A Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Políticas Públicas da PUCPR proporciona ao estudante um conhecimento abrangente do tema, desenvolvendo competências gerenciais e operacionais, priorizando as políticas públicas como instrumento para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Por que fazer Responsabilidade Social e Políticas Públicas na PUCPR?
O curso de Responsabilidade Social e Políticas Públicas da PUCPR possibilita a ampliação do conhecimento científico e proporciona melhores condições teóricas e metodológicas no que diz respeito à ética política e demandas sociais. Além disso, o conteúdo preparado para a especialização é voltado para as questões sociais, inclusão da responsabilidade social na cultura organizacional das empresas, desenvolvimento econômico sustentável e a dinâmica das empresas privadas no caminho do desenvolvimento.
A pós-graduação lato sensu on-line da PUCPR é uma formação a distância, cujo foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. Composta por 15 disciplinas de 24 horas cada (14 disciplinas técnicas e mais a disciplina de Ética), a metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte on-line do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade (polo de Curitiba) em eventos presenciais.
Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 3 semanas, durante as quais são realizadas atividades de avaliação semanal, equivalentes a aproximadamente 33% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.
Na Sala Virtual você encontra:
a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e somativas e o cronograma;
b) Acesso à biblioteca virtual;
c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 15 minutos);
d) Comentários do professor;
e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.
Recomenda-se que o aluno dedique de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.
Após a realização e aprovação das 15 disciplinas o estudante recebe o certificado de pós-graduado lato sensu.
Público-Alvo
O curso é indicado para profissionais com formação superior que busquem o desenvolvimento de aptidões e habilidades nas áreas de gestão de políticas, programas e projetos sociais.
Mercado de atuação
O profissional pós-graduado em Responsabilidade Social e Políticas Públicas pela PUCPR poderá atuar com diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de ações e políticas estabelecidas pelo governo na esfera federal, estadual e municipal.
PROFESSORES INSPIRADORES:
http://lattes.cnpq.br/9067890383459766 Odete Fernandes Saúde Pública
http://lattes.cnpq.br/1958203946088148 Marcia Aparecida Osovski Suss Assistência Social
http://lattes.cnpq.br/8807577079537139 Virginia Therezinha Kestering Mobilização Social
http://lattes.cnpq.br/9767815823163181 Solange Fernandes Movimentos Sociais
http://lattes.cnpq.br/9767815823163181 Solange Fernandes Desenvolvimento Social
http://lattes.cnpq.br/9711962744007412 Célia Regina Dias Von Linsingen Economia Comportamental na Proteção Social
http://lattes.cnpq.br/0233608655741956 Jean Michel da Silva Elaboração de ações, projetos e programas socioambientais e captação de recursos
http://lattes.cnpq.br/4130101480844936 Daiana Allessi Nicoletti Alves Cidadania e Responsabilidade Social
http://lattes.cnpq.br/0975990352812190 Schirlei Mari Freder Políticas Públicas
http://lattes.cnpq.br/0553893059922051 Yasmin Aparecida Folha Machado Intervenções Interdisciplinares e Intersetoriais no contexto das Políticas Públicas
http://lattes.cnpq.br/6048793270468831 Herivelto Oliveira Poder Legislativo nas Políticas Públicas
http://lattes.cnpq.br/1110519317040362 Jean Alisson Freitas de Vargas Governança Digital e Tecnologias Inovadoras
http://lattes.cnpq.br/0975990352812190 Schirlei Mari Freder Governança na Gestão Pública
http://lattes.cnpq.br/1958203946088148 Marcia Aparecida Osovski Suss Operacionalização de benefícios assistênciais
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Especialização em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1987); graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1986). Atualmente é coordenador de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócios PUCPR. Atuou como Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais; Foi Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial da Escola de Negócio
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Esta disciplina desenvolve uma nova forma de pensar e discutir a economia e fenômenos econômicos, muito além dos modelos tradicionais. Permeia por diferentes interesses e com uma gama abrangente de informações geradas com diversidade de objetivos e aplicações. Apresenta instrumento de tomada de consciência e escolhas benéficas individual e coletiva.
