Nosso curso de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial Avançada foi planejado para ampliar suas habilidades e preparar você para as demandas da Indústria de Biotecnologia. Adquira as competências necessárias para liderar projetos inovadores, otimizar processos industriais e criar soluções sustentáveis que atendam aos desafios do século XXI.
Por que escolher nosso curso?
Formação abrangente: Domine os fundamentos da biotecnologia industrial e aplique o conhecimento adquirido em áreas que vão desde pesquisa e desenvolvimento até gestão de operações.
Flexibilidade: Estude de onde quiser, com aulas online ao vivo e atividades práticas que se adaptam à sua rotina, permitindo equilíbrio entre aprendizado e outros compromissos.
Inovação como foco: Desenvolva produtos e processos biotecnológicos transformadores, contribuindo para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.
Networking estratégico: Conecte-se com profissionais e empresas líderes no setor, ampliando suas oportunidades de carreira e fortalecendo sua rede de contatos.
O curso será na modalidade online ao vivo, as aulas síncronas acontecerão por webconferência nas terças e quintas-feiras das 19h00 às 22h00, semanalmente. As disciplinas do curso foram divididas em dois módulos: 1. Ciências Biotecnológicas Aplicadas; 2. BioInovação Sustentável. Após finalizar as disciplinas do primeiro módulo, o profissional estará capacitado integrar microbiologia industrial, produção asséptica, otimização de processos, simulação e engenharia metabólica para otimizar e inovar bioprocessos industriais. Já ao concluir o segundo módulo, o pós-graduando estará apto a aplicar os conhecimentos em biotecnologia industrial para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios globais. Além disso, durante o curso, o estudante terá oportunidade de participar, também, de uma disciplina EAD de Ética na qual se discutirá os desafios éticos do mundo contemporâneo por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e social-cidadão.
Invista no seu futuro e faça parte de uma comunidade de profissionais que estão na linha de frente das inovações e das oportunidades no mercado de biotecnologia.
Público-Alvo
Profissionais que buscam conhecimentos sobre Biotecnologia Industrial. Assim, o público alvo do curso são profissionais que atuam ou buscam atuar em indústrias de biotecnologia incluindo biotecnologistas, engenheiros de bioprocessos, farmacêuticos, engenheiros de alimentos, tecnólogos em alimentos, nutricionistas e técnicos em nutrição, engenheiros químicos, engenheiros de produção, químicos, biológos e outras áreas afins
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Profa. Keliani Bordin fez Doutorado Direto em Ciências da Engenharia de Alimentos pela FZEA/USP (2010-2015) e graduou-se em Engenharia de Alimentos pela UDESC (2005-2009). Fez um período de Doutorado Sanduíche no Veterinary Medical Diagnostic Lab, na University of Missuri (Columbia-USA). Em 2015 fez um Pós Doutorado na Universitat de Valência, na cidade de Valência - Espanha e atualmente, é Professora Assistente da Escola Politécnica da PUCPR. É atualmente coordenadora do curso de Pós Graduação em Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos, e orienta projetos de pesquisa e extensão.
Profissional com mais de vinte dois anos de atuação na área industrial, tendo passagens pelas áreas de manutenção e manufatura. Tenho acumulado na carreira três Startups fabris (Coca Cola, Danone e Grupo Boticário. Formação acadêmica em Manutenção Mecânica (IFTC-PE), graduado em Administração de Empresas pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). MBA Executiva Global pela FGV – INDEG (Lisboa) e Mestrando em Gestão de Negócios pelo ISCTE – Lisboa. Educador e formador de gestores exponenciais, provocando a autoanálise, aumento da expertise técnica e conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de pessoas.
Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), graduação em Licenciatura em Química pela Faculdade Entre Rios do Piauí (2015), mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2013) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade Federal do Paraná e professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Colóides.
Especialista em projetos estratégicos de melhoria contínua, aplicados a processo fabris e ou corporativos.
