A especialização em Avaliação do comportamento e sua aplicação no bem-estar animal da PUCPR pretende formar profissionais preocupados com a qualidade de vida da fauna nativa ou exótica, silvestre ou sinantrópica, livre ou cativa, bem como os animais de companhia, de serviço, experimentais e de entretenimento.
Segundo o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021, o Brasil é o terceiro país com maior número de animais domésticos no mundo, com 149,6 milhões de animais de estimação. Isso significa que, pelo menos 70% da população brasileira tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha.
Nesse cenário, o estudo do comportamento animal é fundamental para garantir o bem-estar de pets, bem como, orientar os tutores. Além disso, os profissionais especializados na análise de comportamento e bem-estar animal também podem contribuir para a preservação e manutenção da fauna nativa brasileira, que está em risco devido à instabilidade climática e aos constantes desmatamentos da flora no país.
O que é comportamento e bem-estar animal?
Ao contrário dos seres humanos que podem expressar seus sentimentos por meio de palavras, os animais se comunicam pelo comportamento, por isso esse estudo é fundamental para entender seus sentimentos.
O bem-estar animal deve ser o objetivo de todos que possuem ou trabalham com animais e para isso a observação e análise do comportamento dos bichos é essencial.
Público-Alvo
O público-alvo da especialização em Avaliação do comportamento e sua aplicação no bem-estar animal se constitui de profissionais preocupados com a qualidade de vida da fauna nativa ou exótica, silvestre ou sinantrópica, livre ou cativa, bem como os animais de companhia, de serviço, experimentais e de entretenimento. O público deste curso é formado por profissionais que almejam atuar ou já estão no mercado de trabalho, envolvido direta ou indiretamente no manejo da fauna visando atender as demandas éticas, legais e de conservação. São profissionais comprometidos com a proteção animal, apoio a tutela de animais de companhia (hotelaria, day care, pet sitter, adestramento, clínica e jurídica), no manejo e na conservação da fauna. Esses profissionais são empáticos ao sofrimento animal, porém embora percebam as respostas comportamentais diante dos estímulos provenientes da relação com os seres humanos, sentem falta de uma capacitação técnica que lhe permita realizar diagnósticos comportamentais precisos, propor e operacionalizar intervenções na realidade para melhorar as condições de vida desses animais.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Ecologia Comportamental: Evolução do comportamento animal
Carga horária: 24h
Essa disciplina teórica é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante desenvolve o conceito de comportamento animal no contexto ecológico e evolutivo, reconhecendo as diferentes expressões morfológicas dos animais e interpretando-as como estratégias de sobrevivência por meio da adaptação do organismo com as demandas do ambiente externo e interno. Ao final, o estudante é capaz de interpretar o comportamento dos animais a partir de um referencial científico e por meio de comparações com outros indivíduos e espécies.
A Senciência animal e a Ciência do Bem-estar-Animal
Carga horária: 24h
Essa disciplina teórica é direcionada a profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante analisa principalmente o conceito de senciência animal, abordado mais recentemente por diversos cientistas e filósofos, e a sua importância nas discussões acerca da consciência e cognição animal. O tema trará para o debate assuntos relevantes como emoções e sentimentos em diferentes espécies de animais não-humanos, o problema das outras mentes, o antropomorfismo, o viés humano nos experimentos com animais, dentre outros. O estudante associa a temática da senciência à ciência do bem-estar animal, de tal modo que, ao final da disciplina, seja capaz de relacionar os fundamentos das práticas de intervenção nos sistemas de manejo, a fim de inovar e aprimorar técnicas capazes de promover níveis mais altos de bem-estar aos animais.
Fisiologia da dor e do estresse e intervenções medicamentosas e não medicamentosas
Carga horária: 24h
Essa disciplina teórica é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante reconhece o conceito de dor/sofrimento e estresse/distresse com base no avanço do conhecimento científico e da biomedicina na quantificação e mitigação, associando-o aos estímulos desencadeadores decorrentes do manejo. Ao final, o estudante é capaz de associar a mitigação a intervenções medicamentosas e não medicamentosas a partir do reconhecimento das respostas a estímulos estressores.
Essa disciplina teórica é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante analisa o conceito de direito animal, contextualizando historicamente e socialmente, transpondo as limitações das legislações vigentes associando-as com as demandas sociais contemporâneas e o papel histórico e atual dos terceiro setor na difusão de informação, mobilização social e comprometimento com a causa. Ao final, é capaz de exercer e apoiar a cidadania protagonista, autônoma e crítica a partir da identificação de condutas criminosas.
"ssa disciplina teórico-prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante avalia as limitações impostas por ambientes com animais cativos e as potencialidades do enriquecimento ambiental como meio de mitigação dessas vulnerabilidades. Ele compara os tipos de enriquecimento ambiental, os benefícios e procedimentos validados cientificamente, bem como as limitações que devem ser superadas. Ao final, é capaz de propor a aplicação de enriquecimento ambiental a partir da análise dos tipos mais efetivos em diferentes realidades, em sintonia com as perspectivas técnicas, éticas e legais.
Essa disciplina teórico-prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante identifica as limitações ao bem-estar-animal impostas pelos métodos de manejo e controle de animais invertebrados e vertebrados sinantrópicos. Ele reconhece nas intervenções tradicionais e contemporâneas, locais e globais, medidas de minimização do impacto do manejo de populações da fauna associada ao homem. Ao final, é capaz de propor métodos de diagnóstico e mitigação das vulnerabilidades, em sintonia com as perspectivas técnicas, éticas e legais.
