O curso de Gestão Empresarial e Inovação da PUCPR proporciona um conhecimento abrangente sobre gestão e inovação, que vai desde questões como planejamento financeiro e marketing, tradicionalmente importantes para as empresas, até conteúdos como negócios disruptivos, economia criativa, produtos e serviços inovadores.
Desta forma, os estudantes podem se atualizar em práticas e técnicas de gestão, mas também trabalhar um mindset diferente, com a inovação como fator de competição global, por exemplo.
Por que fazer Gestão Empresarial e Inovação na PUCPR?
O curso de Gestão Empresarial e Inovação da PUCPR proporciona uma formação que desenvolve a capacidade de inovação no gerenciamento de organizações frente ao mercado competitivo, além da identificação de oportunidades no setor e implementação de atividades de inteligência estratégica.
Os pós-graduados em Gestão Empresarial e Inovação compreenderão o ambiente de negócios no contexto tecnológico e globalizado em que vivemos e terão o conhecimento para identificar a inovação e sustentabilidade em ideias, bem como para planejar, viabilizar ou implantar negócios e propostas inovadoras. Apresentando uma mentalidade voltada à gestão e à geração de resultados.
Além disso, a especialização é EAD, o que permite ao profissional conciliar os estudos com suas outras atividades diárias, alinhada às novas tendências em aprendizagem, que incentivam o protagonismo e o autodesenvolvimento. Além disso, assim como ocorre nos formatos presenciais, este curso trabalha as competências do profissional em uma aprendizagem ativa, preparando os futuros pós-graduados lato sensu para refletirem sobre o contexto em que atuam e resolverem problemas reais e complexos da atividade.
A pós-graduação lato sensu on-line da PUCPR é uma formação a distância, cujo foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. Composta por 15 disciplinas de 24 horas cada (14 disciplinas técnicas e mais a disciplina de Ética), a metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte on-line do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade (polo de Curitiba) em eventos presenciais.
Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 3 semanas, durante as quais são realizadas atividades de avaliação semanal, equivalentes a aproximadamente 33% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.
Na Sala Virtual você encontra:
a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e somativas e o cronograma;
b) Acesso à biblioteca virtual;
c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 15 minutos);
d) Comentários do professor;
e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.
Recomenda-se que o aluno dedique de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.
Após a realização e aprovação das 15 disciplinas o estudante recebe o certificado de pós-graduado lato sensu.
Público-Alvo
O curso se destina a líderes, executivos, empreendedores e outros profissionais envolvidos com a comercialização de bens e serviços que desejam desenvolver ou ampliar um ambiente favorável à inovação em seus negócios.
Mercado de atuação
Os pós-graduados em Gestão Empresarial e Inovação formados pela PUCPR poderão atuar em empresas de diversos portes, bem como startups e empresas industriais ou comerciais. Além de exercer funções como prestadores de serviços, na criação de uma cultura de inovação, negócios ou produtos disruptivos que colaborem com o crescimento das empresas frente ao mercado.
PROFESSORES INSPIRADORES:
http://lattes.cnpq.br/9711962744007412 Célia Regina Dias Von Linsingen Produtos e serviços inovadores
http://lattes.cnpq.br/6535270506395419 Fernanda Frankenberger Silva ESG: Environmental, social and Governance
http://lattes.cnpq.br/2165532072867309 Rodolpho Zannin Feijó Internacionalização
http://lattes.cnpq.br/7179521268709996 Janaína Gabrielle Amarante Planejamento Financeiro
http://lattes.cnpq.br/7179521268709996 Janaína Gabrielle Amarante Mercado de Capitais
http://lattes.cnpq.br/4194809926488901 Bruno César Silva Ecossistema de Inovação
http://lattes.cnpq.br/9810619010275166 Helton Magalhães da Cruz Gestão Digital
http://lattes.cnpq.br/5034018661799524 Andréa Luiza da Silva S.Arantes Lean Manufacturing
http://lattes.cnpq.br/0975990352812190 Schirlei Mari Freder Sociocracia como método de governança colaborativa
http://lattes.cnpq.br/9711962744007412 Célia Regina Dias Von Linsingen Pesquisa e Análise Qualitativa de Tendências (Coolhunting)
http://lattes.cnpq.br/3201562817578526 Líliam Maria Born Metodologias ágeis
http://lattes.cnpq.br/3219708758916815 Janaina C. Pasqual Lofhagen Planejamento Estratégico
http://lattes.cnpq.br/9711962744007412 Célia Regina Dias Von Linsingen Gestão de Marketing
http://lattes.cnpq.br/4481071675788189 Sonia Maria Capraro Alcântara Globalização e Economia Criativa
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Especialização em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1987); graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1986). Atualmente é coordenador de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócios PUCPR. Atuou como Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais; Foi Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócio
Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Atuou como Superintendente da Coordenação de Cidadania e Sustentabilidade Empresarial da Companhia Paranaense de Energia e como presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - regional Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão empresarial, gestão do conhecimento, inovação, perfil organizacional e profissional, gestão de competências, liderança, planejamento organizacional, desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas.
