O Curso Lean Healthcare da PUCPR forma profissionais capazes de dominar as principais práticas e ferramentas Leans, eliminando desperdícios em processos e serviços desenvolvidos no dia a dia de hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas, postos de saúde, entre outros. Além disso, todas as aplicações têm como pressuposto a segurança do paciente.
O que é o Lean Healthcare?
O Lean Healthcare aplica os princípios do Lean Manufacturing à gestão do setor de saúde, visando otimizar processos, eliminar desperdícios e melhorar a eficiência. Originado no sistema de produção da Toyota, seus princípios incluem valorização do paciente, mapeamento de fluxo de valor, busca contínua de melhorias (Kaizen), envolvimento dos funcionários, prevenção de erros e flexibilidade. A abordagem busca melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar a satisfação do paciente e elevar a qualidade do atendimento, sendo adotada por organizações de saúde globalmente.
Como se tornar um especialista Lean?
Tornar-se um especialista em Lean envolve adquirir conhecimento teórico e prático sobre os princípios e práticas desta metodologia, sendo um processo contínuo de aprendizado e aplicação prática. A combinação de educação formal, certificações, experiência prática e networking contribuirá para se tornar um especialista em Lean eficaz.
Por que fazer uma especialização em Arquitetura e Restauração do Patrimônio Histórico na PUCPR?
O Curso Lean Healthcare da PUCPR forma profissionais capazes de dominar as principais práticas e ferramentas Leans, eliminando desperdícios em processos e serviços desenvolvidos no dia a dia de hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas, postos de saúde, entre outros. Além disso, todas as aplicações têm como pressuposto a segurança do paciente.
O que é o Lean Healthcare?
O Lean Healthcare aplica os princípios do Lean Manufacturing à gestão do setor de saúde, visando otimizar processos, eliminar desperdícios e melhorar a eficiência. Originado no sistema de produção da Toyota, seus princípios incluem valorização do paciente, mapeamento de fluxo de valor, busca contínua de melhorias (Kaizen), envolvimento dos funcionários, prevenção de erros e flexibilidade. A abordagem busca melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar a satisfação do paciente e elevar a qualidade do atendimento, sendo adotada por organizações de saúde globalmente.
Como se tornar um especialista Lean?
Tornar-se um especialista em Lean envolve adquirir conhecimento teórico e prático sobre os princípios e práticas desta metodologia, sendo um processo contínuo de aprendizado e aplicação prática. A combinação de educação formal, certificações, experiência prática e networking contribuirá para se tornar um especialista em Lean eficaz.
Por que fazer uma especialização em Lean Healthcare Gestão Avançada da Área da Saúde na PUCPR?
Na PUCPR, a Especialização em Lean Healthcare Gestão Avançada da Área da Saúde confere ao especialista em Lean Healthcare e Saúde 4.0 aptidão a trabalhar em áreas de Saúde tanto em Hospitais, Clinicas, Farmácias, distribuidores, fábricas e serviços. Seu perfil, especializado em redução de custos e aumento da eficiência operacional, é altamente valorizado no mercado competitivo em que se encontram esses segmentos.
Público-Alvo
O curso Lean Healthcare da PUCPR é uma forma de se tornar um especialista Lean e é indicado para profissionais da área da saúde, médicos, enfermeiros, administradores, tecnólogos ou gestores que buscam alavancar a carreira profissional com base nas tecnologias mais modernas de gestão de materiais e da informação em ambientes de saúde.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Doutorando em TI, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-graduado em Lean Six Sigma Black Belt, Engenharia Logística e de Operações (Lean Manufacturing) e graduado em Engenharia Mecânica, PUCPR. Possuo vasta experiência no ramo educacional, tendo trabalhado como professor por mais de 11 anos em diversas instituições renomadas, como o PUCPR e UFPR. Além disso, atuei por mais de 15 anos em empresas de grande porte, como as montadoras Renault e Volvo do Brasil, sempre aplicando meus conhecimentos técnicos e pedagógicos em prol do desenvolvimento das equipes e da melhoria contínua dos processos. Possuo habilidades em gestão, liderança e comunicação, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades para aprimorar minhas competências e contribuir para o crescimento das organizações.
