Se você deseja impulsionar sua carreira no universo corporativo, se tornar um profissional altamente capacitado e desenvolver uma visão estratégica sobre a gestão de pessoas, a nossa especialização em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho é a oportunidade que você estava esperando.
Com uma formação focada em resultados práticos e soluções inovadoras, este curso é ideal para quem quer se destacar no mercado de trabalho, seja em grandes empresas, startups ou no campo do empreendedorismo.
Destinado a profissionais de diversas áreas como psicólogos, gestores, pedagogos e administradores o curso oferece uma visão abrangente sobre o comportamento organizacional, a cultura corporativa e as ferramentas mais avançadas para otimizar a gestão de pessoas. Ao longo da especialização, você aprenderá a aplicar o People Analytics para analisar dados comportamentais e de desempenho, criando soluções mais eficazes e personalizadas para as necessidades da organização e de seus colaboradores.
A formação também foca em temas essenciais da psicologia no contexto organizacional, como a importância do psicólogo como Business Partner, ou seja, um parceiro estratégico dentro da empresa, ajudando a alinhar as práticas de gestão de pessoas aos objetivos e resultados de negócios. Você será capacitado para atuar diretamente em processos de recrutamento e seleção, com uma abordagem inovadora em Tech Recruiting, que utiliza tecnologias avançadas para atrair e reter os melhores talentos do mercado.
Além disso, o curso oferece uma formação prática que prepara você para lidar com as mudanças no ambiente de trabalho, promover a diversidade organizacional, implementar programas de bem-estar e saúde mental, e resolver conflitos com assertividade. O aprendizado também abrange questões cruciais como gestão de desempenho, liderança, e estratégias de motivação e engajamento de equipes.
Um dos diferenciais do nosso curso é o corpo docente altamente qualificado, composto por professores com vasta experiência no mercado de trabalho. Esses profissionais trazem para a sala de aula o conhecimento prático adquirido em empresas e organizações de diversos setores, oferecendo insights valiosos e casos reais que irão enriquecer sua formação.
Se você deseja ser um líder de alta performance, com um perfil estratégico e inovador, capaz de transformar a cultura organizacional e impactar positivamente os resultados da empresa, esta especialização é para você. Garanta sua vaga e se prepare para um futuro promissor na gestão de pessoas e psicologia organizacional!
Público-Alvo
Este curso destina-se a profissionais que já possuam um diploma de ensino superior, seja em bacharelado ou licenciatura, que atuem ou desejem atuar em gestão de pessoas e psicologia organizacional do trabalho. Ele atende tanto a indivíduos com ampla experiência profissional como àqueles que estão no início de suas trajetórias. Se você procura aprofundar seu conhecimento na área de Gestão de Pessoas, seja para se destacar em sua profissão atual ou para explorar novas possibilidades de empreendedorismo, este curso oferece as ferramentas necessárias para você desenvolver uma compreensão sólida da psicologia organizacional e do trabalho. Independentemente do estágio de sua carreira, esta especialização fornecerá as habilidades e perspectivas necessárias para se tornar um profissional altamente capacitado e eficaz no campo da gestão de pessoas e do bem-estar organizacional.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Possui mestrado em Aprendizagem Processos Organizacionais e Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em análise do comportamento clinica/PUCPR, formação em Coach, e graduação em Psicologia. Atualmente desenvolve atividades como docente na Pontifica Universidade Católica do Paraná. Promove intervenções (consultoria) referentes ao Comportamento Humano nas Organizações, em especial, a respeito dos seguintes assuntos: Cultura Organizacional, Engajamento no trabalho, Aprendizagem nas Organizações e treinamento e desenvolvimento
marcelo.horostecki@pucpr.br
Aline Battisti Archer
Doutorado
Doutora em Psicologia das Organizações e do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Mestre em Psicologia das Organizações e do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente trabalha com assessoria, pesquisa e desenvolvimento de comportamento humano em organizações, nas áreas relacionadas à gestão de desempenho profissional, formação profissional, desenvolvimento profissional, padronização de processos, avaliação de desempenho, avaliação de cursos de formação e educação a distância. É professora do curso de Psicologia e de Administração na UNIFEBE e membro do grupo de pesquisa de Análise do Comportamento Aplicada nas Organizações da Universidade Federal de Santa Catarina e do Laboratório Fator Humano.
aline.battisti@pucpr.br
Andréa Maria Girotto
Especialização
Psicóloga – UEM (1996),
Especialista em Negócios e Gestão de Pessoas.
Gerente de Gestão de Pessoas em empresas de grande porte.
Consultora em Gestão de Processos, estruturação e reestruturação de RH em empresas.
