Tendo em vista as transformações sociais, culturais, políticas e econômicas ocorridas no mundo, o curso de Especialização em Brasil Contemporâneo visa qualificar cientistas sociais, pedagogos, historiadores, assistentes sociais, profissionais das letras, das comunicações, artes e áreas afins, a desenvolverem discussões, pesquisas e elaboração de projetos socioculturais sobre a sociedade, cultura e história nacional recente. Neste sentido, a pretensão é subsidiar teórica e metodologicamente profissionais que atuam no ensino, instituições culturais, em órgãos do governo, ONGs e institutos, proporcionando reflexão crítica e atualizada a respeito da Sociedade Brasileira entre os séculos XIX e XXI.
O que estuda o Brasil Contemporâneo?
A formação em Brasil Contemporâneo é uma especialização que se concentra no estudo e compreensão dos aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais do Brasil atual. Os profissionais que buscam essa especialização buscam aprofundar seu conhecimento sobre o país e suas complexidades contemporâneas.
A especialização em Brasil Contemporâneo abre portas para diversas carreiras que envolvem o entendimento e a análise das dinâmicas atuais do país. Os especialistas em Brasil Contemporâneo podem contribuir para a compreensão e a transformação dos desafios e oportunidades que o paísl enfrenta na contemporaneidade. Egressos do curso podem atuar como: analista político, consultor em Políticas Públicas, pesquisador acadêmico, na gestão de projetos sociais, em ONGS e institutos de pesquisa, no empreendedorismo social, nas relações internacionais, podem escrever artigos e relatórios de cunho jornalístico, entre outros.
Público-alvo
O curso de Brasil Contemporâneo é indicado para cientistas sociais, pedagogos, historiadores, assistentes sociais, profissionais das letras, das comunicações, artes e áreas afins.
Público-Alvo
Cientistas sociais, pedagogos, historiadores, assistentes sociais, profissionais das letras, das comunicações, artes e áreas afins
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Pós-doutoranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUCPR); Doutorado e mestrado em Educação pela PUCPR; com período de bolsa sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Especialização em Pesquisa Educacional e em Gestão e Liderança Universitária (PUCPR). Graduada em Ciências Sociais e Estudos Sociais pela Universidade Federal do Paraná e Educação Artística/Música pela Fundação Faculdade de Artes do Paraná, FAP. Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Sociais de 2008 a 2020. Coordenadora do curso de Especialização em Sociologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora da PUCPR, ministra aulas e orienta trabalhos na graduação e pós-graduação lato senso, principalmente nas seguintes áreas: Sociologia da Educação, Prática Profissional em Sociologia, Metodologia do Ensino em Ciências Sociais, Estágio Supervisionado em Sociologia. Gênero feminino, vulnerabilidade social, educação e trabalho. Questões relativas a Pandemia.Participa do Grupo de pesquisa Educação, Migração e Direitos Humanos cujo foco central do estudo se encontra na interface de duas temáticas: a sociologia da educação no Brasil e o processo migratório internacional.
s.mattar@pucpr.br
Caue Kruger
Doutorado
Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador da Especialização em Antropologia Cultural e professor da Licenciatura e do Bacharelado em Ciências Sociais da PUCPR. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia e Teatro, com ênfase em Antropologia do Teatro, Antropologia e Sociologia da Arte e Estudos da Performance.
Cezar Bueno de Lima. É doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do curso de graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (Mestrado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Campus Curitiba. É autor do livro “Jovens em Conflito com a lei: liberdade assistida e vidas interrompidas”. É co-autor do livro “Juventude, Violência, Cidadania e Políticas Públicas em Curitiba e Região Metropolitana”, publicado pelo Núcleo de Pesquisa do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos/IDDEHA-PR. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Ciências da PUCPR, membro coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e professor do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR e professor convidado do Programa de Doutorado em Humanidades na Universidade Católica de Moçambique. É professor bolsista Produtividade CNPq (2022-2025). É autor e orientador de projetos de pesquisa PIBIC/PUPCR nas áreas de globalização e mudanças dos padrões de normalidade da juventude e justiça restaurativa. É palestrante e autor de dezenas de artigos publicados desde 2004.
