Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/vhosts/estudenapuc.pucpr.br/htdocs/pos-graduacao/wp-content/themes/pospucpr/partials/structured_data.php on line 5
Warning: Attempt to read property "slug" on null in /var/www/vhosts/estudenapuc.pucpr.br/htdocs/pos-graduacao/wp-content/themes/pospucpr/partials/structured_data.php on line 5 Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano | Pós-Graduação Lato Sensu - PUCPR
O Curso de Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano irá propiciar aos estudantes o aprofundamento da psicomotricidade funcional, relacional e outras variações no processo de desenvolvimento humano. Ao realizar este curso, o egresso será capaz de desenvolver a psicomotricidade e suas vertentes nas mais diferentes esferas, seja na educação formal, informal ou nas atuações terapêuticas. Além isso, a pós-graduação lato sensu trará a seus formandos uma ampla visão da educação psicomotora para o desenvolvimento infantil, mas também terá condições de compreender o desenvolvimento humano sob toda a sua complexidade, levando em consideração os aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais.
Por que fazer Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano na PUCPR?
A Pós-Graduação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano da PUCPR é pioneira em abordar as diferentes vertentes da psicomotricidade, com destaque a parceria com o instituto CIAR, referência nacional e internacional da área.
O curso conta com 2 módulos, divididos em 7 disciplinas, mais a disciplina de ética à distância. As demais disciplinas serão de 24h cada, das quais serão 12h de atividades assíncronas e 12h síncronas.
Suas aulas ocorrem em um modelo conhecido como Hyflex, dispondo de encontros presenciais em grupos pré-determinados e acompanhados on-line e ao vivo remotamente. Nesse modelo, você terá à disposição, ferramentas e suporte tecnológicos para acompanhamento e participação das aulas e atividades, contando com feedbacks coletivos e individuais. O início é o mesmo previsto no calendário acadêmico do seu curso.
Público-Alvo
Profissionais com formação acadêmica em Educação Física, Pedagogia e outras licenciaturas. Profissionais que atuem na educação formal e informal e profissionais da área da saúde como formados em Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e outras. Atenção: Esse curso não atende às exigência do Conselho Federal de Psicologia para registro da especialidade.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Fundamentos históricos e Epistemológicos da psicomotricidade
Carga horária: 12h
A psicomotricidade como um fenômeno históricamente situado. Evolução da psicomotricidade ao longo da história. Conceitos, definições e Tendências contemporâneas da psicomotricidade
Conceitos de crescimento, desenvolvimento e maturação. Teorias de desenvolvimento humano: aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Estágios de crescimento e desenvolvimento físico e motor.
Neuro-psicologia Aplicada Aos Aspectos Cognitivos E Motores
Carga horária: 24h
Sistema nervoso e seu funcionamento;, anatomia divisão nas fases do desenvolvimento humano; Noções das funções Interativas do Sistema Nervoso Central e neuro-anatomia cognitiva e motora.
Introdução à Psicologia da educação e do desenvolvimento. Fundamentos e teorias básicas dda psicologia da educação e do desenvolvimento e sua aplicabilidade em diferentes contextos do desenvolvimento da infância à adolescencia.
Apresentar a estimulação e a avaliação psicomotora em suas diferentes formas. Identificar e aplicar e intrepretar diferentes protocolos de avaliação psicomotora;
A disciplina está estruturada em torno de atividades didático-científicas selecionadas de acordo com o interesse de cada estudante a partir das áreas de concentração da Psicomotricidade e seus desdobramentos. Os estudantes organizarão painéis a fim de discutir e apresentar suas inquietações e experiências que foram sendo desenvolvidas ao longo do curso.
O desafio de aplicação é uma disciplina que visa desenvolver um problema complexo que deve ser resolvido com base no conteúdo aprendido durante a realização do módulo 1.
Conceito de disturbios psicomotores; disturbios mais comunmente desenvolvidos; estratégias de como atender a crianças que apresentam tais características;
Teoria E Prática Da Psicomotricidade Relacional: O Corpo E Suas Analogias
Carga horária: 24h
Fundamentos da Psicomotricidade Relacional e as motivações inconscientes que modulam o comportamento humano. Procedimentos didáticos e metodológicos em psicomotricidade relacional. Aspectos avaliativos e diagnósticos
Apresentação das tendências metodológicas e formas de atuação em psicomotricidade. Vivencias e experiencias práticas psicomotoras relacionadas a educação e terapia psicomotora.
Psicomotricidade, Ludicidade, Inclusão E Diversidade
Carga horária: 24h
O lúdico como fenômeno humano. A ludicidade em ambientes formais e não formais de educação. O movimento e o lúdico. A psicomotricidade, o brincar e o brinquedo. O movimento e o lúdico: da infância ao idoso. A ludicidade como ferramenta no trabalho de inclusão na escola
A interdisciplinaridade Psicomotricidade e Educação. Abordagem pluridimensional da psicomotricidada na escola. Abordagens metodológicas psicomotoras no âmbito escolar.
O desafio de aplicação é uma disciplina que visa desenvolver um problema complexo que deve ser resolvido com base no conteúdo aprendido durante a realização do módulo 2.