Esta especialização é voltada para interessados em combinar a arte do cinema com a compreensão cultural e social profunda proporcionada pela antropologia. Para isso, a pós-graduação em Imagem, Etnografia e Documentário da PUCPR combina produção, construção de conhecimento e reflexão sobre filme etnográfico e cinema documentário, articulando discussões teórico-metodológicas de antropologia visual com a reflexão e o know-how da produção cinematográfica. Essa combinação de disciplinas pode ser particularmente valiosa para documentar, compreender e interagir com diferentes contextos, comunidades e experiências humanas de forma mais significativa.
A partir da abordagem interdisciplinar da pós-graduação em Imagem, Etnografia e Documentário, o egresso poderá combinar a produção prática de documentários com uma compreensão mais profunda do gênero e sua relação com a etnografia e a antropologia. Isso permitirá a criação de documentários significativos e enriquecedores, contextualizados por insights antropológicos, que podem também contribuir para a construção de conhecimento sobre o gênero documental.
Mercado de trabalho para documentaristas
Especialistas em imagem, etnografia e documentário podem seguir carreiras na produção de documentários, pesquisa antropológica aplicada, ensino superior, curadoria de filmes, crítica de cinema, consultoria cultural ou trabalhar em organizações sem fins lucrativos que se concentram em questões culturais e sociais.
O que faz um produtor de documentário?
Um produtor de documentário desempenha um papel fundamental em todas as fases do processo de criação, desde a concepção da ideia até a distribuição final. Suas responsabilidades incluem o desenvolvimento de conceitos, pesquisa de temas, elaboração de planos de produção e orçamentos, contratação e coordenação de equipes, organização da pré-produção, supervisão da produção, colaboração na edição e garantia de conformidade legal.
Eles também se envolvem na distribuição, promoção e negociação de licenças, acompanhando o projeto até a conclusão. Esses profissionais combinam habilidades criativas, gerenciais e legais para assegurar que o documentário atenda aos padrões de qualidade e alcance seu público-alvo de maneira eficiente.
Público-alvo
A especialização em Imagem, Etnografia e Documentário da PUCPR é indicada para graduados em área relacionada, como cinema, ciências sociais, história, jornalismo ou, ainda, graduados de outras áreas interessados em antropologia, cinema e documentário.
Público-Alvo
Graduados em área relacionada, como cinema, ciências sociais, história, jornalismo ou, ainda, graduados de outras áreas interessados em antropologia, cinema e documentário.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Professor auxiliar das graduações em Cinema e Audiovisual / Teatro, além de Coordenador da Pós-graduação em Cinema e Produção Audiovisual na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Coordenador da Tambor Multiartes e do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba. Atua como preparador de elenco, diretor e produtor em cinema.
marcelo.puppi@pucpr.br
Caue Kruger
Doutorado
Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador da Especialização em Antropologia Cultural e professor da Licenciatura e do Bacharelado em Ciências Sociais da PUCPR. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia e Teatro, com ênfase em Antropologia do Teatro, Antropologia e Sociologia da Arte e Estudos da Performance.
Demian Garcia é doutorando em Cinema na UPJV, professor do curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR. Sua pesquisa se concentra na construção de emoções através do som. Seus centros de interesse são: a escritura sonora, processo de criação de som, cinema de horror, cinema japonês, cinema documentário. Integra o Laboratório de Pesquisa CRAE, UPJV, França; e o grupo de pesquisa LAPIS - Laboratório de Pesquisa de Imagens e Sons (UFPE/CNPq). www.demiangarcia.com
Formado em Desenho Industrial pela PUC-PR, teve o seu primeiro contato com o cinema em 2005. Em 2009, já trabalhando na área de produção de conteúdo, fez ao mesmo tempo um Curso de Especialização em Audiovisual e um Curso Anual de Cinema Digital. Desde então experimentou diversos ramos da profissão como edição, finalização, direção, estabelecendo-se profissionalmente no Departamento de Câmera, como Diretor de Fotografia, Operador e 1ºAssistente de Câmera. Atualmente atua em todo o mercado audiovisual, com produção de filmes e conteúdo e publicidade, e com o mestrado em Multimeios pela UNICAMP voltou-se também para área de ensino como docente em cursos de graduação e pós graduação em cinema.
