Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola de Negócios são um testemunho de excelência e flexibilidade. Com uma característica única de entrada contínua, a cada nova disciplina há uma oportunidade para os estudantes se juntarem a essa jornada de conhecimento. Essa abordagem dinâmica permite que os alunos ingressem no programa em momentos que melhor se adequem às suas necessidades e cronogramas, garantindo um acesso contínuo à educação de alta qualidade.
Cada curso é meticulosamente estruturado, composto por um total de 15 disciplinas, cada uma oferecendo uma imersão completa em seu respectivo campo de estudo. Das nove disciplinas técnicas conduzidas presencialmente até a disciplina de Ética ministrada no formato EAD, a Escola de Negócios adota uma abordagem diversificada para garantir uma aprendizagem abrangente e de vanguarda. Além disso, as cinco disciplinas eletivas oferecem aos estudantes a liberdade de personalizar sua experiência de aprendizado, escolhendo disciplinas que ampliem suas competências existentes ou introduzam novas habilidades relevantes para suas trajetórias profissionais.
Essa abordagem educacional centrada no aluno e adaptada às demandas do mercado é um claro indicativo do compromisso da Escola de Negócios em preparar os alunos não apenas para se destacarem em suas carreiras, mas também para liderarem e inovarem em seus campos de atuação.
O curso em Administração de Negócios e Gestão da Inovação Empresarial da PUCPR oferece as habilidades necessárias para um gestor de negócios de sucesso em um mercado que está em evolução constante.
Hoje, além de criar e gerenciar de forma estratégica, o gestor precisa ter inclinação para a inovação, ser orientado por dados, ter foco nos resultados e, ao mesmo tempo, desenvolver pessoas entendendo-as como base de qualquer negócio.
Ao longo da especialização, o aluno terá acesso às novas metodologias e ferramentas de inovação em processos e projetos independente da sua área de origem, será capacitado para desenvolver uma abordagem criativa na resolução de problemas complexos do dia a dia
de trabalho e na forma de administrar e estruturar negócios sustentáveis.
O que faz um administrador de negócios?
Um administrador de negócios precisa unir competências técnicas, de liderança, negociação, gestão e estratégia para atender mercados dinâmicos e competitivos, liderando equipes em busca do sucesso.
Público-Alvo
A pós-graduação em Administração de Negócios e Gestão da Inovação Empresarial da PUCPR é voltada para profissionais de diferentes áreas que buscam desenvolver suas carreiras na administração e gestão de negócios, agregando a inovação como conhecimento fundamental para atender às tendências do mercado.
Disciplinas Obrigatórias
1. Gestão e Liderança
2. Inovação e Tecnologia
3. Modelagem e plano de negócios
4. Finanças para Inovar e Empreender
5. Comportamento Humano, Cultura e Mudanças
6. Tendências que impactam os negócios
7. Governança em Empresas
8. Open Innovation e Gestão de Ecossistemas
9. Tecnologia da Informação e Cibersegurança
10. Ética
Disciplinas Eletivas
Os alunos da pós-graduação em Administração de Negócios e Gestão da Inovação Empresarial da PUCPR devem escolher 5 matérias eletivas para completar a especialização.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.
Atuou como: Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais e Curitiba; Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial na Escola de Negócios PUCPR (Curitiba). Atuou como professor nos cursos de graduação em: Administração; Ciências Contábeis (presencial e EAD); Economia, Marketing, Educação Física.
Desde 2016 em equipe estruturou e coordena os cursos de pós-graduação online na PUCPR. A partir de 2023 responsável pelos cursos pós flex na PUCPR. Professor dos cursos de pós-graduação nas disciplinas na área de negócios (finanças, custos, orçamentos) e metodologia.
lucio.tracz@pucpr.br
Bruno Cesar Silva
Mestrado
Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Mestre em Comunicação Social, Relações-públicas, especialista em Marketing Digital e com MBA em Gestão Estratégia, Inovação e Conhecimento. Focado em data driven marketing, gestão de produtos, marketing digital e omnichannel, lançamento de infoprodutos, inteligência de negócios e comunicação de e para pessoas.
Possui graduação em Farmácia Bioquímica e Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993). Especialista em Administração com área de concentração em Marketing pela UNIFAE - Centro Universitário Franciscano do Paraná (2008), MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná parceria com UTC (Université Technologie Compiègne (2013) e Mestre em Administração, Comportamento do Consumidor, PUCPR (2016). Executiva de Marketing com vinte anos de experiência na indústria de bens de consumo. Desenvolveu, lançou e gerenciou mais de 50 produtos comercializados em todo o território nacional. Em 2009, ganhou o Prêmio de Profissional de Marketing do Paraná e em 2012, ficou na lista dos 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro. Consultora de Marketing e Inovação e professora de Marketing em cursos de pós-graduação e incompany. Multiplicadora do Sistema B Brasil. Conselheira consultiva do Capitalismo Consciente, filial Curitiba.