Experiência na condução de Assessment de Lideranças, Potenciais e de Carreira.
Docente em Universidades em cursos de Graduação e Pós Graduação na área de Negócios.
Certificada em vários instrumentos de personalidade e no Eneagrama.
andrea.girotto@pucpr.br
Evandro Jackson Redivo Nava
Mestrado
- Administrador, especialista em Gestão de Talentos e Carreira e mestre em Engenharia de Produção.
- Possui 28 anos de experiência no meio empresarial; atuou por 18 anos na área de gestão de pessoas de médias e grandes empresas e há 10 anos é consultor na área, atuando com programas de desenvolvimento humano, gestão de performance e do clima organizacional e remuneração estratégica.
- Professor em cursos de graduação e pós-graduação na área de comportamento humano, legislação e prática trabalhista e gestão de pessoas.
- Instrutor nos temas feedback, liderança e desenvolvimento de equipes.
- Certificação Assessment Training em Avaliação de Perfil Profissional pela Success Tools para a Teoria Comportamental DISC e Teoria de Motivadores.
- Certified Professional Behavioral Analyst – CPBA, como Analista Comportamental DISC, pela Success Insights International de Arizona nos EUA.
Psicóloga, Mestra em Análise do Comportamento (UEL) com ênfase na eficiência do planejamento de condições para o desenvolvimento de comportamentos (PCDC). Especialista em Gestão de Negócios com foco em Competências Comportamentais (BBI of Chicago), MBA em Gestão Pessoas e especialista em Análise do Comportamento Aplicada, coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua como professora de graduação na PUCPR em Processos de Gestão e Carreira e pós-graduação em Saúde Mental, bem como consultora e psicoterapeuta na área de negócios.
Graduou-se em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2014. É especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual de Londrina (2018) e em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem pela Uniamérica (2021). É mestra em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2019), no mestrado desenvolveu uma pesquisa com o tema da liderança organizacional utilizando a tecnologia da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). Possui experiência como Psicóloga Organizacional, Psicóloga Clínica, Docente e Coordenadora de ensino superior. Atualmente é Professora do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
jenifer.pavan@pucpr.br
Laís Raycik
Mestrado
Com mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas, sou formada em Psicologia, mestre em processos psicossociais no trabalho (UFSC) e possuo MBA em Gestão de Negócios, além de formações em análise de perfil comportamental e coaching executivo. Atuo nos segmentos de varejo, serviços, indústria e educação, conduzindo projetos focados em atração e engajamento de talentos, gestão de carreira e educação corporativa. Também sou professora e coordenadora de programas de pós-graduação, além de consultora e mentora em temas como soft skills, liderança, planejamento de carreira e RH ágil.
lais.raycik@pucpr.br
Lucas de Lima
Mestrado
Doutorando em Administração - PUCPR, Mestre em Ciências Sociais - PUCPR, Pós graduado em Gestão de Negócios - PUCPR e Graduado em Psicologia - PUCPR. Professor do curso de Administração com as disciplinas de Comportamento Organizacional, Comunicação Empresarial, Processos de Gestão de Pessoas. Atuei como coordenador do curso de Psicologia na instituição de ensino ISEPE. Profissionalmente atua como professor para os cursos de Administração (PUCPR) com as disciplinas de Comportamento Organizacional e Processos de Gestão de Pessoas. Ademais, possui 15 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas, frente aos subsistemas que integram a área de RH – Treinamento & Desenvolvimento; Recrutamento & Seleção; Serviço Especializado de Saúde e Medicina do Trabalho, Rotinas Trabalhistas, Assessment
lucas.lima1@pucpr.br
Luciano de Sousa Cunha
Doutorado
Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-Graduado em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos do Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela UFSCAR. Professor Universitário entre 2005 e 2021 para cursos de Graduação em Psicologia, Educação Física e Fonoaudiologia (Centro Universitário FAESA, Universidade Vila Velha, Favi). Coordenador de Curso da FAESA entre 2014 e 2018. Diretor da Clínica Envolve que atua com autismo e quadros assemelhados, com base em ABA. Diretor de Pessoas da FinBits.
luciano.cunha@pucpr.br
Márcia Gisela de Lima
Mestrado
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. (2000). Atualmente é Docente da Fundação do Vale de Itajaí. Áreas de atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia e Saúde do Trabalhador, Subsistemas de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Projetos de Orientação Profissional junto a Universidade do Vale do Itajaí. Experiência em trabalhos de Consultoria a mais de 20 anos, docência atua desde o período de 1990, tendo estado no Cargo de Coordenadora de Curso de Psicologia no período 2002 a 2007 na Universidade Comunitária do Oeste de Santa Catarina - Unochapecó - SC. Atuação junto a estágios em projetos de orientação profissional. Atualmente Coordenadora dos Estágios Específicos Ênfase Saúde e Integralidade e Organizações e Comunidade.
