A pós-graduação em Psicopedagogia da PUCPR visa formar profissionais capazes de investigar e intervir com conhecimento e ação interdisciplinar, no que se refere à aprendizagem, considerando a indissociabilidade entre os processos, as dificuldades, os distúrbios e as possibilidades aprendentes das pessoas, grupos e sistemas.
O Psicopedagogo é o profissional que atua com a aprendizagem e suas dificuldades, capaz de propor ações e contribuir com os processos de inclusão escolar e social. Para tanto, realiza pesquisas no campo psicopedagógico, media as relações interpessoais que envolvem os diferentes percursos da aprendizagem das pessoas, grupos e sistemas.
A Pedagogia é a ciência que estuda os métodos de ensino e a organização do sistema educacional, formando professores e gestores escolares para melhorar a qualidade do ensino. A Psicopedagogia, por outro lado, é uma área interdisciplinar que combina psicologia e pedagogia para identificar, prevenir e tratar problemas de aprendizagem, oferecendo apoio a estudantes, professores e familiares. Enquanto a Pedagogia se concentra na prática e gestão educacional, a Psicopedagogia foca na compreensão e intervenção nas dificuldades de aprendizagem.
O psicopedagogo pode atuar em escolas e instituições de ensino, oferecendo diagnóstico e intervenção para dificuldades de aprendizagem, além de orientar professores e pais. Em clínicas e consultórios, realiza avaliações e tratamentos individualizados. Em hospitais e centros de reabilitação, trabalha com equipes multidisciplinares para reabilitação cognitiva.
Esse profissional também pode desenvolver programas de treinamento em empresas, realizar pesquisas acadêmicas sobre processos de aprendizagem, e participar de projetos sociais em serviços públicos e ONGs, sempre focando na promoção do desenvolvimento educacional e emocional.
Público-Alvo
A pós-graduação em Psicopedagogia é recomendada para graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Doutora em Educação, Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto (PDSE/CAPES). Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa. Especialista em Magistério Superior. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior e uso de Tecnologias Educacionais. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora na PUCPR no curso de Pedagogia. Experiência como professora na Educação Infantil, Ensino Fundamental nas redes pública e privada; no Ensino Superior presencial e EAD e Pós-Graduação. Experiência na coordenação pedagógica nas redes pública e privada. Voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Avaliadora do INEP. Coordenação de área no PIBID Edital 2016/2017 na PUCPR. Docente-Orientadora da Pedagogia no Programas de Residência Pedagógica na PUC/PR Editais de 2020 e 2022. Orientadora do Projeto Pesquisa-Ação na Escola (PAE) da Prefeitura de Curitiba Edições 2022 e 2023. Temas de pesquisa de interesse: Educação Infantil, Teoria da Complexidade, Formação de Professores.
barbara.gimenez@pucpr.br
Cloves Antonio de Amissis Amorim
Doutorado
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação - PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia, Cuidados Paliativos e Suicídio), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros. Tanatologia, Suicídio e Luto. Coordenador do Curso em Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde ( 1999-2021). Coordenador do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental - parceria PUCPRARTMED ( 2021/2022), Editor da Revista Psicologia Argumento(2017-2020
Sou pedagoga, psicopedagoga, psicomotricista relacional e psicóloga Sou profissional da arte de ensinar Escrevo livros para crianças pequenas e grandes! Escrevo poemas e artigos na área da Educação. Crio materiais lúdicos e educativos para escolas Desenvolvo jogos pedagógicos para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
deyse.campos@pucpr.br
Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros
Doutorado
Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Campus de Marília (2003). Especialização lato-sensu em Educação Inclusiva(UENP/Fafija) - Jacarezinho, Mestre em Psicologia, (UNESP/Assis), Doutorado emEducação - UNESP/ Marília e Pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba. Atualmente curso Neuropsicopedagogia Clinica e Institucional pela PUC Minas. Suas pesquisas tem comovfoco de análise a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental na contemporaneidade e a formação de professores alicerçadas pelas teorias histórico-cultural de Vygotsky e do educador Célestin B. Freinet assim como a relação família e escola. Foi integrante (2004-2007) e pesquisadora do grupo de pesquisa Leitura e Ensino UENP/FAFIJA (CNPq). É membro e pesquisadora dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil GEPEI/UENP - Jacarezinho. Tem experiência nas áreas: anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Filosofia para crianças. No Ensino superior atua nos campos da Psicologia, Formação Docente, Currículo, Cultura escolar e sua organização, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental ( a importância do brincar, brinquedoteca, a questão da alfabetização, ensino e aprendizagem, Técnicas Freinet, familia e escola entre outros). Foi idealizadora do Projeto Brinquedoteca e formação de professores e coordenadora de curso de graduação. Atualmente é colaboradora na formação de professores municipais e em redes privadas e professora de cursos de Pós-graduação. Também é membro da REPEF - Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação Freinet. e uma das coordenadoras do grupo de estudos Coletivo Freinetiando vinculado ao GEPEC/UNICAMP.