Doutoranda em sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre (2014) em educação e graduada (2012) em licenciatura em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente compõe a comissão executiva da Revista Sociologias Plurais (UFPR) e é integrante do grupo de pesquisa em Educação e Bioética (PUCPR). Foi professora visitante na Pontifícia Universidade Católica do Paraná de 2016 a 2019 e do programa PARFOR pela Universidade Federal do Paraná em 2013. Atuou também como professora da educação básica na rede pública e privada de 2010 a 2019. Supervisionou o programa PIBID interdisciplinar pela PUCPR de 2011 a 2014. Áreas de pesquisa: sociologia da educação, ensino de sociologia, pensamento social brasileiro. https://orcid.org/0000-0002-8355-1160.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Esta disciplina tem como objetivo identificar e caracterizar as diferentes correntes de pensamento e interesse temático que orientam o desenvolvimento de estudos e pesquisas da Sociologia Brasileira. Analisar o Surgimento e consolidação da sociologia no Brasil. Estudar as teorias raciais e o racismo à brasileira. Entender as teorias da dependência, modernização e subdesenvolvimento. Identifica estudos brasileiros contemporâneos
Esta disciplina, voltada aos alunos do curso de especialização lato sensu Brasil Contemporâneo, tem por objetivo analisar obras representativas da literatura brasileira como discursos estéticos que oferecem interpretações do país. Nela, os estudantes desenvolvem habilidades de leitura literária e aprendem a refletir sobre as relações entre forma literária e processo social, articulando as áreas de Teoria literária, Sociologia e História. Ao final do curso, o estudante é capaz de empreender leituras centradas na experiência estética, em perspectiva interdisciplinar, de modo a propor análises histórico-sociais de obras literárias brasileiras.
Nesta disciplina, o/a estudante irá realizar a finalização do ciclo de estudos sobre: História do Brasil Imperial; Sociologia Brasileira e Literatura Brasileira, articulando os conhecimentos obtidos nas três disciplinas estudadas, a fim de elaborar uma atividade/projeto/produto em consonância aos temas apresentados
Esta disciplina tem como objetivo compreender historicamente como se formou a sociedade brasileira republicana. Para tanto, utilizando de uma abordagem da História Cultural, debateremos questões como a construção do mercado de trabalho livre no Brasil, as noções de cidadania na república e diferentes discursos identitários surgidos nesse período republicano. Ao final do curso, o aluno perceberá permanências entre o período imperial e republicanos no Brasil, assim como as diferentes disputas e discursos raciais, sociais e políticos que marcaram a construção da sociedade brasileira atual.
Essa disciplina terá como objetivo apresentar um panorama geral da Antropologia Brasileira. O foco principal das discussões se desenvolverá em torno da articulação entre estudos da cultura nacional, da etnologia indígena, da questão racial e da identidade étnica no Brasil.
Nesta disciplina o/a estudante irá realizar a finalização do ciclo de estudos sobre: História do Brasil República, Antropologia Brasileira e Democracia, Estados e partidos políticos no Brasil, articulando os conhecimentos obtidos nas três disciplinas estudadas, a fim de elaborar uma atividade/projeto/produto em consonância aos temas apresentados
Esta disciplina tem por objetivo analisar o Surgimento, evolução e constituição dos movimentos sociais. O movimento social frente à modernidade, à sociedade industrial e na contemporaneidade. A emergência dos novos movimentos sociais. Movimentos sociais na sociedade latino-americana e brasileira e sua contribuição no contexto da educação não convencional, formal, para a democratização e promoção da igualdade social
Movimentos Sociais nos Processos de Afirmação da Cidadania e Promoção dos Direitos Humanos
Carga horária: 12h
Nesta disciplina o/a estudante irá realizar (em pares) a finalização do ciclo de estudos sobre: Estudos de conjuntura e violência no Brasil e Cidadania e movimentos sociais no Brasil. Articulando os conhecimentos obtidos nas três disciplinas estudadas, a fim de elaborar uma atividade/projeto/produto em consonância aos temas apresentados
O presente curso tem por objetivo apresentar destaques da arte brasileira do século XX, interconectadas com discussões socioculturais e históricas. Os principais focos do curso são: cultura popular, expressões étnicas e religiosas, modernismo da década de 1920, arte engajada da década de 1960, tropicalismo da década de 1970 e trajetórias de alguns artistas contemporâneos.
Se por um lado os temas que circundam gênero e sexualidade passaram a ter maior relevância midiática no Brasil na atualidade, no meio acadêmico faz ao menos três décadas que os chamados Estudos de Gênero povoam os grupos de pesquisa e as universidades brasileiras. O objetivo maior dessa disciplina se inscreve nessa empreitada dupla: analisar os conceitos e tensões teóricas produzidas no norte global sobre o tema, transpondo-os criticamente para a realidade sul-americana; e compreender como a produção brasileira pode nos situar em relação aos avanços e retrocessos políticos em torno da sexualidade em nossa contemporaneidade.
A disciplina Decolonialidade, conhecimento e a interculturalidade visa a estabelecer um contraponto à narrativa da modernidade, por meio da compreensão da relação constitutiva entre modernidade e colonialidade. Por sua vez, a colonialidade do ser se refere à experiência vivida de colonização e seus impactos na linguagem e na visão de mundo dos povos colonizadose explorados historicamente.
Nesta disciplina o/a estudante irá realizar (em pares) a finalização do ciclo de estudos sobre: Arte brasileira contemporânea; Gênero e sexualidade e Pensamento afro-brasileiro e decolonialidade. Articulando os conhecimentos obtidos nas três disciplinas estudadas, a fim de elaborar uma atividade/projeto/produto em consonância aos temas apresentados