O curso de Transformação Digital da PUCPR visa formar um profissional completo em termos de aplicação e gestão das competências e habilidades da Transformação Digital, sintonizado com um mercado volátil e cada vez mais compartilhado, com um olhar sustentável, resiliente e centrado no humano.
O curso explora duas competências principais: Tecnologia e Gestão. Portanto, o estudante explorará temas como: Digitalização, Conectividade, Sistemas Ciberfísicos, Digital Twin, Inovação, Gestão Ágil e Liderança em um ambiente digital.
O que faz um especialista em transformação digital?
O especialista em Transformação Digital estará apto a aplicar e usar novas plataformas de tecnologias que possam facilitar não somente as empresas, mas a vida das pessoas no dia a dia, reduzindo custos, minimizando riscos, incrementando a qualidade e, essencialmente, disponibilizando acesso a produtos e serviços mais eficazes e com preços competitivos. Desta forma, o egresso poderá melhorar resultados para empresas e clientes por intermédio de soluções ágeis e disruptivas.
As novas tecnologias da Transformação Digital podem ser aplicadas nas mais diversas áreas, como a industrial, residencial, agrícola e de serviços. Gerindo o uso destas tecnologias, buscando a maximização da eficiência dos processos com economia de energia, redução de resíduos, aumento da segurança das pessoas e do sistema produtivo.
Pelo inerente caráter transdisciplinar do curso, o egresso se torna um profissional versátil e com visão sistêmica, sendo capaz de solucionar uma ampla gama de problemas para uma organização digital, conectada e inteligente.
Por que fazer uma especialização em ENGENHARIA E GESTÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL na PUCPR?
Na PUCPR, a Especialização em ENGENHARIA E GESTÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL visa principal formar um profissional completo em termos de aplicação e gestão das competências e habilidades da Transformação Digital, sintonizado com um mercado volátil e cada vez mais compartilhado, com um olhar sustentável, resiliente e centrado no humano.
A Pós-Graduação da PUCPR pode ser feita à distância, com aulas online e ao vivo, facilitando o acesso de alunos em todo o país.
Público-Alvo
O curso de Transformação Digital da PUCPR é indicado para Gestores, Engenheiros, Analistas, Tecnólogos e outros profissionais com educação de nível superior completo em cursos reconhecidos pelo MEC.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Possui graduação em Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (2012) e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016) e Doutorado em Automatique, Traitement du Signal et des Images, Génie Informatique pela Université de Lorraine (2016). Faz parte da Association Française d’Ingénierie Système (AFIS) e do Grupo de pesquisa francês GDR-MACS. Atualmente é coordenador do Escritório de Projeto de P&D+i da Escola Politécnica e coordenador dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Controle e Automação da PUCPR. Desenvolve pesquisas nas áreas Engenharia de Produto e Engenharia de Manufatura com foco em Interoperabilidade Semântica, Transformação Digital, Industria X.0, Digital Twin e Fábricas Inteligentes.
anderson.szejka@pucpr.br
Eduardo de Freitas Rocha Loures
Doutorado
Professor Titular vinculado ao curso de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Atualmente é pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas PPGEPS, PUCPR. Professor Titular associado ao Departamento de Eletrotécnica (DAELT) e colaborador do Curso de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Presidente da ISA (International Society of Automation), Distrito 4 América do Sul, Seção Curitiba. Professor visitante no Centre de Recherche en Automatique de Nancy (CRAN-CNRS), Université de Lorraine, França, 2012. Membro IFAC. Membro ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial). Consultor ad hoc de órgãos de fomento como Fundação Araucária, FAPESC e FAPES. Prêmio Inovação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias pela PUCPR em 2017 e 2018. Foi coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação PUCPR e atualmente Coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos na Indústria 4.0. # Coordena pela PUCPR projetos PI&D com empresas públicas
eduardo.loures@pucpr.br
Gilberto Reynoso Meza
Doutorado
Gilberto Reynoso Meza received his PhD in Automation from the Universitat Politècnica de València (Spain) and his B.Sc. (2001) in Mechanical Engineering from the Tecnológico de Monterrey, Campus Querétaro (México). Currently he is with the Industrial and Systems Engineering Graduate Program (PPGEPS) of the Pontifical Catholic University of Parana (PUCPR), Brazil as an Associate Professor. His main research interests are computational intelligence methods for control engineering, multi-objective optimisation, many-objectives optimisation, multi-criteria decision making, evolutionary algorithms and machine learning. He holds a productivity grant PQ2 by CNPQ, Brazil and a research distiction SNI-1 by the CONACyT, México.