Graduado em Engenharia Eletrônica, Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia pelo LACTEC. Especialista em Sistemas Embarcados pela UTFPR, especialista em Lean Six Sigma e Black Belt pela PUC-PR, Auditor interno ISO 9001:2015.
Professor em cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Ciência da Computação e, atualmente, leciona em cursos de Pós-Graduação na academia LEAN pela PUC-PR.
Mais de 13 anos de experiência em desenvolvimento de projetos e processos. Atualmente, como Gerente de Estatística e Informação do Complexo Hospitalar do Trabalhador, seu trabalho é focado em LEAN HEALTHCARE, mineração de dados bem como elaboração e análise de indicadores.
Fundador da "I DO TECNOLOGIA", especializada em soluções LEAN para a indústria e saúde.
➢ Doutor em Engenharia Química pela UFSC (2018) -Modelagem de processos; ➢ Mestrado em Engenharia Química (2009); ➢ Graduado em Engenharia Química pela UFRJ (1994); ➢ ➢ MBA Gestão Empresarial –UNICAMP (2008); ➢ Professor de Pós-graduação na PUC-PR nos cursos da Escola Politécnica; ➢ 30 anos de experiência em área fabril e serviços, na indústria de alimentos e agronegócio; ➢ Executivo de gestão e inovação; ➢ Autor dos livros “A Tríade da Competência. “Resiliência Ágil “e “Você um líder exponencial”.
Doutora e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi estudante visitante da Warwick Business School, na Inglaterra, possui MBA em Finanças pela Estação Business School e graduação em Engenharia de Produção pela PUCPR. Tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de estratégia, qualidade, produtividade, além de experiência em processos de acreditação na área de Educação em Engenharia. Atualmente é Professora de Pós Graduação e da Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2019) na área de Gestão da Produção e Logística e Mestrado (2011) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, Especialista MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente é coordenador de Especialização no Curso de Gestão Ágil de Projetos da Escola Politécnica na PUCPR. Também atua como professor de cursos de Especialização desde 2011, ministrando disciplinas nas áreas de Gestão de Projetos, Engenharia Econômica e Gestão de Custos. Na Escola Politécnica da PUCPR é professor da Graduação para cursos de Engenharias (Produção, Computação, Mecânica, Civil, Química, Controle e Automação, Elétrica, Biomédica) ministrando as disciplinas de: Modelagem e Análise de Projetos de Investimentos, Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Gestão de Projetos, Administração e Economia. Temas de Interesse: Elaboração e Análise de Projetos de Investimentos, Engenharia de Produção, Gestão de Operações, Gestão de Projetos, Organizações sem fins lucrativos e Sistemas de Medição de Desempenho
Especialista em Engenharia da Manufatura Enxuta pela PUCPR, Especialista em Qualidade e Produtividade pela FAE Business School, Administrador de Empresas pela FAE, Técnologo em Plásticos pela Escola SENAI Mario Amato SP. Experiência em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte. Domínio nas áreas de gestão de produção, implementação de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, manutenção, expert em melhorias de processos de fabricação, aplicação/introdução de ferramentas lean, no segmento automotivo, linha branca entre outros. Experiencia internacional de 1,5 anos na Alemanha sendo preparado para transferência de know-how tecnológico em processos industriais.
Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2015) e North Carolina State University (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (2012), Pós-graduado em Engenharia e Gestão de Projetos (2011) e Graduado em Engenharia de Produção (2009) todos pela PUC-PR. Certifcado Black Belt em Lean Six Sigma e Instrutor Acreditado para Treinamentos em Lean Six Sigma pela International Association for Six Sigma Certification – IASSC.
Autor de capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Filipinas, China e Japão.
Trabalhou com Projetos de Gestão de Operações e Lean Six Sigma em empresas do segmento alimentício, eletrônico, madeireiro, metal-mecânico, logístico, jurídico, bancário, hospitalar, educação e cooperativas.
Professor de graduação e pós-graduação na Escola Politécnica e Escola de Negócios da PUC-PR e na Educação Executiva da Católica de Santa Catarina.
