982). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Saúde Coletiva , com ênfase em PSICOLOGIA.
angela.valore@pucpr.br
Cristiane Saude Barreto Napoli
Mestrado
cristiane.saude@pucpr.br
Fernanda Nascimento Baptista
Mestrado
nascimento.baptista@pucpr.br
Gilberto Rudeck da Fonseca
Especialização
Psicanalista há mais de 30 anos com experiência. Trabalhou em Hospital Psiquiatrico, em posto de saúde. Membro fundador da Escola Brasileira de Psicanálise. Fundada em 1995, onde ministrou cursos desde então. Professor do curso de pós graduação da Pontificia Universidade Católica há mais de 20 anos.
gilberto.rudeck@pucpr.br
Gustavo Ramos da Silva
Doutorado
r.silva88@pucpr.br
Kleber Bez Birolo Candiotto
Doutorado
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Bacharelado em Direito pela PUCPR (2017), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). É professor titular da PUCPR no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (mestrado e doutorado), linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia. Atualmente coordenado a especialização em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness da Pós PUCPR Digital. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Mente, Transumanismo e Pós-Humanismo, Filosofia da Inteligência Artificial, Filosofia do Direito, Ética dos Algoritmos.
Doutora em Psicologia pela PUC-SP. Mestre pela UFRGS. Psicóloga pela PUC-RS. Psicanalista. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na área 2 - Práticas culturais e processos de subjetivação - e linha de pesquisa Inconsciente, sexualidade e cultura. Coordenadora no Brasil do convênio entre o Departamento de Psicologia da UFSC e o Departamento de Psicanálise da Universidade Paris VIII. Líder do grupo de pesquisa "Psicanálise, processos criativos e interações políticas". Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas - LAPCIP. Principais interesses: psicanálise, arte, sinthoma, invenção, sexuação.
louise.lhullier@pucpr.br
Marcelo Frederico Augusto dos Santos Veras
Especialização
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Psicanálise - Universite de Paris VIII (1991) e doutorado em PSICOLOGIA pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2009). Foi Diretor da Escola Brasileira de Psicanálise (Biênio 2013-2015) e Diretor da FAPEX (2009-2016), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão, que apoia as Universidades Federal da Bahia e Universidade do Recôncavo. É professor da Especialização em Teoria Psicanalítica da UFBa, da Especialização em Psicanálise e Saúde Mental da PUC Paraná e da Especialização em Psicanálise de Orientação Lacaniana da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICANÁLISE, atuando principalmente nos seguintes temas: lacan, contemporaneidade, psicanálise, freud e saúde mental. Atualmente é coordenador do PsiU, Programa de Saúde Mental e Bem Estar da Universidade Federal da Bahia
marcelo.veras@pucpr.br
Maria Fatima Fonseca Ramos
Mestrado
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1979). Pós graduação em saúde mental, psicopatologia e psicanálise pela PUC-PR (2002). Atualmente mestranda na UFPR em Psicologia Clínica desenvolvendo um trabalho cujo tema abrange a feminilidade. É professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Sua área de atuação é a Psicanálise a partir da leitura lacaniana de Freud. Seus temas de trabalho atuais são: objeto a, a feminilidade, as estruturas clínicas:psicose, neurose e perversão.
Aspectos a serem observados no formato, temática e apresentação dos Seminários; Orientações sobre os tópicos a serem avaliados; Acompanhamento e monitoramento da confecção dos trabalhos. Aplicação prática, por meio de uma das categorias escolhidas*, os métodos e técnicas cujo resultado final será o projeto do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). *Opções: Monografia sobre temática específica previamente ajustada com a coordenação; Plano de Negócios de atividade empreendedora e inovadora, a exemplo de startup, relacionada à utilização de ARPs (Drones) / VANTs em áreas diversas, com interface; Artigo Científico (i) construído a partir de pesquisa bibliográfica devidamente orientada ou (ii) construído a partir de resultado de pesquisa obtido por meio do desenvolvimento de atividades profissionais realizadas pela/o pós-graduanda/o.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
O aluno irá aprender Psicanálise Pura, Psicanálise Aplicada e as Psicoterapias. A psicanálise como teoria e prática clínica. Convergências e divergencias entre a Psicanálise e as Psicoterapias. As Psicoterapias que se apresentam na prática da escuta. As Psicoterapias como Semblantes. O lugar do Outro: diferencial ético do analista. Para além da Demanda: o inconsciente. A estrutura do inconsciente como linguagem.
O aluno irá aprender conceitos teóricos e clínicos e circunscrever a especificidade da psicopatologia psicanalítica na pós-modernidade. O interesse atual da psicopatologia pelas depressões, toxicomanias ou síndrome do pânico reflete deslocamentos de uma ideologia neo-liberal e de uma política de globalização.
A construção dos casos como apresentação clínica que permita a elaboração de conceitos e problemas psicanalíticos. Caso clínico, vinheta, fragmentos de caso como modos de transmissão da Psicanálise. O uso do caso clínico
na transmissão da Psicanálise.
