“O Curso de especialização em Agricultura Digital (4.0 5.0) visa capacitar e preparar os profissionais do setor agrícola para que eles atendam a presente demanda de adaptação e expansão da tecnologia no campo. Todos os setores, processos envolvidos e tecnologias disponíveis para a implementação de uma smart farming, onde a produtividade e a sustentabilidade são maximizadas, serão abordados ao longo do programa. O Curso está estruturado em 4 módulos nos quais serão trabalhados temas fundamentais para a completa adaptação à Agricultura Digital, passando desde a quarta revolução agrícola (4.0), que consiste no uso de ferramentas para obtenção de informações por meio tecnologias integradas à Agricultura de Precisão, até a quinta revolução agrícola (5.0), onde o profissional aprende a utilizar de técnicas de inteligência artificial para automação de processos e suporte a tomada de decisão. O resultado de aprendizagem obtido no Curso permitirá aos profissionais formados atuar no setor agrícola com o que há de mais inovador no mercado, estando assim adaptado para o cenário atual de revolução tecnológica e preparado para atender a crescente demanda de produzir, baseada nos três pilares da Agricultura 5.0, eficiência, sustentabilidade e disponibilidade.
O curso é na modalidade online ao vivo, no qual 70% da carga horária das disciplinas serão aulas síncronas por meio de webconferência que acontecerão nas terças e quartas-feiras das 19h30 às 21h30, semanalmente, e 30% da carga horária será destinada à atividades de apoio assíncronas. O curso foi dividido em 4 módulos, sendo que cada módulo é composto por 3 disciplinas de 24h e uma disciplinas de desafio de aplicação de 12h. Além disso, durante o curso, o estudante terá oportunidade de participar, também, de uma disciplina EAD de Ética na qual se discutirá os desafios éticos do mundo contemporâneo por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e social-cidadão.
O primeiro módulo, chamado Agricultura 4.0, visa capacitar o profissional para atuar no setor agrícola de forma inovadora e tecnológica, formando um banco de dados para o monitoramento georeferenciado das áreas produtivas, tornando a produção mais eficiente e sustentável. Já o segundo módulo, denominado Data Science, treinará o pós-graduando para atuar no setor agrícola de forma técnica, explorando o banco de dados coletados e extraindo informações práticas e relevantes para uma tomada de decisão assertiva que maximizará a produção com redução dos custos e do impacto ambiental. Já, ao finalizar as disciplinas do módulo 3, que é Agricultura 5.0, o profissional estará pronto para aplicar os conhecimentos apreendidos até aqui e atuar na prática da tomada de decisão e execução, objetivando um aumento de produtividade de forma racional e sustentável. Por fim, ao concluir o módulo 4, chamado de Smart Farming Management, o pós-graduando estará apto a atuar no setor agrícola dentro do conceito de Smart Farming, Marketing Digital e do impacto das Mudanças Climáticas na Agricultura.”
Público-Alvo
O curso de Especialização em Agricultura Digital é destinado aos profissionais do setor agrícola e afins, como Engenheiros Agrônomos, Florestais, Ambientais e demais engenharias, Biotecnologistas, Zootecnistas, profissionais de tecnologias de informação que atuam no agronegócio com a aplicação e desenvolvimento de tecnologias, bem como pesquisadores da área e afins.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Engenheiro Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestre pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutor pela Universidade Federal do Paraná (2013). Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá (2021). Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Coordenador do curso de pós graduação Lato Sensu em Agricultura Digital: Inteligência Artificial e Big Data aplicada ao campo. Tem experiência nas áreas de Silvicultura, Desenvolvimento Rural, Fomento Florestal, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atualmente desenvolve pesquisas com Sistemas Agroflorestais, Desenvolvimento Rural Sustentável, Aplicações de drones e tecnologias para Agricultura.
pablo.souza@pucpr.br
Abimael Cereda Junior
Doutorado
Geógrafo, Mestre e Doutor em Eng. Urbana, Esp. Geoprocessamento. Pesquisa e atua profissionalmente há mais de 20 anos nas áreas de Análise de Dados Geográficos, Sistemas de Informações Geográficas, WebGIS e Planejamento Territorial (Urbano e Rural). Docente em cursos de pós-graduação no Brasil, Paraguai e Peru em Agricultura de Precisão, Geoprocessamento, GeoDataViz e Transformação Digital, além de palestrante e mentor em hubs de Inovação.