Claudio Navarro é mestre em informática industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Curitibae pós MBA em gestão empresarial pela ESIC Business & Marketing School –Curitiba. Formação de Conselheiro Administrativo pela Católica de SC. Há 27 anos atua na área de tecnologia da informação e comunicação, com passagens pela Alemanha e Brasil, em empresas como Siemens LTDA e Siemens AG atuando como engenheiro de desenvolvimento para sistemas embarcados; Bematech, Whirlpool, Gazeta do Povo e Prime Control atuando na gestão de equipes de P&D; atuou como presidente do comitê de Inovação da AMCHAM e atualmente consultor de Inovação.
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Cada cultura registra o indivíduo, com a sua marca. Isso o influencia na estruturação da sua personalidade que é decorrente de uma combinação orgânica, dos padrões de sua cultura e de suas experiências individuais em contato com o mundo físico e social, como também influencia na sua identidade social. A cultura e o Comportamento pessoal são norteados por uma série de contextos internos e externos da vida do indivíduo, o que demonstra então a impossibilidade de ser definidos por um único fator predominante, mas abrangentes a todas as áreas do conhecimento e interação social e organizacional.
Desenvolver competências, habilidades e planos de ações nos gestores e líderes, características de suma importância para qualquer tipo de negócio. Liderança consiste no manejo de pessoas e suas motivações em prol dos objetivos de uma empresa. Envolver saber como inspirá-las e influenciar suas ações, decisões e comportamentos direcionando seus esforços a fim de alcançar os resultados desejados. É considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos. A natureza e o exercício da liderança têm sido foco de pesquisas do homem ao longo da sua história. Gestão é o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade.
Modelagem é uma ferramenta para facilitar o entendimento completo de um negócio. A modelagem funciona como um norte para o empreendimento, já que, por meio de um esquema visual, elenca os principais componentes da empresa, como as fontes de receita, recursos principais, atividades desenvolvidas, principais parcerias, entre outros. Ou seja, a modelagem tem o objetivo de analisar todas as fases de um projeto, a fim de integrar todas as etapas com mais organização, dinamismo e que, consequentemente, ocasionará em melhores resultados. Plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Finanças para inovar e empreender trabalha com ferramentas administrativas e contábeis. Sem um planejamento financeiro, um gestor não consegue determinar o fluxo de caixa futuro, uma média de lucros e outros indicadores da saúde financeira de sua empresa e nem identifica as oportunidades de investimentos, corte de custos desnecessários, negociar preços.
Inovação nas organizações; gerenciando o processo da inovação. Processo inovador em cenários de mudança. Empresas de alto impacto; tipos e etapas de desenvolvimento; principais características e atitudes; como ele se desenvolve individual e coletivamente nas organizações; cases de sucesso e fracasso, dentro de um contexto de forte competitividade e incertezas dos mercados.
Inovação é um produto ou processo de negócios novo ou aprimorado (ou uma combinação disso) que difere significativamente dos produtos ou processos de negócios anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa. Tecnologia significa usar ferramentas, técnicas e modelos diferentes, mais tecnológicos, para melhorar a criação de produtos e serviços. Nesse processo, a empresa adota a tecnologia como uma fonte de inovação, identificando-a como um fator importante de sucesso.
Se há um impacto da tecnologia nas empresas é a comunicação. Hoje, para além das formas convencionais de contato, como e-mail e telefone, já é possível contatar clientes e fornecedores até por aplicativos como WhatsApp Business. Tudo isso garante maior rapidez na comunicação e melhor impacto da tecnologia nas empresas. Para as tendências do futuro são destacados os temas: Conexão com a Natureza; a Circularidade; o Poder dos Nichos; os Negócios Colaborativos; o Valor do Conhecimento; e a Longevidade. Há uma clara diminuição da importância do capital físico da empresa, em contrapartida um aumento da importância do capital humano. As bruscas mudanças no ambiente obrigam as empresas a se reestruturarem e levar a cabo novas ferramentas de gestão, como por exemplo, redução de níveis hierárquicos.
A governança se baseia em quatro princípios que, quando aplicados, facilitam as tomadas de decisões e fortalecem uma imagem mais positiva e eficiente da empresa, tanto interna quanto externamente. Esses pilares são equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade empresarial. A governança deve promover os processos legais que regem uma empresa. Além disso, ela serve para garantir e facilitar a participação dos acionistas na tomada de decisões, dando tratamento igual a cada um deles, independentemente do percentual de investimento que possuam na empresa.
Consiste em uma forma de inovação mais colaborativa e diversificada, trabalhando com o esforço conjunto e a constante alimentação de novas ideias. Ecossistemas de inovação são ambientes que promovem articulações entre diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico. No mundo corporativo, um ecossistema de inovação bem-sucedido é quando empresas, universidades e governos se unem para criar um ambiente colaborativo e inovador, em que todos trabalham juntos e compartilham resultados em comum, proporcionando uma intensa troca de experiências.
A tecnologia da informação pode ser entendida como uma série de atividades e soluções que são feitas através de recursos computacionais. É uma área que utiliza a computação como um meio para produzir, transmitir, armazenar, acessar e usar diversas informações. Cibersegurança é a prática proteger ativos de informação tais sistemas, computadores e servidores entre outros contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos. A cibersegurança é voltada para softwares, hardwares e redes. Ou seja, cuida para que o sistema da empresa não permita ataques cibernéticos. Ela previne problemas com a gestão de informações que é feita pelas máquinas, no trânsito e armazenamento de dados entre elas.