2017/ 2001 - Curso de Pós- Graduação (Mestrado) em Multimeios – Instituto de Artes da UNICAMP (cursando). Abril 2010/ Agosto 2011 – Curso de Pós-Graduação (Latu Sensu) em Comunicação Audiovisual – PUC-PR. Grade Disciplinar: A Prática da Realização - Fotografia, Câmera e Iluminação (30h); Animação (30h); Audiovisual e Marketing Cultural (15h); Cinema Digital e Outras Linguagens Contemporâneas (15h); Epistemologia (15h); Ética (15h); Introdução aos Meios Audiovisuais - Ênfase em Cinema (30h); Introdução aos Meios Audiovisuais - Ênfase em Televisão (30h); Linguagem e Estética do Audiovisual (30h); Metodologia Cientifica (15h); Processos de montagem e edição em audiovisual (15h); Produção de Programas, Documentários e Institucionais (30h); Roteiros para cinema e televisão (30h); Semiótica do Audiovisual (15h). Total: 360 horas. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC Curso de Desenho Industrial – Projeto do Produto Formado – ano 2007
2022/2023/2024 – Professor PSS 20h do Curso de Cinema da UNESPAR. 2021/ 2022 – Professor de “Fotografia Cinematográfica” no curso de Pós-Graduação de Cinema e Produção Audiovisual da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). (30 horas) 2013/ 2014 – Professor no módulo “Operação de Câmera” no curso de Pós-Graduação de Produção Audiovisual da Estácio IESAM (Instituto de Ensino Superior da Amazônia). (28 horas) 2013/ 2014 – Professor no módulo “Iluminação e Fotografia” no curso de Pós-Graduação de Produção Audiovisual da Estácio IESAM (Instituto de Ensino Superior da Amazônia). (32 horas) Março 2021 – Produção Audiovisual “Segunda Natureza” de Milla Jung. Atuação como Diretor de Fotografia. Abril 2018 – Filme Curta-Metragem “O Som do Artilheiro”. Roteiro e Direção de Filipe Parolin. 2017 – Documentário “Strobo 4”. Atuação como Diretor de Fotografia.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Esta disciplina oferece uma visão abrangente do gênero documental, abordando tanto os aspectos teóricos quanto práticos da produção de documentários. Os alunos explorarão a história, os estilos, as técnicas e os debates éticos relacionados ao documentário. Serão introduzidos aos diversos estilos e gêneros de documentários, incluindo documentários de observação, entrevistas, ensaio, experimental e outros.
Esta disciplina propõe uma apresentação panorâmica dos paradigmas e marcos fundadores da Antropologia Visual com destaque para o cinema etnográfico. Partindo de uma introdução à antropologia, o curso explora a
natureza do conhecimento em antropologia visual, e apresenta alguns dos debates em torno das articulações entre imagem e conhecimento, imagem e cultura, imagem e texto. Por fim, a disciplina irá introduzir as abordagens de autores fundamentais e apresentar obras clássicas de antropologia visual.
Esta disciplina oferece uma análise do desenvolvimento histórico do documentário no Brasil e no estado do Paraná. Os alunos explorarão as principais tendências, movimentos e obras que moldaram a produção documental no país e na região, desde os primórdios até os dias atuais. Raízes do documentário brasileiro e paranaense; documentário e cultura popular; novas tendências no documentário; linguagens, autores e temas recorrentes; documentários paranaenses de destaque.
Esta disciplina-desafio de aplicação explora os métodos de pesquisa, teorias e práticas associados à produção de documentários com ênfase na investigação e preparação antes da produção. Os alunos exercitarão habilidades críticas e práticas necessárias para a pesquisa de temas, abordagens e públicos-alvo relevantes.
Esta disciplina tem por objetivo apresentar debates da História Social e Cultural das artes com destaque para a articulação entre os conceitos de imagem, memória e narrativa. Nela os estudantes deverão refletir sobre as representações, produção, circulação e recepção de imagens, seu papel na construção do conhecimento e nas dinâmicas sociais.