Entusiasta Lean Manufacturing com especialização em Engenharia de Produção Enxuta e Six-Sigma Black Belt, Graduado em Administração pela UFPR com foco em Gestão da Produção e Manutenção Total da Produção (TPM). Com mais de 20 anos de experiência na área industrial Automotiva e Linha Branca atuando nas áreas de Manutenção, Melhoria Contínua, Supply Chain e atualmente como Gerente de Compras Global. Professor convidado nos cursos da Lean Academy PUCPR e Orientador dos Trabalhos de Conclusão de Curso desde 2011.
Especialista em Logística Empresarial, Bacharel em Administração de Empresas. Vivencia e conhecimento em ferramentas Lean e WCM com desenvolvimento de projetos. Atuou na área de logística da Spaipa S/A (Coca Cola) na área de Transportese Suprimentos. Na FIAT POWERTRAIN como gestor de Transporte Inbounde Outbounde na área de projetos em Metodologia Logística. Na GVT na área de Transportes em nível Nacional. Trabalhou com gestão de Transporte Nacional inbound e Outbound na empresa japonesa Sumitomo Rubber do Brasil. Atualmente trabalha em áreas de Logística e de Operações na JTEKT e como professor convidado da Lean Academy PUCPR.
Fundamentos da Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia
Carga horária: 12h
A disciplina de Fundamentos da Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia tem como objetivo abordar os fundamentos da metodologia ágil e compreender a dinâmica de trabalho ágil das organizações, promovendo entregas mais rápidas, enxutas e eficientes.
Ferramentas aplicadas a Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia
Carga horária: 12h
A disciplina de Ferramentas aplicadas a Gestão Ágil de Projetos para a Engenharia abordará os assuntos de complexidade, flexibilidade, aplicação do framework Scrum e Kanban em projetos ágeis de engenharia.
MSA - Análise de Sistemas de Medição (atributos); DOE - Planejamento de Experimentos (fatorial completo); Ferramentas da qualidade, matrizes de priorização e de manutenção de resultados: brainstorming, Ishikawa, 5 porquês, GUT, CEB, SIPOC, 5W2H, etc e ferramentas para manutenção de resultados, OCAP, Indicadores , Poka-Yoke, etc.
Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentação da Filosofia LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Introdução ao CEP - Controle Estatístico de Processos.
Determinação das funções que devem ser exercidas pelos líderes das organizações atuais, de modo a torná-las mais produtivas e competitivas olhando para uma ótica de empresas modernas . Avaliação de diversos aspectos, tais como o cenário externo, a vantagem competitiva e o ciclo de vida das organizações, bem como os seus próprios planejamentos estratégicos e culturais. Considerando-se a complexidade do exercício da liderança em um mondo cada vez mais conectado e diverso, são analisados, também, as habilidades e traços de perfil exigidos dos líderes, além dos seus estilos de gestão, à luz da cultura organizacional. Complementarmente, é analisado o impacto da cultura organizacional nas características comportamentais dos seus colaboradores, bem como nos atributos dos seus produtos e serviços.
A evolucao dos sistemas de produção tradicionais e as origens do Pensamento enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.
Healthcare Management - Estabilidade Básica & Padronização aborda conceito de Cadeia de Valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Assumir o Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender a Gestao de um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do Gestão e mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa com as cadeias envolvidas. Exercitar o mesmo conceito de mapa atual e futuro para uma cadeia de suprimentos, assim como sua simbologia específica. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.
Definições de custos, despesas, custos fixos e variáveis, método de custeio variável, depreciação, hora-home, hora máquina, receitas e Margem de Contribuição. Custos da Qualidade e da Não Qualidade como base para estimativas e medição de investimentos e ganhos dos projetos de melhoria. Ferramentas de Análise de Investimentos (Valor, Tempo e Taxa de Retorno), bem como risco e mitigação. Custo de transporte e logísticos e analise financeira.
Gestão da Produção e das Operações Logísticas na Saúde
Carga horária: 24h
Construção de um conhecimento em transporte e suas estratégias, viabilidades e impactos econômicos através dos seus modelos comerciais direcionados para a Saúde. Conhecimento do mercado de transportes em suas modalidades, diferenças entre os modais, intermodalidade e multimodalidade, redes de distribuição; aplicações e reguladores do transporte no Brasil. Formação de um senso crítico para tomada de decisões. Criação de KPIs que apoiem as decisões e o gerenciamento do transporte com busca na melhoria continua por maior eficiência e aumento do nível de serviço na prestação dos serviços de transporte sendo embarcador ou transportador aos seus clientes. Elaboração de auditorias e controle de volume e custos. Elaboração de modelos Lean, sistemas puxados baseados no Takt Time do cliente com utilização de Milk Run e Crossdocking, com escolha do modelo de equipamento, desenho de rotas, cubagem de cargas e analise de custos.