Sociocracia como método de governança colaborativa
Carga horária: 24h
A sociocracia é uma tecnologia social em que o sistema de gestão se baseia na decisão coletiva e auto-organização. Nessa disciplina serão abordados os conceitos históricos até a Sociocracia 3.0 (S3). Trata-se de uma abordagem da governança colaborativa que tratará os conceitos da cultura organizacional e tomada de decisão em grupo. Trata-se de um método ágil, integrativo e participativo que pode ser aplicado em equipe, empesas de diferentes portes (públicas e privadas), ONG´s, bem como ecossistemas inteiros.
A disciplina apresenta metodologias ágeis explorando conceitos aplicáveis para obtenção de resultados que agreguem real valor aos clientes e organizações. A disciplina proporcionará ao estudante conhecimento para avaliar os melhores modelos aplicáveis à sua própria organização ou gestão de projetos.
A disciplina de Planejamento Estratégico traz conteúdo teórico e exemplos práticos para que este profissional possa conhecer e aplicar metodologias e ferramentas inovadoras e assim contribuir com o desempenho dos gestores na elaboração e acompanhamento da estratégia organizacional,
Para atender as demandas do mercado atual, os profissionais precisam disponibilizar para os seus gestores o rápido acesso a informações, dados atuais e projeções de cenários para que a tomada de decisões seja assertiva e ágil.
O estudante será preparado a perceber todos os fatores que podem interferir e interagir na definição e gestão da estratégia de uma empresa, terá noções de gestão interna de marca e inovação e aprenderá quais ferramentas e atitudes deve empregar para ajudar os gestores a reagirem com direção e velocidade adequadas.
A disciplina busca compreender, explorar e contextualizar conceitos, ferramentas e práticas de marketing, imprescindíveis no ambiente de gestão de uma empresa, notadamente àquela voltada para a inovação.
Na disciplina de Globalização e Economia Criativa busca-se inicialmente identificar e compreender as mudanças impostas ao mundo, que ocorreram e vem ocorrendo, em função da globalização e da evolução acelerada da tecnologia trazendo novas formas de relacionamento entre culturas, povos e países e em consequência ao mercado mundial, principalmente no setor de bens e serviços. Na era do conhecimento a mudança de entendimento sobre Capital Intelectual influenciou as organizações modernas e trouxe à tona o que de mais importante podem as organizações usufruir de seus colaboradores, que é o conhecimento e a criatividade. Surgem desta forma, novos modelos de negócios, novos modelos de gestão para as organizações existentes, novos tipos de organizações e principalmente um novo tipo de economia - a Economia Criativa! A qual, nestes tempos de crise e grandes mudanças, tem suprido o mercado global com soluções inovadoras, mercado este cada vez mais exigente e demandador de novos produtos, bens e serviços, sempre suportados pelas tecnologias de ponta.
Nesta disciplina serão abordados conteúdos relacionados a produtos e serviços inovadores. Conceitos de inovação em produto e serviço, funil de inovação: identificação de oportunidades, fontes de inovação, desenvolvimento e validação, lançamento e gestão do ciclo de vida.
Fundamentos Do Comportamento Organizacional;
As Dimensões Do Organizacional: Multigeracionalidade, Clima E Cultura Organizacional;
O Ambiente Corporativo Na Atualidade: Macro Contextos E Estratégias De Sobrevivência, Crescimento E Desenvolvimento Nos Negócios;
Revisitando O ManagementS New Role: Peter Drucker/ O Novo Papel Da Administração, Hbr;
Ecopedagogia Empresarial: The Sustainable Development Timeline;
A Gestão Do Conhecimento Que Não Depende De Softwares (Sbgc);
O Mundo Esg: Quem São As Empresas Líderes;
Desenvolvendo Um Framework Corporativo Para O Esg.
