A Pós-Graduação em Psicopedagogia da PUCPR é baseada na aprendizagem como um processo que envolve toda a vida do indivíduo e que ocorre na sua constante interação social e cultural. Por isso, a especialização em Psicopedagogia capacita profissionais para atuar adequadamente em instituições e/ou clínicas, facilitando a interação social e cultural dos indivíduos.
O curso conta com disciplinas que fundamentam o trabalho psicopedagógico, com teorias relacionadas às áreas do conhecimento envolvidas no processo de aprendizagem, um conteúdo básico indispensável ao trabalho prático do psicopedagogo. A pós-graduação conta ainda com metodologias que possibilitam o reconhecimento, entendimento e prevenção de problemas no desenvolvimento do processo de aprendizado e desenvolve atitudes profissionais e uma consciência crítica, formando especialistas na aprendizagem humana.
O que é psicopedagogia?
A Psicopedagogia tem o objetivo de integrar várias áreas do conhecimento para estudar de forma aprofundada a aprendizagem humana como processo evolutivo e dinâmico. Esta proposta leva à interdisciplinaridade que é cada vez mais necessária, tendo em vista a busca de unidade do ser humano nas disciplinas que se propõem a estudá-la e a promover o seu desenvolvimento.
O que faz uma pessoa que faz Psicopedagogia?
Os psicopedagogos são profissionais que têm uma visão ampla do processo de aprendizagem, agindo como facilitadores diante de obstáculos normais ou patológicos que podem interferir no desenvolvimento do aprendizado. Assim, a Psicopedagogia, pretende garantir o lugar de todos na Escola.
A formação do psicopedagogo como educador-pesquisador, fundamenta-se na construção do pensamento no processo da produção do conhecimento, a partir do domínio da epistemologia das ciências que constituem o campo de ação da Universidade.
Em que área o psicopedagogo pode atuar?
O psicopedagogo pode atuar em hospitais, clínicas, escolas e empresas, uma vez que sua atuação envolve observação, terapias e tratamentos clínicos, além de orientação, tendo como foco a promoção da aprendizagem do ser humano.
Público-alvo
A pós de Psicopedagogia da PUCPR é indicada para graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Física, Musicoterapia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Letras e áreas relacionadas.
Por que Psicopedagogia na PUCPR?
A aplicação da psicopedagogia é multidisciplinar, bem como sua aprendizagem. Na PUCPR, esse processo é evolutivo e dinâmico. Vários campos do saber são integrados para desenvolver o conhecimento aprofundado sobre a aprendizagem do ser humano. Além disso, os 30 anos do curso, que é referência nacional, demonstram a qualidade de seus professores, que se destacam pelo compromisso, e a efetiva aplicação de metodologias.
Com 30 anos de história, a trilha percorrida na Especialização em Psicopedagogia da PUCPR tem início com disciplinas que fundamentam o trabalho psicopedagógico. Em seguida, é desenvolvida a especificidade, a partir da avaliação e tratamento de um caso específico de aprendizagem nos âmbitos da clínica e da instituição.
Público-Alvo
Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Física, Musicoterapia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Letras e áreas relacionadas.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Graduação em Pedagogia - PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015). Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente e das pesquisas: Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada de Professores e Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, estabelecendo parcerias com diferentes instituições de ensino no Brasil e no exterior. Conselheira e Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde exerceu diferentes atividades. Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da PUCPR desde 1990. Responsável pela tradução e validação para o Brasil do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), Coautora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças, do Questionário Portilho/Banas de Estilo de Ensino e do CHAEA Jr de EA.
evelise.portilho@pucpr.br
Cristiane Goncalves Ribas
Doutorado
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018).Formação no Conceito Bobath básico, Baby course e Avançado. Atualmente é professora tempo parcial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e membro do NDE, fisioterapeuta na AMCIP, professora do Centro Universitário UniDOMBOSCO e membro do comitê de ética da Instituição. Aluna visitante na Universidade de Northampton na Inglaterra, formação em cursos de Avaliação no Centro Bobath em Londres. Tem experiência na área de Fisioterapia , com ênfase em Fisioterapia , atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento motor, paralisia cerebral, aprendizagem motora e atraso motor.
cristiane.ribas@pucpr.br
Isabel Cristina Hierro Parolin
Mestrado
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977) e mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pisicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, escola, família, limites e psicopedagogia.
isabel.parolin@pucpr.br
Laura Monte Serrat Barbosa
Mestrado
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1993). Tem formação em Psicopedagogia (1993) e Teoria e Técnica de Grupos Operativos (1994) pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba. Atualmente, é professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde, da Universidade Positivo, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Centro Universitário Christus. É sócia da Síntese - Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem. É associada titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia, é conselheira da ABPp e da ABPp Seção Paraná. É palestrante e professora convidada em instituições públicas e privadas de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de aprender, atuação psicopedagógica, dificuldade de aprendizagem, avaliação psicopedagógica institucional, instituição escolar, inclusão, relação professor/aluno, operatividade na aprendizagem, desenvolvimento simbólico no processo de aprender, grupos de aprendizagem. É autora de livros e artigos na área de Psicopedagogia e Educação.
laura.barbosa@pucpr.br
Mari Angela Calderari Oliveira
Mestrado
Mari Angela é psicóloga (CRP08-1374) especialista em Psicologia Social e Psicopedagogia. Mestre em Educação. Professora adjunta do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e docente em cursos de especialização.
