Aumente sua competitividade no agronegócio com nossa Especialização em Nutrição de Plantas e Fitossanidade.
Este curso oferece uma formação abrangente, abordando temas essenciais para quem deseja se destacar no setor agrário.
Diante da busca por uma agricultura moderna, produtiva e sustentável com uso de tecnologias e ferramentas digitais, a Especialização em Nutrição de Plantas e Fitossanidade proporciona a capacitação de profissionais na atenção voltada aos produtores rurais.
Com a formação, eles serão habilitados a solucionar situações problema na agricultura e aliar produtividade e sustentabilidade para minimizar custos de produção.
O curso tem como premissa a aplicação de tecnologias provenientes da Agricultura Digital como geoprocessamento, sensoriamento remoto, VANT/Drones, aplicativos digitais e sensores. Entre os principais temas trabalhados destacam-se o manejo e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, nutrição de plantas e manejo da fertilidade do solo, conservação do solo e água, fisiologia de plantas cultivadas, tecnologia de produção de sementes e análise de dados.
Escolher essa especialização significa ter acesso a um corpo docente especializado, com experiência prática de mercado, as aulas serão trabalhadas em uma metodologia inovadora que combina teoria e prática, e você terá a oportunidade de ampliar sua rede de contatos no setor agrícola.
Ao final do curso, você receberá um certificado reconhecido, que abrirá portas no mercado de trabalho.
Público-Alvo
O curso é destinado a profissionais, pesquisadores e extensionistas com formação em Ciências Agrárias, Florestais, Biológicas, entre outras áreas afins. A pós-graduação é ideal para quem busca um aprofundamento na nutrição de plantas, fitossanidade e tecnologias digitais aplicadas à agricultura, tanto para recém-formados quanto para aqueles com experiência em atividades de campo ou laboratoriais.
Com o avanço da agricultura de precisão e a crescente necessidade de práticas mais sustentáveis, a demanda por profissionais qualificados nesta área tem se expandido consideravelmente. Ao investir em sua formação na PUCPR, você estará se preparando para ser um profissional valorizado e atualizado, pronto para contribuir com soluções inteligentes para a agricultura.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Possui graduação em Agronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), Mestre em Produção Vegetal pela Universidade de Passo Fundo, sendo o trabalho de dissertação de mestrado desenvolvido junto a Embrapa Trigo. Atuando nas área de sistemas de produção sustentáveis na linha de sustentabilidade dos sistemas produtivos. Doutorado em Produção Vegetal pela Unioeste, tema da tese voltado para arranjos espaciais de soja. Atualmente professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Toledo e da União Educacional de Cascavel - UNIVEL, nas áreas de Mecanização Agrícola, Agrometeorologia, Construções Rurais e Expressão Gráfica.
alexandre.luis@pucpr.br
Alfredo Richart
Doutorado
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atualmente é professor adjunto do curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Toledo, Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de fósforo, enxofre, nitrogênio e manejo de adubação em sistemas de produção de grãos.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2013), mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016 e 2020) e atualmente é coordenador do Curso de Agronomia e responsável técnico pela fazenda experimental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, no Campus Toledo. Foi professor colaborador da UNIFIL. Atualmente é professor no curso de Agronomia da PUCPR nas áreas de fitotecnia e fisiologia vegetal. Atua como revisor dos periódicos Revista Semina Ciências Agrárias, Acta Scientiarum, Revista Brasileira de milho e sorgo, Revista Brasileira de Herbicidas e Scientia Agrária Paranaensis. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em manejo de culturas e solos. Atuando principalmente nos seguintes temas: grandes culturas, cereais, manejo e práticas culturais de milho, soja e trigo, nutrição de plantas, reguladores vegetais, inoculação, qualidade fisiológica e bioquímica.
andre.prechlak@pucpr.br
Arlindo Fabricio Correia
Doutorado
Formado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), Mestrado no Programa de Pós-graduação em Energia na Agricultura - PPGEA - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia - PPGA - Produção Vegetal (2016), Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É pesquisador do Grupo de Estudos em Manejo na Aquicultura, Meio Ambiente e Processamento de Pescados - GEMAq/Unioeste e do Grupo Interdisciplinar e Interistitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Rural Sustentável - GIIPEDES/Unioeste. É docente do curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR/Câmpus Toledo e atua como professor visitante no PPGDRS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - Unioeste/Câmpus Mal. Cdo. Rondon. Tem experiência na área de Agronomia atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura de Precisão, Irrigação, Produção Vegetal, Estatística e Experimentação, Extensão Rural, Energia na Agricultura, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Topografia e Gestão Ambiental.
Conceituação básica de Agricultura de Precisão. Sistemas de Posicionamento por Satélites. Sistemas. Geográficos de Informação. Monitoramento da Produtividade das Culturas. Mapas de Fertilidade e Acidez do Solo. Métodos de Amostragem. Métodos de Interpolação. Mapeamento da Condutividade Elétrica do Solo. Sensoriamento Remoto. Aplicação de Insumos à Taxa Variada.