junior.abimael@pucpr.br
Alexandre de Oliveira Dal Forno
Doutorado
alexandre.forno@pucpr.br
Alexandre Luis Pereira
Especialização
Com 26 anos de atuação no mercado de recursos naturais (sucroenergético, grãos, citros, florestal, Frutas, flores e mineração) e foco em Governança e Gestão de Operações Agroindustriais e Desenvolvimento de projetos de IT e Telecom e Tecnologias agrícolas (Digital Farming, Precision Agriculture and Smart Farming) e forte viés em Planejamento estratégico, Tático e Operacional, Vendas técnicas, Marketing Inbould, Customer Success, Planos Diretores Agrícolas e liderança de equipes. Visão empreendedora e alta capacidade para transformar projetos em negócios; Ampla experiência em mapeamento e otimização de processos e recursos; Visão sistêmica e de contextualização das ações da organização; Experiência na articulação e identificação de problemas com todas as instancias da organização. Alta capacidade de gerenciar; grupos/atividades e extrair decisões / problemas que envolvam o mercado; Alto nível de comprometimento com valores, princípios éticos e morais. Ótimo relacionamento pessoal e político com todas as instancias; Especializações: Pós-graduação em Análise de Sistemas MBA em Administração de Empresas e Marketing MBA em Gestão de Projetos e Pessoas
luis.alexandre@pucpr.br
Bruna de Oliveira Silva
Doutorado
Engenheira Agrônoma (2015) na Universidade Federal Rural da Amazônia, mestrado (2017) e doutorado (2021) em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiências com avaliação de emissão de CO2 do solo e estoque de carbono no solo para promoção da agricultura inteligente e sustentável. Atualmente é Consultora de Negócios PL (Drones de pulverização DJI) da geo AG.
s.oliveira137@pucpr.br
Caroline Jerke
Doutorado
Doutoranda em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob orientação do Prof. Dr. Cimélio Bayer, Mestre em Agronomia pela Universidade de Brasília (UnB - 2011) e Graduação em Agronomia pela União Pioneira de integração Social (UPIS - 2008). Atua com experiência em fertilidade do solo e nutrição de culturas tais como milho, soja, café, algodão e cana-de-açúcar e treinamento e capacitação de pessoas em nível superior e para empresas do agronegócio. Atualmente atua na área de sensoriamento remoto aplicado ao estudo de variabilidades espacial e temporal em lavouras anuais para a Agroexata e coordena o programa de estágio PrEA, com atuação nacional.
caroline.jerke@pucpr.br
Cezar Henrique Jackiw Farias
Especialização
Graduado em Marketing, com MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio e Pós MBA em Inteligência Empresarial. Experiência profissional de 13 anos no mercado Agro, voltado ao planejamento estratégico, marketing e inteligência de mercado, através da atuação em diversas empresas do segmento.
cezar.jackiw@pucpr.br
Dennis Bernardi
Mestrado
Eng. Florestal – UFPR 1998
Mestre em Manejo Florestal – UFPR 1998
MBA Gestão Florestal - UFPR 2011
MBA Data Science e Analytics – USP/ESALQ 2022
Especialista em Geotecnologias – CENIBRA – 2004/10
Coordenador de Geotecnologias e Cadastro Florestal – Fibria – 2010/18
Consultor em Transformação Digital, Data Science e Geotencologias – Suzano 2018/23
dennis.bernardi@pucpr.br
Edilberto Nunes de Moura
Doutorado
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre e Doutor em Agronomia pela mesma universidade. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, nas funções de Diretor Educacional Saúde Animal e Agroambiental e Coordenador do curso de graduação em Engenharia Agronômica. Palavras-chave: Irrigação e Drenagem, Sistema de Informação Geográfica com aplicações no agronegócio, Agricultura Digital e Estatística espacial.
edilberto.moura@pucpr.br
Edson Ruschel
Doutorado
Edson Ruschel possui título de Engenheiro Mecatrônico (Controle e Automação), graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010-2015); Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015-2017), com foco em manutenção industrial; e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, também pelo PPGEPS da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017-2022), sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Alves Portela Santos. Atualmente é professor da Escola Politécnica da PUCPR, onde leciona para os cursos de especialização e graduação das engenharias desde 2017. Possui também 14 anos de experiência na área comercial, onde atuou como gerente administrativo.
- Coordenador e Professor da Apple Developer Academy da PUCPR.
- Apple Distinguished Educator, classe de 2019.
- Consultor em Arquitetura e Desenvolvimento de Software.
- Desenvolvedor na área de Blockchain / Smart Contracts, utilizando principalmente as linguagens: Solidity e Rust.
- Pesquisador na área de ensino de programação e Desenvolvimento de Software. Utiliza especificamente a metodologia de aprendizagem ativa Challenge Based Learning (CBL) que ajudou a adaptar e desenvolver para este fim.
- Doutor pela PUCPR em Engenharia de Software.