ORCiD: 0000-0002-8392-6225
Scopus: 32668014800
Research ID: K-2151-2012
Twitter: @gilreyme
g.reynosomeza@pucpr.br
Juliano Munik
Doutorado
Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2019) na área de Gestão da Produção e Logística e Mestrado (2011) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, Especialista MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente é coordenador de Especialização no Curso de Gestão Ágil de Projetos da Escola Politécnica na PUCPR. Também atua como professor de cursos de Especialização desde 2011, ministrando disciplinas nas áreas de Gestão de Projetos, Engenharia Econômica e Gestão de Custos. Na Escola Politécnica da PUCPR é professor da Graduação para cursos de Engenharias (Produção, Computação, Mecânica, Civil, Química, Controle e Automação, Elétrica, Biomédica) ministrando as disciplinas de: Modelagem e Análise de Projetos de Investimentos, Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Gestão de Projetos, Administração e Economia. Temas de Interesse: Elaboração e Análise de Projetos de Investimentos, Engenharia de Produção, Gestão de Operações, Gestão de Projetos, Organizações sem fins lucrativos e Sistemas de Medição de Desempenho
Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2009), Especialista em Engenharia de Produção pela UDESC/Joinville-SC (2006), Bacharel em Ciências Econômicas pela Univille-SC (2003). Mais de 25 anos de experiência na Indústria de Transformação com atuação como Gerente nas áreas de Engenharia da Qualidade, Desenvolvimento de Produtos, Engenharia Industrial e WCM, conhecimento sólido na implementação de Sistemas de Gestão, Estratégias da Qualidade, Desenvolvimento e Liderança de Equipes de Projeto, na estruturação do Programa WCM (World Class Manufacturing) e na implementação da Jornada Digital. Como Docente com 14 anos na atuação na Graduação e Pós-graduação nas áreas das Engenharias, Suprimentos e Engenharia de Manutenção. Atualmente Diretor Executivo da Valor Vertical Ltda Gestão Empresarial.
Especialista em Engenharia da Manufatura Enxuta pela PUCPR, Especialista em Qualidade e Produtividade pela FAE Business School, Administrador de Empresas pela FAE, Técnologo em Plásticos pela Escola SENAI Mario Amato SP. Experiência em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte. Domínio nas áreas de gestão de produção, implementação de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, manutenção, expert em melhorias de processos de fabricação, aplicação/introdução de ferramentas lean, no segmento automotivo, linha branca entre outros. Experiencia internacional de 1,5 anos na Alemanha sendo preparado para transferência de know-how tecnológico em processos industriais.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Formalização de Projetos de Inovação para a Indústria 4.0
Carga horária: 12h
Introdução as diferentes formas de Inovação. Captação de Projetos. Introdução à metodologia para a elaboração de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Metodologia de Projeto. Os levantamentos e decisões de projeto necessárias para a implantação da Indústria 4.0. Aplicação do modelo à pesquisa para monografia.
Fundamentos da Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia
Carga horária: 12h
A disciplina de Fundamentos da Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia tem como objetivo abordar os fundamentos da metodologia ágil e compreender a dinâmica de trabalho ágil das organizações, promovendo entregas mais rápidas, enxutas e eficientes.
Ferramentas aplicadas a Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia
Carga horária: 12h
A disciplina de Ferramentas aplicadas a Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia abordará os assuntos de complexidade, flexibilidade, aplicação do framework Scrum e Kanban em projetos ágeis de engenharia.
A disciplina é destinada aos participantes do curso de Engenharia e Gestão da Indústria 4.0. Durante a disciplina, o estudante identifica, de forma ética, programas maliciosos responsáveis por ataques e intrusões de sistemas computacionais. Além disso, configura sistemas, aplicando mecanismos de criptografia, autenticação e controle de acesso. Ao final, o estudante é capaz de aplicar mecanismos de segurança que protegem sistemas e nuvens computacionais contra hackers, vírus e trojans, utilizando mecanismos, normas e padrões de segurança da informação baseado em aspectos legais e éticos.
Esta disciplina tem como objetivo explorar os conceitos básicos sobre Sistemas de Informação, Sistemas de Informação Industriais e a integração de sistemas. Também, é explorado a Computação em Nuvem (Cloud Computing), Fog Computing e Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) como fonte de informação para Sistema de Informação Industriais.
A disciplina de Fundamentos da Indústria 4.0 e 5.0 tem como objetivo apresentar o histórico das revoluções industriais e o conceito da indústria X.0, tecnologias habilitadoras e os profissionais do futuro. Além disso, será explorado através de palestras de parceiros do curso, experiências obtidas com a implementação e adoção dos conceitos da Indústria 4.0 e 5.0, destacando as contribuições e limitações.