Máquinas e implementos agrícolas. Sistemas de posicionamento por satélites. Piloto automático em máquinas agrícolas. Monitores de operações agrícolas. Introdução aos sensores agrícolas.
Ecofisiologia e sistema. A água no sistema solo-planta-atmosfera. Fisiologia das plantas de acordo com o ambiente. Crescimento e produtividade de plantas. Mecanismos fotossintéticos nas plantas superiores. Interceptação da energia radiante. Análise de crescimento. Distribuição de assimilados nas plantas. Respiração e economia de carbono nas plantas. Limitações fisiológicas da produção vegetal. Reprodução. Fotoassimilados. Hormônios Vegetais.
Fundamentos de nutrição de plantas e qualidade vegetativa. Problemas nutricionais em plantas cultivadas. Ferramentas de diagnóstico e avaliação da situação nutricional de plantas. Manejo nutricional de plantas. Insumos para recuperação vegetativa.
Fertilizantes e adubos agrícolas. Corretivos e condicionantes de solo. Matéria orgânica no solo. Lote de produtos agrícolas. Avaliação de insumos. Laudos agrícolas para insumos.
Manejo do solo em ambientes tropicais. Estrutura do solo (sistema poroso; formação e estabilização de agregados; manejo da estrutura e seus efeitos). Erosão hídrica do solo. Preparo do solo (objetivos e efeitos; ação dos implementos; manejo de resíduos). Compactação do solo (causas e mecanismos; sistemas para minimização da compactação). Sistemas de culturas. Matéria orgânica do solo e relações com o manejo. Qualidade do solo.
Atualização em fertilidade do solo. Nutrição de plantas em agricultura de precisão. Adubação química e orgânica dos solos cultiváveis. Taxa variável de aplicação de fertilizantes e corretivos. Caracterizar e registrar a variabilidade espacial de atributos de solo e de planta em áreas de lavoura comercial de soja e milho.
Aplicação a Taxa Variável de Fertilizantes e Corretivos
Carga horária: 24h
Máquinas e implementos agrícolas para taxa variável. Insumos e avaliação. Regulagem e Calibragem de Máquinas e Implementos. Laudos de Calibragem. Variação em Insumos agrícolas. Prática de aplicação e configuração de monitores de operação.
Identificação e controle das principais plantas daninhas. Mecanismo de ação dos herbicidas. Principais grupos químicos e compostos herbicidas. Manejo e controle químico de plantas daninhas em grandes culturas.
Ferramentas para avaliação do estado nutricional de plantas cultivadas. Análises de solo e plantas. Avaliação da fertilidade do solo por meio de análise química. Análise química foliar. Avaliação da análise física e biológica de solo e plantas. Interpretação de resultados e diagnóstico.
Estratégias do planejamento de pesquisa. Os procedimentos de formulação do projeto. Identificação e definição do problema a ser pesquisado. A comunicação entre orientados/orientadores. O Projeto de Pesquisa. O Experimento. Apresentação dos resultados da pesquisa. Análise e tabulação de dados de experimentos agronômicos. Análise de Variância, Testes de Média e Regressão. Introdução a linguagem de programação R. Análise de dados pelo pacote estatístico ExpDes.pt (R). Confecção de Relatórios.
Formação e estrutura das sementes de soja e milho e principais plantas cultivadas; fatores que afetam a qualidade fisiológica das sementes; germinação, vigor e deterioração de sementes; análise de sementes de soja e milho e ferramentas de diagnóstico.
Softwares para processamento de dados. Modelos de VANT (asa e/ou asa fixa) e Drones. Planejamento de Voo. Prática de Voo. Processamento de dados de Voos.
A disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a identificar e manejar doenças que afetam as plantas, integrando conhecimentos de fitopatologia e nutrição de plantas. Serão abordados os principais agentes patogênicos, métodos de diagnóstico, análise de sintomas e estratégias de controle, incluindo práticas de manejo integrado.
Software e equipamentos para geoprocessamento. Introdução e aplicação do SIG - Sistema de Informação Georreferenciadas. Base de dados informatizados. Sistemas de localização e posicionamento por satélites. Processamento de dados vetoriais e matriciais em software.
Identificação e importância agronômica. Características ambientais. Características e sintomas de ataque de insetos em soja e milho. Manejo e métodos de controle de Insetos: estudo dos principais grupos químicos de inseticidas; principais inseticidas utilizados no manejo e métodos de controle de pragas. Sintomas e sinais de doenças de plantas, diagnose de doenças fúngicas, bacterianas, virais e nematoides. Princípios gerais de controle e o triangulo da doença, medidas de controle baseadas na evasão, exclusão, erradicação, regulação, proteção, imunização e terapia, controle e manejo integrado. Controle genético e químico.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.