Esta disciplina visa apresentar um panorama da produção da Antropologia Visual nacional, sobretudo a partir da leitura e fruição de textos e filmes desenvolvidos em núcleos e grupos referenciais de Antropologia Visual Brasileiros. Nela, os estudantes irão acompanhar a gênese e institucionalização da antropologia visual nacional, e as relações complexas e estimulantes entre premissas epistemológicas da antropologia, práticas de etnografia visual, aspectos éticos, políticos e estéticos na construção do filme etnográfico Nacional.
Esta disciplina explora a arte e a prática de desenvolver roteiros para produções documentais. Os alunos aprenderão a criar estruturas narrativas sólidas, pesquisar temas relevantes, identificar personagens cativantes e planejar a produção de documentários bem-sucedidos. Elementos narrativos em documentários, pesquisa e desenvolvimento de tópicos, estruturas narrativas, construção de personagens, pesquisa de campo, formatos de roteiro documental, ética e responsabilidade.
Esta disciplina-desafio de aplicação oferece aos alunos a oportunidade de conceber, produzir e editar um piloto de documentário com poucos recursos. Os estudantes vão discutir e explorar habilidades práticas essenciais para a criação de um piloto atraente e convincente que possa servir como base para futuras produções de documentários.
Esta disciplina explora os princípios e técnicas de fotografia e operação de câmeras aplicados à produção de documentários. Os alunos aprenderão a usar a câmera como uma ferramenta narrativa, compreendendo como as escolhas de fotografia impactam a estética e a mensagem de um documentário. Introdução à fotografia documental, tecnologia da câmera, composição visual, iluminação, entrevistas e captura de cenas, ética fotográfica.
Esta disciplina explora a importância do som na produção de documentários. Os alunos aprenderão a capturar, editar e utilizar o som de forma eficaz para enriquecer a experiência audiovisual, contar histórias de maneira impactante e criar uma atmosfera imersiva em seus projetos documentais. Introdução ao som documental, tecnologia de gravação de som, técnicas de captação de áudio, gravação de ambiente, entrevistas e locução, edição de áudio, narrativa sonora, desenho sonoro, ética sonora.
Esta disciplina tem como objetivo aprofundar a compreensão dos alunos sobre o papel do diretor em produções documentais. Os alunos aprenderão a desenvolver uma visão clara para seus documentários, aprimorar suas habilidades de liderança e explorar abordagens criativas. Introdução à direção documental, concepção e visão, direção de entrevistas, direção de cenas, colaboração com a equipe, ética e responsabilidade, desenvolvimento de personagens, documentários de observação, entrevista, recriação e material de arquivo, estilo pessoal.
Esta disciplina-desafio de aplicação consiste no acompanhamento e orientação das gravações do documentário realizado em grupos a partir do roteiro pré-existente. Os estudantes aprenderão a traduzir o conceito do documentário desenvolvido em cenas reais gravadas, aplicando técnicas de filmagem e captação de som.
Essa disciplina se propõe a apresentar o que se convencionou chamar de virada sensória na antropologia e seus impactos para a elaboração da etnografia contemporânea. Apresentará discussões e propostas de produção do conhecimento centrados na antropologia dos sentidos, na acustemologia e na etnografia multissensorial.
Esta disciplina explora as teorias, técnicas e práticas de montagem utilizadas na produção de documentários. Os alunos aprenderão a arte de organizar o material de filmagem, construir narrativas e criar significado por meio da edição e montagem de documentários. Introdução à montagem documental, teoria da montagem, técnicas de edição, construção de narrativa, narrativa visual e montagem de som, ética e responsabilidade.
Esta disciplina prática concentra-se nas etapas finais da produção de documentários, abordando aspectos críticos da edição, pós-produção e distribuição. Os alunos terão duas rodadas de orientação sobre as montagens parciais de seus projetos, dispondo da oportunidade de aprimorar seus projetos documentais, preparando-os para exibições públicas e distribuição.
Esta disciplina é o culminar do programa da Pós-graduação em Imagem, Etnografia e Documentário, em que os alunos apresentam e exibem seus projetos documentais finais para uma audiência pública. Os alunos irão planejar, organizar e realizar uma mostra de documentários, demonstrando suas habilidades na produção documental e apresentação de trabalhos.