Atua em processos de Avaliação Psicológica no campo da saúde, educação e jurídico. Realiza Orientação Profissional. Supervisora técnica de implementação de processo avaliativo do setor de Educação Especial em instituições públicas.
Formação na abordagem sistêmica realizando atendimento de famílias com foco na gestão da aprendizagem no contexto escolar e atuando como psicoterapeuta de adolescentes, adultos, famílias e casais.
mari.oliveira@pucpr.br
Simone Carlberg
Especialização
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983). Com formação em Psicopedagogia (CEP Curitiba) e Teoria e Técnica de Grupo Operativo (CEP Curitiba). Docente em cursos de especialização em Psicopedagogia; Professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná para ministrar disciplinas no Curso de Especialização em Psicopedagogia e Modalidades de Intervenção. Integrante da equipe do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem - Síntese - onde desenvolve atendimento psicopedagógico no âmbito clínico individual e/ou grupal. Integrante de grupo de pesquisa. Professora do curso de aperfeiçoamento em Teoria e Técnica de Grupo Operativo. Coordena grupos de aprendizagem.
simone.carlberg@pucpr.br
Sonia Maria Gomes de SÁ KÜster
Especialização
possui graduação em Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Atualmente é Psicopedagoga Clinica e Institucional na Clinica Ellos - Saúde & Educação, Mestre em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Profª convidada de cursos de pós-graduação de Psicopedagogia, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PR, na FAE - Campus Curitiba, na Universidade Positivo, na Unifil em Londrina e na Faculdade Integrado em Campo Mourão. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia - seção Paráná por duas gestões - 2005-2007/ 2008-2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, recursos de intervenção psicopedagógica, formação docente, psicopedagogia clínica, caixa de areia e miniaturas. Integrante do grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente, 2005-2009 e do grupo Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, 2009-atual, da Linha de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, da PUCPR.
Objeto de estudo. Aprendizagem: enfoques, estilos e esquema evolutivo. Psicopedagogia no Brasil. Requisitos para a formação psicopedagógica. Ética do psicopedagogo.Objeto de estudo. Aprendizagem: enfoques, estilos e esquema evolutivo. Psicopedagogia no Brasil. Requisitos para a formação psicopedagógica.
Atuação Psicopedagógica nas Instituições: Família e Escola
Carga horária: 24h
Teoria Sistêmica. Paradigma holístico: a mutualidade entre o aluno, o funcionamento familiar e a escola. Construção do olhar psicopedagógico mais integrado ao cotidiano da nossa clientela.
Atuação no âmbito institucional. Fundamentação institucional. Abordagens metodológicas em Psicopedagogia Institucional e sua fundamentação teórica para diagnóstico e intervenção.
Contribuições da Neurociência para a Psicopedagogia
Carga horária: 12h
Neuropsicologia e aprendizagem. Cerébro da criança e do adulto. Neuropsicologia e o distúrbio de aprendizagem. Metodologia de análise de tarefa e planejamento de intervenção.
Conceito de Aprendizagem e os seus obstáculos segundo a Epistemologia Convergente. Gnosologia dos níveis semiológico, patogênico e etiológico das D. A.
Neuroanatomia e neurofisiologia. Disfunções e lesões cerebrais. Avaliação do desenvolvimento psicomotor. Avaliação neuropsicológica. Dificuldade na aprendizagem escolar.
Psicologia Social. Histórico e conceitos principais da teoria de Enrique Pichon Rivière. Técnica dos grupos. Atitude operativa na ação psicopedagógica.
Instrumentos e Técnicas Psicopedagógicas: Dimensão Funcional
Carga horária: 12h
Instrumentos e ténicas para a prática psicopedagógica. Dimensão funcional. Provas para avaliar a linguagem: leitura e escrita, GAE, Emilia Ferreiro, etc.
Desenvolvimento do processo de avaliação psicopedagógico no âmbito clínico e institucional. Elabora um projeto de intervenção a ser apresentado juntamente com o informe psicopedagógico.
Apresentação da monografia escolhida. Avaliação pela banca da apresentação da monografias. Compartilhar com o grupo as aprendizagens realizadas nas práticas.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.