O aluno irá aprender identificar os estados depressivos para a Psicanálise de Orientação lacaniana. A depressão como resultado da tensão entre o Ideal do Eu e o eu ideal na primeira parte da obra de Jacques Lacan. O luto
como enigma do seu sexo. O fim da concepção do luto objetal freudiano pela a sistematização do luto desde-antes, concebido por Jacques Lacan a partir da tragédia de Hamlet
A clínica da urgência: o sintoma fora do sentido na experiência analítica
Carga horária: 12h
Esta disciplina é ofertada para estudantes da Especialização em Psicologia Clínica. Nela os estudantes aprendem os conceitos relativos a angústia e suas manifestações. Ao final da disciplina os estudantes estão aptos a identificar os fenômenos relacionados a manifestações da angústia sendo capazes de estabelecer plano de intervenção em suas práticas profissionais.
Esclarecer o que se considera sujeito em psicanálise- sujeito efeito do discurso. Destacar o significante constituição, como um elemento que não está dado de antemão, ele se constitui na experiência analítica e na estruturação do sujeito.
O aluno irá aprender os eixos do imaginário e do simbólico. O inconsciente se estrutura como linguagem. A construção do grafo do desejo. Necessidade, demanda, desejo e o para além da Demanda. A estrutura do desejo e a formula da fantasia. O Grande Outro que não existe.
Apresentação de Projetos de Práticas e Projetos de Conclusão
Carga horária: 24h
Apresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista.
O inconsciente freudiano é a realização de desejos. Da psicopatologia da vida cotidiana às formações do Inconsciente: a cadeia significante. Apresentação do Grafo do Desejo em Lacan.
O aluno irá aprender contextualizando a noção de estrutura em Psicanálise. Estruturas clínicas e sua relação com o Falo e a Castração. A Psicose: a concepção freudiana e a contribuição de Lacan. A perversão: a descoberta de Freud e a perspectiva lacaniana. A direção de cura na psicose e perversão. A clínica psicanalitica da psicose e a da perversão é uma cura.
Integração teórico-prática de conhecimentos, habilidades e atitudes para uma prática profissional a ser desenvolvida no NPP ( Núcleo de Praticas Psicológicas ) . Essa atividade será ofertada para os alunos do curso que expressarem o desejo de fazer o atendimento clinico. A oientação por um professor do curso seguirá a mesma lógica da orientação para os que optarem pelo TCC como trabalho de conclusão de curso
A Clínica com Crianças e o que nos Ensina Hoje sobre a Clínica Contemporânea
Carga horária: 12h
A infância e o infantil no discurso contemporâneo. As novas demandas na clínica psicanalítica com crianças. A direção de cura na psicanálise com crianças.
Entrevistas preliminares e o tratamento de ensaio em Freud. A função diagnóstica e a função transferencial. O Sujeito Suposto Saber. A política e a estratégia do analista.
Desenvolver entre os participantes, noções básicas sobre as estruturas clínicas e suas principais alterações, através do conhecimento do método psicopatológico, visando capacitá-los a identificar e classificar os transtornos mentais mais prevalentes na população, de acordo com os modernos critérios diagnósticos em Saúde Mental
As relações históricas entre a droga e o sujeito; a tese freudiana sobre a adição; a droga na cultura ontem e hoje; Lacan e o gozo individualista do sujeito contemporâneo; A direção do tratamento nas toxicomanias.
Conceitos fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, pulsão e transferência e sua relação com os três registros imaginário, simbólico e real. A importância destes conceitos em sua relação com o real.
A loucura como limite da liberdade se apresenta a partir de determinadas pré-condições, que devem ser consideradas nas propostas preventivas e terapêuticas em saúde mental.
As diversas categorias de representação da loucura: popular, artística, científica entre outras. Carreira moral do doente mental. Emergência de novas formações discursivas.
Ampliar o conceito de sintoma até o conceito de caráter, trabalhando a passagem da 1ª tópica freudiana para a 2ª tópica freudiana. Para se defrontar com as dificuldades da clínica do real que envolve a questão do gozo.
Apresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista. O método positivista e suas repercussões nas diferentes áreas do conhecimento. As tentativas de superações contemporâneas do modelo de conhecimento newtoniano-cartesiano mediante reflexões como: teoria da complexidade de E. Morin, teoria dos paradigmas de T. Kuhn, teoria da falseabilidade de K. Popper, entre outras.
Apresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista. O método positivista e suas repercussões nas diferentes áreas do conhecimento. As tentativas de superações contemporâneas do modelo de conhecimento newtoniano-cartesiano mediante reflexões como: teoria da complexidade de E. Morin, teoria dos paradigmas de T. Kuhn, teoria da falseabilidade de K. Popper, entre outras.
A transmissão em extensão da Psicanálise de Orientação Lacaniana visa trabalhar a função do dispositivo analítico e sua aplicação às instituições de Saúde Mental. Este tratamento possível, não se dirige ao normativo ou a procedimentos standarts, mas a forma singular de invenção do sujeito para lidar com o real que o invade, buscando uma resposta menos mortífera para o horror segregativo que a psicose instaura.
A introdução do discurso analítico como uma das estratégias de intervenção nas instituições de Saúde Mental. Os deslocamentos operados na substituição do modelo asilar- manicomial pelo modelo de atenção psicossocial. Uma clínica da exceção que abra espaço para o sujeito da palavra, que introduza o particular do sujeito no universal da instituição.