Relação tutor e pet: adestramento como conduta ética
Carga horária: 24h
Essa disciplina teórico-prática a é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante avalia as limitações ao bem-estar-animal impostas pela relação desproporcional mantida entre tutores e pets. Ele reconhece no adestramento uma conduta ética que estreita os canais de comunicação entre o pet e o tutor. Ao final, é capaz de propor métodos de diagnóstico e mitigação das vulnerabilidades, a partir da avaliação das condições de bem-estar-animal dos animal de companhia, em sintonia com as perspectivas técnicas, éticas e legais.
Bem-estar aplicado na pesquisa experimental: Principio dos 3R e Biotérios
Carga horária: 12h
Essa disciplina teórico-prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante avalia as limitações ao bem-estar-animal impostas no uso de animais no contexto acadêmico, tanto da pesquisa quanto no ensino. Ele analisa eticamente os métodos de bem-estar aplicados nos biotérios. Ao final, é capaz de propor métodos de diagnóstico e mitigação das vulnerabilidades, a partir da avaliação das condições de bem-estar-animal dos animais experimentais, em sintonia com as perspectivas técnicas, éticas e legais.
Essa disciplina teórico-prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante avalia as limitações ao bem-estar-animal impostas no uso de animais pela sociedade. Ele aplica o princípio dos 3R, buscando uma conduta ética no uso de animais. Ao final, é capaz de propor métodos alternativos/substitutivos no uso de animais em diferentes contextos, em sintonia com as perspectivas técnicas, éticas e legais.
Educação ambiental: sensibilizando para o bem-estar-animal
Carga horária: 24h
Essa disciplina teórico-prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante identifica as vulnerabilidades de animais humanos e não humanos nas relações impostas pelo sistema atual, reconhecendo na educação uma ferramenta de intervenção. Ele recohece nos processos da educação ambiental uma perspectiva de atuação na realidade de forma a reaproximar as pessoas da natureza. Ao final, é capaz de propor estratégias de educação ambiental no âmbito formal e não formal de modo a sensibilizar cidadãos quanto à necessidade da manutenção do bem-estar animal para saúde do ambiente natural como um todo, em sintonia com as perspectivas técnicas, éticas e legais.
Métodos de diagnóstico do comportamento animal: qualitativo
Carga horária: 24h
"Essa disciplina teórico-prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante utiliza método de diagnóstico qualitativo de comportamento animal em espécies da fauna de sua escolha e categoriza o comportamento e analisa os resultados das variáveis testadas com base no referencial científico. Ao final, é capaz de descrever o comportamento do animal escolhido com senso critico, comprometimento e integridade ética, visando ao reconhecimento de estímulos que comprometem a expressão do seu comportamento natural e refletindo sobre medidas técnicas, éticas e legais que possam mitigar essas interferências. "
Métodos de diagnóstico do comportamento animal: quantativos
Carga horária: 24h
"Essa disciplina teórico-prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante utiliza métodos quantitaivos de diagnóstico de comportamento animal em espécies da fauna de sua escolha e analisa os resultados das variáveis testadas com base no referencial científico. Ao final, é capaz de avaliar o comportamento do animal escolhido com senso critico, comprometimento e integridade ética, visando ao reconhecimento de estímulos que comprometem a expressão do seu comportamento natural e refletindo sobre medidas técnicas, éticas e legais que possam mitigar essas interferências. "
Essa disciplina teórico-prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante avalia as limitações ao bem-estar animal impostas pelos métodos de pesquisa de animais invertebrados e vertebrados. Ele reconhece nas intervenções tradicionais e contemporâneas, locais e globais, medidas de minimização do impacto do estudo ecológico de campo. Ao final, é capaz de propor a mitigação das vulnerabilidades, a partir das condições de bem-estar animal em estudos de campo, em sintonia com as perspectivas técnicas, éticas e legais.
Essa disciplina teórico-prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante avalia as limitações impostas por criadouros científicos e zoológicos associando-as ao grau de bem-estar animal expresso pelo animal através do seu comportamento. Ele avalia nas intervenções tradicionais e contemporâneas, locais e globais, medidas de minimização do impacto do cativeiro e do público. Ao final, é capaz de propor a mitigação das vulnerabilidades, a partir das condições de bem-estar animal proporcionadas por criadouros científicos, em sintonia com as perspectivas técnicas, éticas e legais.
Essa disciplina prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante identifica o contexto, histórico, social, ético e legal do comportamento e bem-estar animal. Ele desenvolve um portfólio acompanhado e orientado por meio de mentoria de especialistas. Ao final, é capaz de correlacionar todos os elementos envolvidos na identificação dos conflitos éticos e vulnerabilidades decorrentes da ação do homem com autonomia, senso critico, comprometimento e integridade ética.
Essa disciplina teórica é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante identifica o conceito de ética animal, reconhecendo os princípios e correntes éticas balizadores de decisões quanto ao uso de animais, transpondo perspectivas éticas individuais para perspectiva bioética coletivas e multidisciplinares. Ao final, é capaz de identificar agentes e pacientes morais, as vulnerabilidades individuais/coletivas, ambientais a nível local e global em situações da sua realidade, visando colaborar para um diálogo que conflua valores e interesses a fim de se alcançar soluções justas e consensuais.
Essa disciplina prática é direcionada para profissionais de diferentes áreas no âmbito da formação lato sensu. Nela, o estudante aplica os métodos de diagnóstico de comportamento animal em uma espécie animal de sua escolha, identifica estímulos estressores e analisa os resultados das variáveis testadas com base no referencial científico. Ele desenvolve um projeto pessoal acompanhado e orientado por meio de mentoria de especialistas. Ao final, é capaz de propor medidas mitigadoras quanto a alterações do comportamento e bem-estar animal com autonomia, senso-critico, comprometimento e integridade ética.