Doutor e mestre em Produção vegetal/Agrometeorologia e climatologia agrícola, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Jaboticabal. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Entre julho de 2018 a julho de 2020, atuou como Professor Substituto do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Naviraí. É consultor ad-hoc em projetos de pesquisa e colabora como revisor em periódicos nacionais e internacionais. Membro dos grupos de pesquisa do CNPQ: (GAS- Grupo de Estudos em Agrometeorologia), (Restauração Ambiental, Mudanças Climáticas e Valoração de Ativos Naturais), (Recursos Naturais e Tecnologias Agropecuárias) e no grupo (GESP - Grupo de Estudos em Solos e Plantas Cultivadas). Participou de projetos de pesquisas no departamento de Agrometeorologia da Embrapa Amazônia Oriental e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Agrometeorológica, uso de Técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Inteligência Artificial, Geoestatística e Agricultura de Precisão.
jose.cabral@pucpr.br
Julyane Vieira Fontenelli
Doutorado
Bacharel emEngenheira Agrícola e Ambiental (2012) e Mestra em Engenharia Agrícola (2014) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Engenharia Agrícola (2019) com área de concentração em agricultura de precisão e geotecnologias pela Universidade Estadual de Campinas, com período de doutorado sanduíche (2017) na McGill University (Canadá). Atualmente atua nas áreas de geotecnologias, geoestatística e ciência de dados aplicadas à agricultura e a dados geoespaciais.
julyane.fontenelli@pucpr.br
Nayane Jaqueline Costa Maia
Doutorado
Engenheira Agrônoma, Doutora em Agronomia com ênfase em machine learning na agricultura e Cientista de Dados atuando na área de dados por mais de 5 anos, procuro através dos dados e implementação de técnicas de machine learning (séries temporais, modelagem e estatística), uma maneira de otimizar os sistemas produtivos e financeiros, e criar estratégias para melhorar as tomadas de decisões baseado em dados. Atualmente sou cientista de dados focada em entregas para o agronegócio: agricultura digital, sensoriamento remoto, experimentação agronômica, e modelagem matemática para fins de previsão e aumento de produtividade de cana-de-açúcar. Com experiência de negócio nas áreas de supply chain, compras, processos industriais e agricultura.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
O objetivo desta disciplina é fornecer para os alunos da Pós-Graduação em Agricultura de Precisão um panorama geral da Agricultura de Precisão, desde seu surgimento até a aplicação no presente e perspectivas futuras. Ao final desta disciplina os alunos estarão a par dos processos que envolvem a Agricultura de Precisão, e conscientes de sua importância, uma vez que é a forma mais precisa de monitorar as atividades agrícolas, auxiliando os gestores na tomada de decisão mais assertiva.
Sistemas de Informações aplicados a Agricultura de Precisão
Carga horária: 24h
Esta disciplina visa compreender como o uso do geoprocessamento e sensoriamento remoto auxiliam na compreensão do comportamento espectral da vegetação. Neste sentido, conhecer as principais formas de aquisição de imagens de satélite, níveis de processamento na extração de informações de imagem digital (drone ou satélites) é essencial na tomada de decisão na agricultura de precisão.
Nessa disciplina, o estudante da Pós-Graduação em Agricultura Digital estudará os princípios de sensoriamento remoto e as suas aplicações dentro do contexto de agricultura de precisão com intuito de capacitar os alunos a utilizar técnicas de sensoriamento orbital, sub orbital (drones) e proximal para identificar e manejar a variabilidade espacial e temporal das lavouras.
Desafio Tecnológico: Sensoriamento para identificação e manejo da variabilidade espacial e temporal
Carga horária: 12h
Nesta disciplina, os estudantes de Pós-Graduação em Agricultura Digital irão utilizar os conhecimentos obtidos nas disciplinas do Módulo Agricultura 4.0 para aplicar pelo menos uma das técnicas abordadas, desde a obtenção dos dados e o processamento e análise, para tentar solucionar uma demanda real dentro do contexto de Agricultura de Precisão.
O objetivo desta disciplina é introduzir os alunos do curso de Pós-Graduação em Agricultura Digital à linguagem de programação. Serão abordados os principais conceitos, ferramentas e recursos que a mesma oferece. Ao final desta disciplina os alunos estarão aptos para começar a explorar essa importante ferramenta que auxilia no processamento e análise de dados.
A ementa da desta disciplina consiste na visão geral sobre ambiente Big Data, as propriedades do Big Data e sua evolução, assim como uma abordagem semântica da extração de conhecimento. A relação do Big Data com a Internet of Things (IoT), consiste na aprendizagem de conceitos fundamentais relacionados à IoT e suas aplicações no Big Data para resolução de problemas reais.