Utiliza metodologias que reduzem desperdícios e impulsionam resultados esperado, utilizando metodologias ágeis como o SCRUM. Como analista de produtividade, gerenciou uma equipe de controle de qualidade para atender as Normas NBR ISO 9000, assim como diversos trabalhos de redução de desperdícios, melhora no rendimento, no desdobramento de metas e gerenciamento dos indicadores de desempenho(KPIs). Como Coordenadora Lean Corporativa implementou a Filosofia Lean Manufacturing em diferentes processos, com foco em perda zero, aumento de eficiência e redução no custo fabril. Coordena a sustentabilidade da filosofia nas diversas Unidades/Processos, para atingir a excelência operacional na qualidade, redução no custo do produto/fabricação, atender os padrões de segurança e ergonomia e reduzir o consumo de recursos energéticos disponíveis.
Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa é farmacêutico (Universidade Metodista de Piracicaba, 1990), especialista em Biotecnologia (Universidade Estadual de Maringá), mestre e doutor (Universidade Estadual de Campinas; 1997, 2000), com estágio pós-doutoral na University of Hong Kong (2007) e na Newcastle University (2017). É Professor-Titular de Microbiologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi professor adjunto honorário da Faculty of Dentistry da University of Hong Kong (2007) e professor-visitante na Newcastle University. É líder do grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Unidade de Pesquisa com Xenobióticos". Seus interesses em pesquisa se concentram em Biotecnologia Microbiana e em Virulência Microbiana. Desenvolve projetos envolvendo biotecnologia microbiana, bioprocessos, biotransformação microbiana de fármacos e influência de xenobióticos na expressão de fatores de virulência de patógenos.
edvaldo.rosa@pucpr.br
Fabiano Antonio de Souza
Mestrado
fabiano.antonio@pucpr.br
Ingrid Fernanda Silvano Pacheco Corrêa Furtado
Mestrado
fernanda.ingrid@pucpr.br
Luiz Fernando Bianchini
Doutorado
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Odontologia (Área de concentração: Biociências) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Atualmente é professor auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Agente de Inovação Tecnológica e de Empreendedorismo da Escola de Medicina e Ciências da Vida - Hotmilk. Pesquisador na Unidade de Pesquisa com Xenobióticos - PUCPR. Tem experiência na área de Microbiologia, Biologia Celular e Histologia.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Aspectos gerais dos microrganismos (morfologia e características de crescimento e reprodução). Elementos de Bioquímica microbiana: metabolismo energético. Cinética de processos fermentativos.
Conceitos e definições sobre assepsia. Métodos de assepsia e esterilização. Esterilização de equipamentos, meios de cultivo, água e ar. Manipulação asséptica. Características dos produtos e escolha de método/técnica asséptica.
Bioprocessos para produção de insumos e ingredientes
Carga horária: 24h
Processos enzimáticos. Medida de atividade enzimática. Aplicação de enzimas em bioprocessos. Produção de solventes e ácidos orgânicos via bioprocessos: processo produtivo, requisitos técnicos e de qualidade. Exemplos de aplicações.
Utilização de resíduos e subprodutos agroindustriais em Bioprocessos
Carga horária: 24h
Requisitos de resíduos e efluentes para utilização como matéria-prima em bioprocessos e biotecnologia. Fontes de carbono e fontes de nitrogênio. Impacto econômico e metabólico do uso de efluentes e resíduos em bioprocessos. Exemplos reais de utilização de resíduos e efluentes em bioprocessos.
Modelagem fenomenológica versus empírica. Representação por diagramas de blocos e diagramas de instrumentação. Balanço de massa e energia de processos químicos e bioquímicos. Processos contínuos e de batelada. Simulação computacional de processos.
Desing Thinking para o desenvolvimento de produtos e processos. Estratégias para definição de mercado e viabilidade econômica de novos produtos. Definição da vida de prateleira.
