A pós-graduação em Neurociência e Educação da PUCPR oferece uma imersão profunda no funcionamento do cérebro humano, destacando a aplicação desses conhecimentos na educação.
O curso começa com uma exploração das estruturas e funções cerebrais, destacando como essas características impactam o comportamento e a aprendizagem. Por intermédio do estudo da neuroplasticidade, os participantes aprendem como o cérebro se adapta ao aprendizado ao longo da vida, o que é crucial para desenvolver práticas educativas que promovam o desenvolvimento cognitivo e emocional desde a infância.
Na sequência, os alunos integram teoria à prática ao aplicar estratégias de ensino baseadas em princípios neurocientíficos, criando ambientes de aprendizagem inclusivos e emocionalmente seguros. A pós explora também a diversidade na aprendizagem, oferecendo métodos para apoiar alunos com necessidades variadas, incluindo aqueles com distúrbios de aprendizagem ou altas habilidades.
Além disso, discute questões éticas e futuras, como a influência da inteligência artificial na educação personalizada e a intersecção entre neurociência e livre-arbítrio, preparando os educadores para enfrentar os desafios futuros da educação.
O egresso da pós-graduação em Neurociência e Educação é um profissional altamente capacitado, com um entendimento aprofundado de como os processos cerebrais influenciam a aprendizagem e o comportamento. Este profissional combina competências em neurociência com habilidades pedagógicas inovadoras, capaz de aplicar conhecimentos científicos para melhorar práticas educacionais e intervir de forma eficaz no desenvolvimento cognitivo e emocional de alunos de todas as idades.
Esse profissional é também versátil e preparado para atuar em diversos ambientes educacionais e terapêuticos. Está qualificado para desenvolver e implementar métodos de ensino que se adaptam às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma educação inclusiva e acessível. Além disso, pode liderar projetos de pesquisa focados na interface entre neurociência e educação, contribuindo para o avanço do conhecimento na área.
Público-Alvo
A pós-graduação em Neurociência e Educação é direcionada a uma ampla gama de profissionais que desejam integrar conhecimentos neurocientíficos com práticas pedagógicas para aprimorar e inovar no campo educacional. Educadores de todos os níveis, psicólogos, psicopedagogos, e pesquisadores encontrarão no curso ferramentas para entender e aplicar os mecanismos cerebrais na aprendizagem e no desenvolvimento comportamental. O programa também é extremamente relevante para profissionais de saúde como médicos e terapeutas ocupacionais, além de gestores educacionais e desenvolvedores de tecnologia educacional, que buscam embasar suas práticas e intervenções em sólidas evidências científicas.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Ética também pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos pela PUCPR. Coordenador da Pós-Graduação em Inteligência Espiritual, Carreira e Sentido da Vida, da PUCPR Digital. Dedica-se ao estudo de temáticas relacionadas à inteligência artificial, biotecnologia, transumanismo, pós-humanismo e à cognição.
k.murilo@pucpr.br
André Luís de Sant'ana Hedlund
Mestrado
Ex-bolsista Chevening com Mestrado Científico em Psicologia da Educação pela Universidade de Bristol na Inglaterra, consultor pedagógico e palestrante internacional. André Hedlund atua como formador de professores em parceria com o British Council e editoras de materiais de inglês (National Geographic Learning, MacMillan, ELi Publishing e e-Future). Ele é o atual líder do Grupo de Interesse em Mente, Cérebro e Educação do BRAZ-TESOL (MBE SIG) além do autor dos livros "O Fator Coruja: Reformulando sua Filosofia de Ensino" e "Estudando com a Ciência da Aprendizagem" e criador do “Learning Cosmos: A Voyage into the Learner’s Universe”. Suas áreas de interesse são Práticas de Ensino Baseadas em Evidência, Ciência da Aprendizagem, Neurociência Aplicada à Educação, Psicopedagogia, Psicologia Cognitiva e Social, Bilinguismo e Cognição e Formação Docente.
Karina Fernandes é Doutora em Estudos Linguísticos, com ênfase em EMI e formação de professores pela UFPR (2020). Mestre em Estudos Linguísticos, com ênfase em estratégias de oralidade, pela UFPR (2014). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela UTFPR (2010). Graduada em Letras Português-Inglês pela PUCPR (2007). Atualmente é Professora Assistente na PUCPR, nos cursos de Letras Português-Inglês; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, além de pertencer ao Núcleo Docente Estruturante do Programa American Academy. Atua como coordenadora nos Cursos de Especializações: Multilinguismo e Educação Global e Tradução Profissional desde 2017. Foi coordenadora adjunta do PUC Idiomas no período de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. No momento está envolvida com pesquisas relacionadas à Internacionalização das IES, com ênfase no EMI, metodologias ativas e formação de professores. Coordena os Cursos de Extensão: Plurilinguismo e Educação Global; Educação Infantil Multilíngue; Bootcamp de Tradução. Possui constante interesse pela Educação Bilíngue, a qual aplica em seus gêmeos.