O objetivo desta disciplina é capacitar os alunos da Pós-Graduação em Agricultura Digital para os desafios da Data Science, que consiste na transformação dos dados coletados por meio de sensores em informações precisas e uteis. Serão abordadas análises estatísticas que cobrem todo este processo, desde a remoção de outliers até os mecanismos de agrupamento. Ao final desta disciplina os alunos estarão aptos para realizar o tratamento e as análises necessárias que traduzem os dados coletados em informações que auxiliaram a tomada de decisão.
Neste Desafio de Aplicação, os alunos da Pós-Graduação em Agricultura Digital aplicarão o conteúdo ministrado no Módulo Data Science, para solucionar um problema real da área de interesse. Os alunos deverão utilizar o conhecimento obtido e extrair de dados reais informações relevantes, que irão auxiliar na gestão e monitoramento agrícola, por meio de análises estatísticas.
Nesta disciplina, serão abordados os conceitos básicos de Machine Learning, as principais técnicas e as aplicações desta ferramenta no setor agrícola. A ementa abordará métodos quantitativos e qualitativos, técnicas de amostragem, métricas de avaliação de acurácia, tendência e precisão assim como apresentação dos resultados. Ao final desta disciplina os alunos de Pós-Graduação em Agricultura Digital estarão aptos para utilizar essa ferramenta com segurança e praticidade.
O objetivo desta disciplina é de explorar junto aos alunos da Pós-Graduação em Agricultura Digital os diferentes tipos de modelagem, modelos mecanísticos e determinísticos, modelos de simulação e de previsão. Serão abordados modelos de produtividade, pragas e doenças, bem como as formas de calibração e validação. Ao final da disciplina os alunos terão conhecimento para explorar todo o potencial que esta ferramenta pode proporcionar para os profissionais da área.
O objetivo desta disciplina é de explorar todo o potencial da Tecnologia de Taxa Variável. Os alunos da Pós-Graduação em Agricultura Digital serão capacitados para transformar o conteúdo já abordado neste curso em tomada de decisão e execução por meio da Tecnologia em Taxa Variável. Aplicação em Taxa Variável de diferentes produtos serão exploradas, como sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas e lâmina de irrigação.
Técnicas de Machine Learning aplicadas na produção animal
Carga horária: 12h
Neste Desafio de Aplicação, os alunos da Pós-Graduação em Agricultura Digital terão como objetivo colocar em prática o conhecimento obtido no Módulo Agricultiura 5.0, onde a toda a informação coletada, processada e analisada nos módulos anteriores será transformada em tomada de decisão, por meio de técnicas modelagem. Para tanto, os alunos deverão construir um modelo, utilizando técnicas de Machine learning, para simular uma aplicação na produção animal e seu melhoramento
A disciplina de Smart Farming da Pós-Graduação em Agricultura Digital tem como objetivo capacitar os alunos para que diante de todo o conteúdo já abortado no curso, eles sejam capazes de fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, como um facilitador das atividades de organizações agrícolas. Ao final da disciplina os alunos terão uma ampla visão e conhecimento de como planejar suas atividades em resposta às diversas mudanças nas circunstâncias e condições, possibilitando a exploração das várias compensações inerentes a qualquer processo de tomada de decisão enquanto gerencia o problema de sobrecarga de informação.
Para esta disciplina, os alunos serão capacitados em gerir projetos na era digital, etapas de planejamento e informações de estudos em novos mercados. Buscando sempre projetos elencados ao público e perfil de trabalho do Agronegócio. A capacitação estenderá para a construção de possíveis cenários de negócio, e mercados futuros para inserção de novos projetos, além de métricas e avaliação de viabilidade e rentabilidade dos respectivos. Após essa primeira abordagem, será transmito aos alunos conhecimento de marketing digital, uma vez em que as estratégias serão em prol dos projetos executados. Por meio disso, formas de construção de conteúdo e abordagem dos respectivos em plataformas digitais também serão temas ministrados. Será ofertado o conhecimento das estratégias de impulsionamento e posicionamento de marca nas plataformas digitais, as quais são de extrema importância para novos negócios e/ou projetos.
Perspectivas Futuras no cenário de Mudanças Climáticas
Carga horária: 24h
Nesta disciplina, será explorada as perspectivas do cenário agrícola diante as Mudanças Climáticas. Serão abordados o contexto das discussões sobre mudanças climáticas (histórico e evidencias), conceitos fundamentais de mitigação, vulnerabilidade e adaptação, causas das mudanças climáticas e por final o IPCC e os cenários mundiais de mudanças do clima, assim como as consequências para o setor agrícola em cada cenário.
Desafio de Aplicação: Elaboração de um artigo científico em Agricultura Digital
Carga horária: 12h
A proposta deste desafio è que os alunos reunam todo o conhecimento adquirido no curso e elaborem um artigo ciêntifico dentro do tema de Agricultura Digital