Aplicar a qualidade em produtos e processos; Qualidade Intrínseca atributo e parâmetro de processo; Aplicação de metodologias PDCA e SDCA em diferentes processos;; Cultura da qualidade em produtos e processos; Fases de implementação do SGQ; Padronização de produtos e processos; Engajamento das equipes na garantia da qualidade (Kaizen). Ferramentas da qualidade (fluxograma, folha de verificação e estratificação, brainstorming, 5 porquês; matriz GUT, gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito, correlação e diagrama de dispersão, histograma, gráficos de controle). Ao final desta disciplina o estudante será capaz de aplicar ferramentas básicas de qualidade para promover a tomada de decisão com base em fatos e dados.
A disciplina tem como objetivo abordar os fundamentos da metodologia ágil e compreender a dinâmica de trabalho ágil das organizações, promovendo entregas mais rápidas, enxutas e eficientes.
Definições de custos, despesas, custos fixos e variáveis, método de custeio variável, depreciação, hora-homem, hora máquina, receita e margem de contribuição. Custos da qualidade e da não qualidade como base para estimativas e medição de investimentos e ganhos dos projetos de melhoria. Ferramentas de Análise de Investimentos (Valor, Tempo e Taxa de Retorno), bem como risco e mitigação.
Conceitos e definições. Produto e Processo (método). Os três pilares da PI: Novidade, Atividade inventiva e aplicação industrial. Segredo industrial versus Registro de patente. Processo de pedido de registro e suas fases.
Regulamentações e legislação aplicadas a indústria de biotecnologia
Carga horária: 12h
Regulamentações em Biotecnologia (nacional e internacional) e Good Manufacturing Practices (GMP). Aprovação de produtos (ANVISA, FDA e EFSA), propriedade intelectual e patentes, ensaios clínicos e biossegurança, ética e inovação. Aplicação da classificação de TRLs nas etapas de desenvolvimento de biofármacos alinhadas às exigências para registro pelo órgãos reguladores.
"Fundamentos de engenharia metabólica: otimização de vias biossintéticas. Design de microrganismos para produção de proteínas terapêuticas e biofármacos.
Aplicações da biologia sintética em diagnósticos e biossensores. Técnicas de modificação genética e ferramentas de CRISPR. Casos de estudo: sucesso na produção de proteínas recombinantes e terapias biológicas."
Operações Unitárias e Otimização energética e hídrica
Carga horária: 12h
Operações unitárias mais utilizadas em indústrias de biotecnologia. Projeção e seleção de equipamentos. Otimização energética e hídrica. Equipamentos para controle de processos.
Gestão de mudança; O processo de mudança e aprendizagem: compreendendo as dificuldades e agindo sobre elas; Aprendizagem Organizacional; Negociação - técnicas e mediação de conflitos; Gestão de conflitos - como lidar; Comportamentos que ajudam e/ou atrapalham; Anti frágil, Learning Agility; Life longlearning; atividades práticas experenciais. Ao final deste módulo o estudante conseguirá conduzir mais facilmente um processo de mudança organizacional para a melhoria da qualidade e produtividade. Aplicação da Inteligência Artificial.
O estudante deverá escolher uma das temáticas abordadas em uma das discilinas do módulo e propor a aplicação prática de uma melhoria, com validação do módulo estudado e apresentação final do trabalho realizado.
Economia Circular e ESG na indústria de biotecnologia
Carga horária: 24h
Fundamentos de ESG. ESG e sua aplicação em gestão organizacional. Visão dos gestores em relação à relevância de ESG. Economia circular versus economia linear. Como agregar valor por meio de ESG. ESG e Brand Equity. Indústria sustentável fontes renováveis, tecnologias verdes e energia limpa: o uso de biomassa, Biotecnologia, biomateriais, energias alternativas e Química Verde na fabricação de produtos sustentáveis. Consumo consciente
O estudante deverá escolher uma das temáticas abordadas em uma das discilinas do módulo e propor a aplicação prática de uma melhoria, com validação do módulo estudado e apresentação final do trabalho realizado.