Pós doutora em Educação PUCPR, Doutora em Educação - Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação - Tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Atuou como Coordenadora de Ensino - EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa - Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 38 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, formação de professores, educação a distância e educação digital. Membro dos Grupos de Pesquisa - PRAPETEC- Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)-
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Bacharelado em Direito pela PUCPR (2017), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). É professor titular da PUCPR no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (mestrado e doutorado), linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia. Atualmente coordenado a especialização em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness da Pós PUCPR Digital. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Mente, Transumanismo e Pós-Humanismo, Filosofia da Inteligência Artificial, Filosofia do Direito, Ética dos Algoritmos.
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil e Aprimoramento Profissional em Psicologia Clínica Aplicada à Neurologia Infantil, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Análise do Comportamento pela UEL. Atua como docente no curso de Psicologia na PUC-PR (Campus Londrina) ministrando aulas na graduação e pós-graduação. Atualmente é coordenadora da pós-graduação em Psicologia e Saúde Mental. É psicóloga clínica e possui experiência em avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes e adultos.
maria.jaeger@pucpr.br
Miriam Silva da Fontoura
Mestrado
ARTISTA / DESIGNER com expertise em articular as confluências e conexões das áreas que orbitam as temáticas da arte, criação e facilitação de projetos de produtos e serviços, cultivando a experiências do usuário e jornadas emocionais que transformam o coletivo.
EMPRESÁRIA / proprietária do Guerrilha Arte Café, atua como espaço cultural, curadoria/expografia de artistas visuais e estúdio.
MESTRE em Sociologia; Graduada em Design; Docente em Artes Visuais, enfoque setores culturais e criativos;
MENTORA em processos de plano de carreira e modelagem de negócios nos setores culturais e criativos;
miriam.fontoura@pucpr.br
Mirian Celia Castellain Guebert
Doutorado
Possui graduação em Pedagogia pela UFPR (1994), Especialização em Educação Especial ênfase em Condutas Típicas pela UTP(1996), Especialização em Educação Especial com ênfase em Política Públicas pela UFMS(1998), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002), doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela PUCSP (2013). Atualmente professora do PPGDH na PUCPR e Pedagogia desde 1998, na mesma instituição. Professora visitante na Universidade Católica de Moçambique, no Doutorado de Humanidade. Pós doutora pela UFG(2021-2023) e professora colaboradora na mesma Universidade. Pesquisadora colaboradora do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da UFSC De agosto de 2020 à fevereiro de 2022. Líder do Grupo de Pesquisa Memória e Educação em Direitos Humanos em Diferentes Contextos desde 2020,Membro da Rede Brasileira de EDH 2020, Membro da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades desde 2020, Membro da COPESC da Escola de Educação Humanidades da PUCPR a partir de 2022 . Pesquisador Produtividade Q2 CAPES- 2022-2025, temas de interesse inclusão, formação de professores, politicas públicas, direitos humanos.
Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1993); Especialista em Educação Especial (1996), Especialista em Psicopedagogia (2010); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2022). Autora do livro Transtornos Globais do Desenvolvimento (2019) e do livro Atendimento Educacional Especializado (2020). Atualmente é professora da rede pública estadual de ensino do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Políticas Públicas, Transtorno do Espectro Autista, Saúde Mental e Trabalho Colaborativo entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Esta disciplina explora os princípios fundamentais do funcionamento do sistema nervoso, incluindo a estrutura e função do cérebro, células neurais, sinapses e neurotransmissores, com ênfase em como esses conceitos se relacionam com o comportamento e a aprendizagem.
Esta disciplina examina os processos através dos quais o cérebro aprende, memoriza e recupera informações, focando nas implicações para práticas pedagógicas eficazes
Esta disciplina aborda o desenvolvimento cerebral durante a infância e suas implicações para a educação, destacando estratégias para apoiar o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças
Esta disciplina explora as intersecções entre neurociência, arte e criatividade, investigando como atividades artísticas influenciam o funcionamento cerebral e podem ser utilizadas para enriquecer a experiência educacional. A disciplina abordará como diferentes formas de arte (como música, desenho, dança e escrita) estimulam áreas cerebrais específicas, promovendo a neuroplasticidade e melhorando habilidades cognitivas como memória, atenção e pensamento crítico.