Atualmente é doutoranda em Psicologia, na linha de Análise do Comportamento, pela UFPR, e possui mestrado em Psicologia pela mesma linha de pesquisa (2022). É pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2023) e pós-graduanda em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). É graduada em Psicologia pela Universidade Positivo (2019). Atua como psicóloga no CAPS AD, Projeto Guiar - Grupo de estudos e intervenção com adolescentes em conflito com a lei e psicóloga clínica. Além disso, é docente dos cursos de Psicologia na instituição de ensino Unise e FESP. Membra Núcleo Curitiba da ABRAPSO (2024-2027).
parapinski.renata@pucpr.br
Rosana Marques da Silva
Doutorado
Doutora em Psicologia (UFSC); Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC); Especialista em avaliação psicológica (UNIPLAC); graduada em Psicologia (UFSC). Docente do curso de psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) há mais de 22 anos. Docente de cursos de pós-graduação. Experiência como psicóloga organizacional e do trabalho há mais de 20 anos e como mentora de carreira há mais de 5 anos.
marques.rosana@pucpr.br
Valter Freitas
Mestrado
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), graduação em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR), especialização em Direito Municipal pelo Instituto LFG, especialização em Filosofia do Direito e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná da área de Direitos Humanos e Direito Constitucional. Atua ainda como advogado e preside a Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB/PR de Toledo.
valter.freitas@pucpr.br
Viviana Valéria Vieira
Especialização
Atuação há 10 anos de experiência na área organizacional com desenvolvimento de líderes e competências, implementação de projetos e vivências em regiões do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraguay. Realização de treinamento e capacitação dentro e fora da organização. Gestora de uma equipe de Recrutamento e Seleção, atuando na Coordenação de Programas de Desenvolvimento.
Comportamento Organizacional e Cultura Corporativa
Carga horária: 12h
Este módulo tem como objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão sólida do comportamento organizacional e da influência da cultura corporativa nas organizações. Os alunos serão capazes de aplicar esses conceitos em situações do mundo real e contribuir para a promoção de ambientes de trabalho mais eficazes e saudáveis.
"Questões Atuais em Saúde Mental e Produtividade" O foco da disciplina esta na interseção entre a saúde mental dos indivíduos e seu impacto na produtividade no ambiente de trabalho. Como abordagem se busca que examine como as questões relacionadas à saúde mental podem afetar o desempenho e a eficácia dos funcionários. Serão abordados tópicos como estresse, o esgotamento, as estratégias de gerenciamento da saúde mental e como abordagens proativas podem melhorar tanto o bem-estar dos funcionários quanto a produtividade organizacional.
Estratégias de Treinamento, Aprendizado e Educação para um mundo em transformação digital
Carga horária: 12h
Esta disciplina explora as estratégias de treinamento, desenvolvimento e educação em um ambiente em constante transformação devido às tecnologias digitais. Os alunos serão apresentados aos conceitos fundamentais de como projetar, implementar e avaliar programas de aprendizado que capacitam indivíduos e organizações a prosperar em um mundo impulsionado pela revolução digital.
Estratégias de avaliação de desempenho: Produtividade e Humanização no Ambiente de Trabalho
Carga horária: 12h
Esta disciplina oferece uma abordagem inovadora para a Avaliação de Desempenho, unindo a busca pela produtividade com a valorização da dimensão humana no ambiente de trabalho.
O Papel Estratégico do Psicólogo nas Organizações de Trabalho: Business Partner
Carga horária: 24h
Propiciar uma visão estratégica das mudanças no cenário de negócios, bem como do papel do Business Partner no alinhamento das políticas organizacionais com essas mudanças, contribuindo para a implantação de processos, metodologias e ferramentas com foco no direcionamento estratégico da organização e na orientação das políticas e escolhas das ferramentas de Gestão Estratégicas de Pessoas
Nesta disciplina exploraremos a complexa dinâmica da gestão da mudança e da adaptação organizacional. Os alunos irão adquirir conhecimentos e ferramentas para liderar e facilitar processos de mudança bem-sucedidos nas organizações, abordando as implicações psicológicas, culturais e estratégicas da mudança
Gestão de Projetos e Pesquisas em Psicologia Organizacional e do Trabalho
Carga horária: 24h
Esta disciplina visa capacitar os estudantes a planejar, desenvolver e gerenciar projetos e pesquisas, tais como Pesquisa de clima, engajamento entre outras, em Psicologia Organizacional e do Trabalho, fornecendo as competências necessárias para a aplicação prática de metodologias e ferramentas de gestão de projetos e investigação científica nesta área.