Elaboração de ações, projetos e programas socioambientais e captação de recursos
Carga horária: 24h
Esta disciplina apresenta as ferramentas utilizadas na elaboração de ações para projetos e programas socioambientais e os diversos modelos de captação de recursos públicos e privados.
Esta disciplina abordará questões relacionadas a Cidadania e Direitos Sociais, tendo como enfoque no primeiro momento abordar sobre a visão de modernidade e uma teoria crítica de sociedade. Esta discussão irá apresentar conceitos relacionados à referenciais teóricos que problematizem sobre a formação da sociedade contemporânea, exibindo perspectiva metodológica para a leitura da realidade social.
Perpassaremos o debate sobre a formação sócio-histórica brasileira, discutindo sobre o desenvolvimento da cidadania, a formação da república e a construção de direitos sociais no contexto brasileiro com ênfase na análise desses direitos após a promulgação da Constituição Federal de 1988. O debate pretende contribuir para a compreensão do processo de constituição e desenvolvimento das Políticas Públicas na sociedade capitalista, particularizando, o cenário atual.
E por fim, pretende-se apresentar a ênfase na discussão sobre o neoliberalismo e sua relação na incidência política, no pensamento filosófico, na economia e como seus rebatimentos impactam na formulação das políticas públicas. O objetivo é discutir os pressupostos da teoria econômica do neoliberalismo e como suas políticas se institucionalizam após a década de 1980, no contexto brasileiro, trazendo o exame reflexivo de seus impactos.
Está disciplina está centrada em refletir acerca do processo sócio-histórico das políticas públicas, para tanto busca-se a compreensão de narrativas acerca do Estado e da Sociedade.
Nesta ótica é fundamental conhecer as funções que o Estado tem autonomia e obrigação em desenvolver. Quais os objetivos de um Governo ao conduzir este Estado, perpassando pela nova característica de gestão pública.
A sociedade civil conquista no decorrer da história diversas políticas públicas as quais cabe ao Estado implementar. Na guisa de tais considerações, torna-se oportuno refletir sobre o papel das políticas públicas, suas demandas, seus ciclos no novo cenário social, político e econômico no Brasil.
Esta disciplina apresenta o conceito de Governança Estratégica, descreve as principais funções e princípios da Gestão Pública, estimula a reflexão sobre a aplicação de medidas corretivas no âmbito do processo de governança, identificando os mecanismos, componentes e práticas adotadas pela mesma. Além disto, dá ênfase ao estudo da Governança e Governabilidade, buscando compreender como atuam os mecanismos de acompanhamento, com atenção especial sobre a análise de resultados e alinhamento de interesses dos stakeholders públicos e privados envolvidos no processo.
A política Pública de Assistência Social inserida no contexto da seguridade social, os contextos históricos e a conquista do marco legal: Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS); Política Nacional de Assistência Social e Sistema Único de Assistência Social (SUAS); os benefícios, programas e projetos sociais desenvolvidos no séc. XXI e as instâncias da política de assistência social.
Estudo da política de saúde no Brasil, a partir do estabelecimento da relação entre a saúde pública e a saúde coletiva, perpassando pelo seu processo sócio-histórico, organização e regulação estatal, mediante legislações, que determinam os níveis de atendimento à população, bem como a reflexão sobre o controle social exercido em relação a essa política pública.
Compreensão sobre a necessária humanização da assistência em saúde, para garantir aos seus usuários um atendimento com dignidade, mesmo com as dificuldades encontradas em tempos de endemias, epidemias e pandemias mais diversas.
Descrição das políticas públicas de atenção à saúde do(a) trabalhador(a), necessárias para garantir-lhes condições mínimas de qualidade de vida.
Esta disciplina abordará as temáticas afetas à compreensão da assistência social enquanto direito do cidadão e dever do Estado no Brasil. Isso compreende a necessidade do resgate histórico sobre o tema, bem como a discussão dos caminhos percorridos para reconhecer este setor como campo legítimo de políticas públicas.
Serão consideradas as principais leis e normativas que orientam o reconhecimento, a implementação, a execução e a avaliação da política de assistência social no país, bem como aquelas que tratam da participação da sociedade civil.