Estratégias de Ensino e Aprendizagem baseadas no Cérebro
Carga horária: 24h
Esta disciplina propõe uma aplicação prática de conhecimentos neurocientíficos para desenhar e implementar estratégias de ensino que sejam coerentes com o funcionamento natural do cérebro. O foco está em como criar ambientes de aprendizado e estratégias pedagógicas que se alinhem com os padrões naturais de processamento cerebral, como o uso de multimídia para engajar múltiplas áreas do cérebro simultaneamente, e a aplicação de métodos de ensino que favoreçam a neuroplasticidade para melhor adaptação e aprendizado dos estudantes. Esta disciplina também aborda como os educadores podem utilizar a compreensão do funcionamento cerebral para melhorar a interação em sala de aula, a motivação dos alunos e a gestão eficaz do ambiente de aprendizagem.
Melhoria da Atenção, Memória e Processos Cognitivos
Carga horária: 24h
Esta disciplina foca em técnicas e intervenções que visam aprimorar habilidades cognitivas específicas, como atenção, memória e outros processos cognitivos essenciais. O conteúdo desta disciplina incluiria métodos baseados em evidências para aumentar a capacidade de atenção dos alunos, estratégias para melhorar a retenção e recuperação de memória, e exercícios cognitivos para fortalecer funções executivas e de resolução de problemas. Esta disciplina se concentra em como os educadores podem aplicar técnicas neurocientíficas para auxiliar os alunos a superar desafios específicos no aprendizado e melhorar seu desempenho acadêmico através do fortalecimento de suas capacidades cognitivas.
Esta disciplina investiga a relação entre emoções, funcionamento cerebral e aprendizagem, analisando como os estados emocionais influenciam a capacidade de aprender e reter informações.
Neurociência e Competências Interculturais na Educação
Carga horária: 12h
Esta disciplina explora como a neurociência pode ser aplicada para melhor entender e promover competências interculturais e globais no contexto educacional. Os alunos investigarão como o cérebro processa experiências de diferentes culturas e como isso pode ser utilizado para desenvolver um currículo que promove maior empatia, colaboração internacional, e resolução de conflitos. Discutir-se-ão estratégias para integrar ensinamentos sobre diversidade cultural, incluindo linguagens, costumes e perspectivas, no desenvolvimento de programas educativos que preparem os estudantes para um mundo cada vez mais globalizado e interconectado.
Desafios e Estratégias para Altas Habilidades e Superdotação
Carga horária: 24h
Esta disciplina identifica e desenvolve estratégias de ensino adaptadas para estudantes com altas habilidades, explorando suas necessidades educacionais específicas
Compreendendo e Apoiando Estudantes com Autismo Online ao Vivo On-line ao vivo
CH de aula ao vivo: 12
CH de atividade de apoio: 12
Semipresencial
CH presencial:
CH on-line:
Presencial
CH presencial:
CH on-line: Esta disciplina apresenta abordagens neurocientíficas para entender o espectro do autismo e discute estratégias pedagógicas adaptadas para promover a inclusão e o aprendizado desses alunos Murilo Karasinski Doutor
Intervenção e Suporte para Distúrbios de Aprendizagem
Carga horária: 24h
Intervenção e Suporte para Distúrbios de Aprendizagem
Esta disciplina adapta métodos de ensino e intervenções para distúrbios como dislexia e TDAH, com ênfase em técnicas baseadas em evidências neurocientíficas.
Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas Diferenciadas
Carga horária: 12h
Esta disciplina desenvolve ambientes de aprendizagem inclusivos que valorizam a diversidade dos aprendizes, incorporando estratégias para atender às necessidades de todos os alunos
Esta disciplina discute as implicações éticas das aplicações da neurociência na educação, abordando questões como privacidade, consentimento e equidade
Esta disciplina explora a interseção entre neurociência, filosofia e educação, focando em como concepções de livre-arbítrio impactam métodos de ensino e aprendizagem, incluindo a análise de teorias do livre-arbítrio e determinismo
Inteligência Artificial e Aprendizado Personalizado
Carga horária: 24h
Esta disciplina examina o papel da IA na personalização da educação, destacando como as tecnologias podem ser utilizadas para atender às necessidades individuais dos estudantes
Esta disciplina discute as direções futuras da pesquisa em neurociência aplicada à educação e como essas tendências podem influenciar as práticas educacionais