flavia.murbach@pucpr.br
Gelci Saffiotte Zafani
Mestrado
Psicóloga pela UNIMAR(2011), Mestre em Educação na linha de pesquisa "Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano" pela UNESP (2021), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo INDEP-Marília(2018), formação em Professor de Ensino Fundamental I e Educação Infantil pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério(2002). Tem experiência de mais de 20 anos na área da Educação. Trabalhou como Professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Psicóloga Educacional, supervisora acadêmica dos atendimentos em Psicopedagogia Clínica na Clínica de Psicologia da UNIMAR. Atualmente coordena o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIMAR, trabalha como professora do curso de Psicologia e Supervisora Acadêmica em Psicologia Escolar(UNIMAR), além de ser idealizadora e fundadora da empresa Esperançar- Assessoria e Formação em Educação com foco em Educação Especial, na qual percorre diversos municípios realizando assessorias e formações para profissionais da Educação e Saúde. É membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) da USP/SP. Com foco em estudos na área da Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento Humano,Psicopedagogia, Educação Especial, Convivência Escolar, bullying e cyberbullying.
gelci.zafani@pucpr.br
Gislaine Coimbra Budel
Mestrado
Mestre em Educação pela PUC-PR. Autora do Livro MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Finalista do Prêmio Jabuti. Pós-Graduação em INTERVENÇÃO COGNITIVA E APRENDIZAGEM MEDIADA pelo Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion, Pós-Graduação em PSICOPEDAGOGIA pelo Centro Universitário Curitiba, Extensão em NEUROPSICOLOGIA, Graduação em PEDAGOGIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é Diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, da Prefeitura Municipal de Curitiba. Palestrante nas áreas de educação especial, inclusão, deficiências, autismo, dificuldades de aprendizagem, intervenção cognitiva, formação de professores, avaliação psicopedagógica e gestão educacional. Professora em cursos de pós-graduação. Conselheira no Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba.
gislaine.budel@pucpr.br
Liliamar Hoça
Doutorado
Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação pela PUC/PR. Graduada em Pedagogia pela PUC/PR. Possui Especialização em Educação Especial, Modalidades de Intervenção na Aprendizagem, Neuropsicopedagogia. Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, atual diretora do Centro Municipal de Atendimento Especializado Ronaldo Vadson Schwantes. Professora curso de Pedagogia da UniCesumar (campus Curitiba). Professora cursos de Pós Graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR e Red de Inducion a la Docência. Autora de materiais didáticos na áreas de Alfabetização e Educação Infantil. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: formação de professores, alfabetização, organização do ensino em Ciclos, desenvolvimento profissional de professores, dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica.
1. Doutora em Educação pela PUCPR; Secretária Municipal da Educação do Município de Curitiba (Gestão 2017-2020; 2021-2024); Presidente da REBRACE (Rede Brasileira de Cidades Educadoras biênio 2022-2023; biênio 2024-2025); Presidente do CONSEC (Conselho Nacional de Secretários Municipais das Capitais); Secretária de Articulação da UNDIME PR (gestão 2019-2020; 2021-2022); Representante de Curitiba e municípios da região metropolitana - UNDIME/PR (gestão 2019-2020; 2021-2022); Titular do Conselho Nacional de Representantes da UNDIME/PR (2021-2024); Professora Associada ao Departamento de Educação da UTFPR-CT; Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede PROFIAP; Pesquisadora do Grupo de pesquisa Pesquisadora do Grupo de pesquisa POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA CIDADE EDUCADORA com ênfase em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, Administração Pública e Políticas Educacionais da UTFPR; Editora-chefe da Revista Veredas; Integrante do Conselho de Desenvolvimento Profissional da ANEBHI (Ass. Nacional de Educação Básica Híbrida). Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública do IMAP/CURITIBA. Representante política das CIDADES EDUCADORAS em Curitiba com atuação nas políticas públicas do tema. 2.Atuação anterior: Professora e Gestora da Educação Básica entre 1986 e 2006; Dirigiu o curso de Pedagogia da PUCPR no triênio 2008/2010; Coordenadora dos cursos de pós-graduação da PUCPR nas seguintes áreas: Educação Especial e Inclusão (2001 - 2012) Psicopedagogia (2000 - 2003) ; Modalidades de Intervenção na Aprendizagem (2003 - 2010) e Alfabetização e Letramento (2010 - 2012). Este último, fruto dos estudos no PPGE da PUCPR. Coordenadora do PIBID da PEDAGOGIA na PUCPR no triênio de sua implantação 2008/2010. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos da PUCPR no triênio 2009/2010. Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Paraná Sul - Biênio 2001/2002. Servidora Pública Federal a partir de 2012; Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa pela UFPR junto ao MEC nos anos 2014/2016. Chefe do Departamento de Educação da Reitoria da UTFPR com abrangência dos 13 Campi da universidade - 2016. Prêmio Anita Garibaldi - área Educação - 2019. Prêmio Mulheres Paranaenses - área Educação - 2021. 3.