Detalhamento de estratégias de internacionalização. Utilização de ferramentas de inserção internacional para setores público, privado e sociedade civil organizada. Estabelecimento de relações entre políticas públicas e acesso ao sistema de comércio global. Estudo do impacto da inovação em processos de internacionalização. Análise de conjunturas econômicas internacionais. Compreensão de modelos de governança internacional. Caracterização de atores internacionais. Introdução de mecanismos de cooperação internacional e negociação.
A disciplina foi delineada com base em experiências mercadológicas, conhecimento acadêmico e os principais materiais que norteiam o tema na atualidade. Pretende-se realizar a relação dos aspectos conceituais e teóricos com a aplicabilidade prática no ambiente empresarial.
O conteúdo permeia as responsabilidades inerentes à projeção, atualização e garantia da eficiência e confiabilidade dos mecanismos que fornecem suporte às estratégias da empresa, sob a concepção de garantir informações adequadas ao processo decisório financeiro.
Considerando a crescente importância das dinâmicas econômicas do cenário financeiro nacional e internacional, esta disciplina abrange o funcionamento do Mercado de Capitais, trazendo uma visão moderna e prática do universo dos investimentos, a interferência no desenvolvimento da economia e no contexto de seus agentes econômicos, compreendendo os principais ativos negociados, operações, análises pertinentes e os respectivos riscos envolvidos neste segmento que integra o sistema financeiro.
O empreendedorismo é uma atividade criativa e inovativa que requer diversas competências, sendo elas divididas nesta disciplina em duas áreas: Competências de gestão (ferramentas e processos) e Liderança Interior (com ferramentas para o desenvolvimento pessoal). Na primeira área apresentada nesta disciplina, busca-se entender quais são os métodos mais contemporâneos de gestão empreendedora por meio de temas como Design Thinking, Teoria U, Criatividade Empreendedora e Neurociência. Na segunda área buscaremos entender quais padrões mentais e emocionais estão contribuindo ou dificultando a inovação, a resiliência, a autoconfiança além de outras competências fundamentais para o empreendedor. Nesta segunda etapa conhecimentos de PNL (Programação Neurolinguística) e Neurociência, formam as bases teóricas utilizadas para que os estudantes entendam e pratiquem o autodesenvolvimento para tomadas de decisões empreendedoras de alto impacto. Com estas duas áreas desenvolvidas, pode-se compreender como obter resultados positivos no mercado ou mesmo na economia, tal como algumas startups fizeram nesta última década, pois, suas inovações trouxeram mais que novos produtos, mas sim, novas formas de atuação das empresas no mercado.
Na disciplina Gestão digital que significa gestão de empresas e instituições, proporcionada por ferramentas digitais. É a última etapa do processo de digitalização e robotização das atividades das empresas e permite gerenciar informações de marketing, vendas, finanças e projetos.
A disciplina de Lean Manufacturing, possibilita o estudante compreender, com base na filosofia `Lean Thinking`, de uma forma diferente, clara e simples os processos, a agregação de valor, desperdícios, indicadores e as competências requeridas no processo, buscando a melhoria contínua, maior eficiência organizacional e processual frente aos desafios da gestão hospitalar.
Pesquisa e Análise Qualitativa de Tendências (Coolhunting)
Carga horária: 24h
A disciplina busca capacitar os alunos a reconhecer sinais relevantes de mudança e tendências sócioculturais com potencial para alicerçar o desenvolvimento de novos produtos e serviços centrados em necessidades do consumidor. O conteúdo apresenta os principais conceitos e métodos de pesquisa e análise qualitativa de tendências, macrotendências e ferramentas práticas de pesquisa de tendências com foco em projetos de inovação. Além disso, aborda os agentes de mudanças, diferentes perfis geracionais de consumidores e teorias de difusão de influência e adoção de inovações. Por fim, o conhecimento teórico toma forma através da aplicação de ferramentas práticas em um projeto de ideação de uma inovação (produto, serviço, discurso, campanha, etc.) com base em tendências.