Cuidado de Saúde Lean/Enxuto é um conjunto de métodos combinados com LSS que agrega valor aos pacientes e ajuda a reduzir o tempo de espera desperdiçado. Ciclos de aprendizagem guiado por pacientes, profissionais médicos e profissionais de processo ne atendimento. Ferramentas e técnicas, como 5S significa "solicitar, cancelar, simplificar, padronizar, manter", Kanban e Value Stream Mapping (VSM), Diagrama de fase mostrando o potencial de melhoria aplicando todos os métodos lean conhecidos, como ferramentas de tamanho adequado e compressão da cadeia de valor. Workshop de Melhoria Rápida de Processos e Workshop Kaizen Básico, normas de Resíduos Aplicados à Saúde
O conceito de health technology, ou healthtech, varia para o mercado e para o que estabelece a Organização Mundial da Saúde (OMS). Aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida.Gestão hospitalar, prontuário eletrônico;, soluções para gestão de clínicas e consultórios médicos; emissão de atestados, laudos e prescrições digitais. Informação sobre saúde, portais de conteúdos educativos sobre saúde; venda de planos de saúde; serviços ou produtos para saúde e bem-estar. Marketplace, soluções para B&B (empresa para empresa) e B&C (empresa para consumidores); clínicas populares. Inteligência artificial, robótica;Telemedicina, teleatendimento; telediagnóstico; telemonitoramento; tele interconsulta.
Conceitos da Pesquisa Operacional (Otimização); Modelos clássicos de Pesquisa Operacional; Como implementar a Otimização nos processos logísticos; Maximizar e minimizar problemas logísticos em busca da solução ótima (melhor solução dentre todas as possíveis); Como construir e estruturar um modelo matemático para apoiar às decisões em logística (variáveis, objetivo e restrições); Implementação, resolução e interpretação de soluções para problemas de otimização, utilizacao de software para otimizacao de testes de hipotéses (SOLVER®).
Aplicação da Lean Healthcare e Saúde 4.0 em fundamentação teórica na gestão de Unidades Hospitalares, discutindo os processos administrativos e técnicos internos, apontando suas principais características, objetivos explícitos e implícitos nos Hospitais públicos ou privados; Estudando e analisando quanto a auditoria Hospitalar; Ética e Direito em Saúde; Organização Hospitalar; Planejamento Estratégico de Instituições de Saúde; Supervisão de Recursos Humanos; Supervisão Financeira e Orçamentária; Administração e organização de Materiais; Sistema de Informações e Informática Hospitalar; Programa Físico-Hospitalar; Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde;etc.
Embalagens e sua importância para a otimização de processos. Instruções de embalagem do fornecedor e reembalagem interna. Procedimento de recebimento de materiais e transferência de propriedade; Armazenagem e Picking (layout); Dimensionamento de equipe de movimentação (cálculo nivelado x não nivelado). Tipos e dimensionamento de equipamentos de movimentação (empilhadeiras, rebocadores, pickers, etc).).. MtO (Make to Order) e MtS (Make to Stock); Custos logísticos e trade offs no sistema movimentação e armazenagem. Tecnologia da informação para movimentação e armazenagem.
Customer first, trás as experiências de atendimento ao cliente e a expectativa para a qualidade do atendimento.Mostrar que pacientes felizes provavelmente retornarão aos mesmos médicos, clínicas e instalações para todas as suas necessidades de saúde. Dados ruins podem levar a erros com risco de vida. O atendimento ao cliente ruim é um indicador de problemas maiores. Por que o atendimento ao cliente é importante para os pacientes.Melhorando a experiência do cliente de ponta a ponta.Seleção de produtos e serviços de saúde.Agendamento.Check-in de agendamento.Serviço de entrega.Continuação de Cuidados.Acompanhamento Pós-Consulta. Visitas Futuras.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.