maria.bacila@pucpr.br
Patrícia Tanganelli Lara
Doutorado
Pós-doutora pelo Programa de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação especial e inclusiva; ensino superior e fundamental; formação de professores; exclusão e inclusão escolar, cultura escolar e escola pública. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Pedagógicas Inclusivas/ GEPPI. É professora Tutora em cursos de Pós-Graduação e Graduação desde 2008, tendo atuado na UNESP/ Marília; Fundação Padre Anchieta; UFSCAR; IFSP; UNIVESP e atualmente está Centro Universitário Sumaré. Docente do Centro Universitário Sumaré, leciona nos cursos da área da Educação. Atua na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desde 1998, como Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Atualmente está como Assistente de Direção na EMEF Des. Amorim Lima, escola com um Projeto Político Pedagógico Especial, inspirado na Escola da Ponte - Portugal. Atuou como Professora de Educação Especial e Inclusiva na Escola de Aplicação da USP/SP, de 2019 até 2022.
Pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela UNIOESTE, Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Licenciado em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996), licenciado em Pedagogia (2017) e em Letras-Inglês (2020) ambas pelo UNICESUMAR. Professor Adjunto da PUCPR, no curso de Pedagogia e dos Cursos de Licenciatura da PUCPR e professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na área de Ciências. É coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica. Vice-líder do Grupo de Pesquisa História das Instituições Escolares no Brasil. Membro Fundador do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT-BRASIL.ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3882-0015
reginaldo.costa@pucpr.br
Vanessa Calciolari Rigoletti
Doutorado
Doutoranda em Educação- Linha de Pesquisa: Educação Especial no Brasil- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília. Pós-graduação - Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (cursando desde 2018). Mestre em Educação - Linha de Pesquisa: Educação Especial no Brasil - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília . Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Formação de Professores em Educação Especial: apoio à escola inclusiva - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília (2014).Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) com Habilitação em Deficiência Intelectual. Professora alfabetizadora -Colégio Criativo (desde 1999).Professora coordenadora da Educação Especial no Colégio Criativo (desde 2016).Professora de Atendimento Educacional Especializado Municipal (desde 2108). Atendimento Terapêutico Domiciliar e Clínico ao aluno com Autismo. Os temas de maior interesse são: Ensino de habilidades diversas ao aluno com autismo. Manejos comportamentais. ABA e Educação. Educação de alunos com deficiência não falante.Educação Infantil e Atendimento Educacional Especializado do público-alvo da Educação Especial. Membro do Grupo de Pesquisas Deficiências Físicas e Sensoriais- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Psicopedagogia: Fundamentos e Percursos Históricos
Carga horária: 24h
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo identificar os fundamentos e percursos históricos da Psicopedagogia. Nela, o estudante conhece a concepção da psicopedagogia, seus fundamentos e sua constituição histórica, com ênfase no Brasil. Ao final, o estudante é capaz de verificar a importância da Psicopedagogia ao longo da história e as características que a fundamentam.
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo conhecer o campo de atuação do psicopedagogo. Nela, o estudante identifica a importância social da profissão do psicopedagogo em processos de aprendizagem. Ao final, o estudante é capaz de saber a importância da formação e atuação do profissional da Psicopedagogia, considerando o Código de Ética.
Políticas Públicas Educacionais: Educação Especial, Inclusão, Diversidade e Psicopedagogia
Carga horária: 24h
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo conhecer as políticas públicas da Educação e Saúde. Nela, o estudante identifica os pressupostos Legais referentes à Educação Especial, a Inclusão, a Diversidade e como se relacionam à Psicopedagogia no Brasil. Ao final, o estudante é capaz de reconhecer a importância da Psicopedagogia como campo interdisciplinar da Educação e Saúde.