Esta disciplina tem como objetivo introduzir o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), explorando os conceitos, características e ferramentas. Com base nesses conceitos, será feito a modelagem de processos, com a perspectiva de fluxo e organizacional utilizando a notação BPMN (Business Process Model and Notation) e regras de modelagem.
A disciplina de Simulação Virtual tem como objetivo apresentar ao aluno as possibilidades e benefícios do uso da simulação computacional como ferramenta de melhoria contínua. Além disso, capacitar o aluno de forma básica a desenvolver conhecimento prático através da resolução de exercícios e interações com as tecnologias envolvidas e sua relação e importância dentro da Transformação Digital
A disciplina de Digital Twin tem como objetivo explorar com os alunos a integração do CPS com a representação do sistema físico no sistema digital. Os estudantes serão capacitados na construção de um ambiente em metaverso integrado com o mudo físico real.
Introdução à ciência de dados e inteligência artificial com conceitos básicos. Aprendizagem supervisionada (algoritmos paramétricos e não-paramétricos, classificadores Bayesianos, árvores de decisão, classificadores baseados em instâncias, máquinas de vetor de suporte e redes neurais). Aprendizagem não supervisionada (algoritmos de agrupamento). Tópicos Avançados (sistemas baseados em múltiplos classificadores, aprendizagem profunda). Aplicações.
Avaliação de Maturidade e Processos Decisórios na Transformação Digital
Carga horária: 24h
Esta disciplina será o desafio de aplicação para a certificação da competência do módulo 01. Nesta disciplina será explorado os Fundamentos e Teoria da Avaliação de Maturidade e Decisão, processos Decisórios para a Transformação Digital. Com base em todas as disciplinas ministradas anteriormente será aplicado a Metodologia FCA - 5W2H, com a Árvores de Decisão (DT) e a e métodos Multi-criteria Decision Making/Analysis (MCDM/A) para a jornada da Transformação Digital
Nesta disciplina será introduzido à Manufatura Classe Mundial (World Class Manufacturing - WCM e os conceitos de manufatura enxuta. Pilares do WCM. WCM e princípios do Sistema Toyota de Produção (TPS). Princípios de controle de qualidade total (TQC). Princípios de gestão da qualidade total (TQM). Controle estatístico de processo (CEP). Além disso, será explorado a aplicação do Kaizen.
Esta disciplina tem como objetivo explorar o conceito de indicadores e índices de desempenho para avaliação de máquinas, processos e estruturas administrativas. Como é a formalização de indicadores de desempenho e modelos de medição de desempenho. Também será explorado a apresentação desses indicadores em Dashboard para uma tomada de decisão. Ao final da disciplina o estudante saberá aplicar a gestão de dados para uma organização sustentável e resiliente.
Engenharia Econômica em Projetos de Transformação Digital
Carga horária: 24h
A disciplina de Engenharia Econômica em Projeto de Transformação Digital desenvolve atividades que possibilitam a modelagem e análise de projetos de investimento. Ao final, o estudante elabora uma proposta para auxílio à tomada de decisão de investimento, analisando diferentes abordagens em relação aos aspectos econômicos, financeiros e de risco.
Liderança e Competências em Organizações do Futuro
Carga horária: 24h
Nessa disciplina serão apresentados modelos mentais, tomada de decisão, trabalhos em grupos, modelos de comunicação, motivação, gestão de equipes e liderança. Ainda irão aprender sobre gestão de conflitos e negociação. Ao final dessa disciplina os estudantes saberão atuar de forma efetiva como membro ou líder em times, estabelecendo metas, planos de trabalho, atingindo objetivos e comunicando-se de forma clara para uma diversidade de públicos, visando promover um ambiente colaborativo e inclusivo, adequado uso da língua padrão e do repertório técnico da área e seu próprio desenvolvimento profissional continuado.
A disciplina de Organizações Sustentáveis e Eficientes abordará conscientização sobre a importância da preservação ambiental para a sustentabilidade das empresas e do planeta. Também explorará métodos e ferramentas para tornar as empresas mais eficientes e sustentáveis.
Nesta disciplina seá apresentado os conceitos e benefícios de um sistema de Gestão de Ativos; vínculo deste sistema com o planejamento corporativo e objetivos da organização. Também será explorado as melhores práticas para estruturação de um sistema de Gestão de Ativos, conceitos de Asset Management, otimização de valor e benefícios ligados ao Asset Management e gestão do ativo ao longo do seu ciclo de vida.