Gestão de Pessoas: Análise de dados por meio do People Analytics
Carga horária: 12h
Esta disciplina explora a aplicação da gestão de projetos e a condução de pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os alunos aprenderão a planejar, executar e avaliar projetos e pesquisas relacionados ao comportamento humano no ambiente de trabalho, visando contribuir para a tomada de decisões baseadas em evidências e para a melhoria das práticas organizacionais.
Esta disciplina tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão aprofundada das leis e regulamentações trabalhistas relevantes no contexto brasileiro e como essas leis afetam a gestão de pessoas nas organizações. Os profissionais de Recursos Humanos devem estar bem informados sobre a legislação trabalhista para garantir que as políticas e práticas de RH estejam em conformidade com a lei e para tomar decisões estratégicas que atendam tanto às necessidades da organização quanto dos funcionários
Motivação, engajamento e comprometimento no ambiente profissional
Carga horária: 24h
Este módulo ira capacitar os alunos a compreenderem os princípios da motivação e do engajamento no ambiente de trabalho e a aplicarem estratégias eficazes para promover um ambiente de trabalho mais motivador e engajador. Isso resultará em colaboradores mais satisfeitos, produtivos e comprometidos com os objetivos da organização.
Esta disciplina visa capacitar psicólogos e profissionais de recursos humanos para atuar de forma eficaz como líderes em organizações e desenvolver habilidades de liderança em outros membros da equipe. O curso combina teoria e prática para fornecer aos participantes as ferramentas e estratégias necessárias para liderar equipes, promover um ambiente de trabalho saudável e desenvolver líderes de alto potencial
Esta disciplina te como objetivo aprofundar o entendimento dos estudantes sobre a natureza dos conflitos organizacionais e como lidar com erros e conflitos de maneira construtiva. O curso abordará teorias, estratégias práticas e ferramentas para a resolução eficaz de conflitos e a gestão de erros no contexto de gestão de pessoas.
Esta disciplina tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada da gestão da diversidade organizacional nas empresas e organizações contemporâneas. A diversidade no local de trabalho é uma realidade global, e as organizações estão cada vez mais reconhecendo sua importância para o sucesso empresarial, a inovação e a equidade. Portanto, esta disciplina visa capacitar os estudantes a desenvolver estratégias eficazes de gestão da diversidade, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso.
Esta disciplina explora os conceitos fundamentais relacionados ao bem-estar no trabalho e qualidade de vida dos colaboradores em organizações. Com foco nas abordagens teóricas, estratégias práticas e políticas de gestão, o curso visa capacitar os estudantes a promover ambientes de trabalho saudáveis, melhorar o bem-estar dos funcionários e aumentar a qualidade de vida no contexto organizacional
A atuação do Psicólogo frente ao conflito de gerações no ambiente de trabaho
Carga horária: 12h
Esta disciplina tem como objetivo capacitar os estudantes a compreenderem e atuarem de forma eficaz na gestão e resolução de conflitos geracionais no ambiente de trabalho, utilizando os conhecimentos da psicologia organizacional.
A disciplina Desafio de Aplicação I e II proporciona aos estudantes de pós-graduação a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso na resolução de problemas complexos. Através de estudos de casos reais e simulados, os alunos são desafiados a integrar conceitos e práticas discutidas em diversas disciplinas, desenvolvendo soluções inovadoras e eficazes.
A disciplina Desafio de Aplicação I e II visa proporcionar aos estudantes da pós-graduação em Gestão de Pessoas a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso na resolução de problemas complexos encontrados no contexto organizacional. Por meio de estudos de casos reais e simulados, os acadêmicos serão desafiados a integrar conceitos, teorias e práticas discutidas em outras disciplinas para desenvolver soluções eficazes e inovadoras.
Recrutamento e Seleção: Demandas da Organização e Abordagem em Tech Recruiting
Carga horária: 24h
Esta disciplina explora as estratégias e práticas envolvidas no processo de recrutamento e seleção de candidatos cujos comportamentos e qualidades estão alinhados com as necessidades e valores da organização. Os alunos serão introduzidos a abordagens inovadoras e técnicas avançadas que visam identificar candidatos que não apenas possuem habilidades técnicas, mas também se encaixam cultural e comportamentalmente com a empresa. O curso abrange os fundamentos teóricos e práticos necessários para conduzir um processo de seleção eficaz e eficiente, levando em conta demandas atuais como tech recruiter, considerando os requisitos específicos da organização.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.