“Em 2050, prevê-se que dois terços da população mundial viverão em assentamentos urbanos e periurbanos, com a probabilidade de que 3 bilhões de pessoas terão acesso insuficiente à saúde, energia, saneamento básico e alimentos saudáveis (ONU, 2018). No Brasil, atualmente, 85% da população vive nas cidades e este percentual tende a aumentar nos próximos anos (IBGE, 2015). Nesse cenário, manter ou promover a agricultura dentro e no entorno das cidades é uma forma de fortalecer a segurança alimentar e nutricional, gerar renda às populações vulneráveis, reduzir a distância entre produtores e consumidores e gerar benefícios ambientais.
O curso Lato Sensu em Agricultura urbana e sustentabilidade alimentar visa formar profissionais capacitados para manter ou promover a agricultura dentro e no entorno das cidades, como uma forma de fortalecer a segurança alimentar, gerar renda, reduzir a distância entre produtores e consumidores e gerar benefícios ambientais.
O curso é na modalidade online ao vivo, no qual 70% da carga horária das disciplinas serão aulas síncronas por meio de webconferência que acontecerão nas terças e quartas-feiras das 19h00 às 23h00, quinzenalmente, e 30% da carga horária será destinada a atividades de apoio assíncronas. O curso foi dividido em 4 módulos, sendo que cada módulo é composto por 3 disciplinas de 24h e uma disciplinas de desafio de aplicação de 12h. Além disso, durante o curso, o estudante terá oportunidade de participar, também, de uma disciplina EAD de Ética na qual se discutirá os desafios éticos do mundo contemporâneo por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e social-cidadão.
O módulo 1, chamado de Cidades Produtivas, tem como objetivo capacitar o profissional para reconhecer locais aptos a inserção de cultivos agronômicos dentro das áreas urbanas e periurbanas, sendo possível diagnosticar problemas e indicar soluções. O módulo 2, denominado Cidades, ciclos e soluções, visa treinar o pós-graduando para ter visão holística sobre a agricultura urbana, gerando um plano de reuso dos recursos dentro da visão da permacultura. Já, ao final do módulo 3 Comida urbana, o profissional estará habilitado para subsidiar projetos de agricultura urbana dentro de preceitos de agricultura sintrópica e regenerativa, que vai além do orgânico e visa a saúde do ecossistema. E, após concluir as disciplinas do módulo 4, chamado de Subsídios à produção agrícola urbana, o estudante terá aprendido sobre os aspectos que incrementem a produção agrícola urbana.
”
Público-Alvo
Profissionais com graduação em todas as áreas de formação acadêmica
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Mariana Grassi Noya
Doutorado
Coordenador(a)
André Ruoppolo Biazoti
Mestrado
Eduardo Henrique Ferreira Pinto Feniman
Mestrado
Emi Rainildes Lorenzetti
Doutorado
Estevan Felipe Pizarro Muñoz
Doutorado
Fabiane Machado Vezzani
Doutorado
Felipe Thiago de Jesus
Mestrado
Luana Fernandes Melo
Doutorado
Márcio Alexandre Alberti
Doutorado
Marcos José de Abreu
Mestrado
Patricia Martins
Doutorado
Rafael Augusto Camargo
Doutorado
Rodrigo de Souza
Doutorado
Sergio Fernando Tavares
Doutorado
Disciplinas
O que você irá aprender.