Psicopedagogia: Interdisciplinaridade em Educação e Saúde
Carga horária: 24h
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo explicar o significado interdisciplinar das áreas da Educação e da Saúde em relação ao conhecimento da Psicopedagogia. Nela, o estudante seleciona e delimita as interlocuções entre Educação e Saúde no que tange os processos de aprendizagem. Ao final, o estudante é capaz de explicar o princípio interdisciplinar no campo do conhecimento da Psicopedagogia.
Aprendizagem e Ensinagem: Abordagens Psicopedagógicas
Carga horária: 36h
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo delimitar os conceitos de aprender e ensinar em diferentes abordagens psicopedagógicas.
Nela, o estudante compreende a epistemologia das teorias que embasam a atuação do psicopedgagogo e suas metodologias.
Ao final, o estudante é capaz de formular hipóteses mediante aos fenômenos psicopedagógicos de maneira interdisciplinar à Educação e Saúde, considerando as bases cognitiva, comunicacional, afetiva e social, em contextos individuais e coletivos.
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo construir o conhecimento referente à relação família e escola, e os processos de aprendizagem no trabalho psicopedagógico.
Nela, o estudante analisa como sua intervenção pode fortalecer os processos de ensinagem.
Ao final, o estudante é capaz de mediar seu trabalho entre escola e família.
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo relacionar os fundamentos da neurociência e a Psicopedagogia.
Nela, o estudante conhece os princípios da Neurociência e a formação cerebral no desenvolvimento humano e os processos de aprendizagem, bem como identifica a relação entre neurociência nos transtornos e dificuldades de aprendizagem. Ao final, o estudante é capaz de utilizar os conhecimentos da neurociência à Psicopedagogia.
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo conhecer as características e diferenciações entre os transtornos e dificuldades de aprendizagem.
Nela, o estudante identifica e caracteriza transtornos e dificuldades de aprendizagem, analisando-os frente às práticas de intervenção do psicopedagogo
Ao final, o estudante é capaz de criar projetos de intervenções psicopedagógicas.
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo analisar criticamente diferentes casos da atuação do psicopedagogo, considerando os diferentes espaços da sua atuação.
Nela, o estudante seleciona, justifica e compara situações reais de cases próprios do trabalho psicopedagógico. Ao final, o estudante é capaz de analisar criticamente e tomar decisões com base na atuação do psicopedagogo.
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo compreender as relações entre Ciência e a produção do conhecimento no campo da Psicopedagogia e sua interdisciplinaridade com a Educação e Saúde.
Nela, o estudante investiga produções acadêmicas considerando as premissas do conhecimento psicopedagógico.
Ao final, o estudante é capaz de construir seu projeto do texto acadêmico, dentro das normas de um texto científico.
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo investigar as características e ações do psicopedagogo em instituições que desenvolvem políticas públicas em Educação e Saúde.
Nela, o estudante reconhece o trabalho do psicopedagogo em espaços diferenciados e institucionalizados socialmente.
Ao final, o estudante é capaz de elaborar projeto de intervenção psicopedagógica considerando os diferentes contextos da atuação do psicopedagogo no trabalho institucional.
Comunicação, Linguagem e Tecnologias na Prática do Psicopedagogo
Carga horária: 24h
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo compreender a interlocução entre comunicação, linguagem e tecnologias considerando os gêneros textuais utilizados pelo psicopedagogo em seu trabalho.
Nela, o estudante identifica as estruturas textuais nos conceitos de texto e escrita e o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano do trabalho do psicopedagogo.
Ao final, o estudante é capaz de produzir textos referentes à prática profissional do trabalho do psicopedagogo.
Procedimentos e Instrumentos de Avaliação em Psicopedagogia
Carga horária: 36h
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo fundamentar os conceitos teóricos e metodológicos que abrangem os instrumentos de avaliação que o psicopedagogo utiliza.
Nela, o estudante articula conhecimentos das diferentes abordagens psicopedagógicas, da neurociência e do trabalho do psicopedagogo.
Ao final, o estudante é capaz de elaborar instrumentos de avaliação em Psicopedagogia.
Esta disciplina voltada aos estudantes da especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, tem como objetivo a inserção do estudante em formação nos contextos de atuação do psicopedagogo.
Nela, o estudante pesquisa, elabora e aplica técnicas do trabalho psicopedagógico.
Ao final, o estudante é capaz de elaborar relatórios das atividades de intervenção prática realizadas.