Os aspectos centrais acerca da política de assistência social serão correlacionados com as práticas cotidianas dos gestores públicos e com os desafios encontrados em cada contexto.
De forma especial, nesta edição, serão contempladas também as temáticas relacionadas à pandemia do Covid-19, que afetou as diversas sociedade e suas relações sociais, políticas, econômicas, entre outras.
O percurso permitirá apreender os conceitos fundamentais da área, tanto para o aprimoramento profissional como também para o avanço no conhecimento pessoal acerca dos direitos de cidadania.
Aborda os atores, instituições e processos no âmbito da Mobilização Social. A busca da construção e/ou reconstrução da cidadania, na perspectiva da defesa, afirmação e fortalecimento dos Direitos Humanos. A reflexão sobre a Sociedade Civil, dividida e entre autonomia e interdependência. E, busca identificar as identidades coletivas, fundamentais para a mobilização social.
Essa disciplina é de fundamental importância pois trata de ações coletivas realizadas por pessoas organizadas em grupos com a intencionalidade de lutar por alguma demanda societária, em geral vinculadas as causas de: defesa de direitos, ampliação de processos democráticos, denúncias de arbitrariedades praticadas contra a população ou algum segmento específico. Em geral, os movimentos sociais representam a voz de pessoas excluídas do processo democrático, que buscam ocupar os espaços de direito na sociedade. Nestes temas de estudo que compõe o módulo de formação de uma sociedade democrática não pode prescindir de promover a ampliação de direitos e cessar com privilégios de poucos. Nesta disciplina vamos discutir os principais conceitos e definições sobre Movimentos Sociais; Teorias e trajetórias dos movimentos sociais e sua história no Brasil, particularizando nos ocorridos no sec. XXI.
Estudar a problemática do Desenvolvimento Social e as configurações socioeconômicas, particularmente, o neoliberalismo, e de que modo haverá um impacto sobre a organização do Estado e a sociedade na organização das políticas sociais é a proposta principal dessa disciplina, entender quais os custos sociais da implementação de um Estado mínimo no atendimento das demandas sociais e máximo no atendimento dos reclamos do mercado. A disciplina se propõe também a discutir a questão social, sua base conceitual e histórica, o acirramento de suas expressões frente à redução dos investimentos do Estado no financiamento das políticas públicas. A construção do chamado Terceiro Setor e sua relação com o Estado.
Intervenções Interdisciplinares e Intersetoriais no contexto da Políticas Públicas
Carga horária: 24h
Intervenções interdisciplinares e intersetoriais no contexto das Políticas Públicas é uma disciplina do curso de pós-graduação em responsabilidade social e políticas públicas. Ao longo da disciplina os estudantes compreendem as noções de interdisciplinaridade e intersetorialidade no contexto das políticas públicas, analisando as redes intersetoriais e sua relação com a construção de uma política do cuidado. Ao final da disciplina, os estudantes são capazes de reconhecer e operar diferentes ferramentas para execução do trabalho interdisciplinar nas políticas públicas.
A disciplina Poder Legislativo nas Políticas Públicas no curso de pós-graduação Responsabilidade Social e Políticas Públicas apresenta o poder legislativo, composto por membros eleitos pelo povo para exercer a função, entre outras, de legislar, como parte integrante do poder público estatal, detém as funções de representação, legislação, legitimação da ação governamental, controle, juízo político e constituinte. As políticas públicas são princípios norteadores da ação do Poder Público, e são diretrizes, procedimentos e regras que determinam as relações entre o Estado e os atores sociais a que se destinam a aplicações de recursos públicos e os benefícios sociais, concretizando em programas, financiamentos e leis que traduzem a natureza e as prioridades de determinado regime político.
A disciplina propiciará a compreensão da governança pública digital, a partir da análise de conceitos próprios da área de tecnologia da informação, perpassando tecnologias e riscos emergentes, com enfoque nas bases já assentadas na legislação e adotadas como políticas e estratégias do Estado brasileiro, possibilitando a identificação de demandas e necessidades sociais, análise de questões técnicas e contribuindo para o fomento da agenda pública de transformação digital, especialmente pelo Poder Público.