Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola de Negócios são um testemunho de excelência e flexibilidade. Com uma característica única de entrada contínua, a cada nova disciplina há uma oportunidade para os estudantes se juntarem a essa jornada de conhecimento. Essa abordagem dinâmica permite que os alunos ingressem no programa em momentos que melhor se adequem às suas necessidades e cronogramas, garantindo um acesso contínuo à educação de alta qualidade.
Cada curso é meticulosamente estruturado, composto por um total de 15 disciplinas, cada uma oferecendo uma imersão completa em seu respectivo campo de estudo. Das nove disciplinas técnicas conduzidas presencialmente até a disciplina de Ética ministrada no formato EAD, a Escola de Negócios adota uma abordagem diversificada para garantir uma aprendizagem abrangente e de vanguarda. Além disso, as cinco disciplinas eletivas oferecem aos estudantes a liberdade de personalizar sua experiência de aprendizado, escolhendo disciplinas que ampliem suas competências existentes ou introduzam novas habilidades relevantes para suas trajetórias profissionais.
Essa abordagem educacional centrada no aluno e adaptada às demandas do mercado é um claro indicativo do compromisso da Escola de Negócios em preparar os alunos não apenas para se destacarem em suas carreiras, mas também para liderarem e inovarem em seus campos de atuação.
A pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da PUCPR desenvolve profissionais para atuarem na gestão de pessoas, promovendo o desenvolvimento do potencial humano e de equipes, por meio de metodologias inovadoras, contribuindo para o alinhamento estratégico e
sustentabilidade das organizações e na conquista de resultados de alta performance.
O curso constrói competências nos profissionais da área de gestão de equipes, tendo por objetivo a ampliação de conhecimentos e de ferramentas para uma atuação estratégica no mercado de trabalho. Exemplificando como os novos modelos de negócio desafiam as áreas de recursos humanos de diferentes empresas, e capacitando líderes e gestores para aprimorar suas estratégias para atrair novos talentos e reter os colaboradores já conquistados.
O que é gestão estratégica de pessoas?
A gestão estratégica de pessoas permite a atração e retenção de talentos por meio de técnicas de avaliação de desempenho, aplicação de treinamento e desenvolvimento, implementação de um sistema de gestão de carreira e acompanhamento de indicadores estratégicos de recursos humanos.
5 pilares da gestão estratégica de pessoas
Os cinco pilares da gestão estratégica de pessoas são: liderança, comunicação, treinamento e capacitação, trabalho em equipe e análise de processos.
Público-Alvo
O curso em Gestão Estratégica de Pessoas da PUCPR é voltado a executivos e gestores de instituições privadas e públicas, empresários, consultores, profissionais liberais e graduados que buscam complementar o direcionamento de sua atuação profissional.
Assim como profissionais que desejam otimizar a gestão de carreira em organizações competitivas, incrementar competências para empreender ou assumir posições estratégicas em ambientes corporativos, ou que pretendem ampliar a visão sistêmica sobre negócios e gestão empresarial.
Profissionais que trabalham com processos de gestão de pessoas e buscam atualização ou formação complementar, bem como, gestores de equipe das mais diversas áreas de formação, que pretendem aprimorar suas competências em processos estratégicos de gestão de pessoas, também podem se beneficiar com essa especialização.
Disciplinas Obrigatórias
1. Gestão por Competências
2. People Analytics: Data Science aplicada à Gestão de Pessoas
3. Liderança e Gestão de Equipes
4. Felicidade Interna no Trabalho
5. Comportamento Organizacional
6. Remuneração Estratégica
7. Processo de Gestão de Pessoas
8. Relações Trabalhistas e Saúde no Trabalho
9. Ecossistemas de Inovação e Capital Humano
10. Ética
Disciplinas Eletivas
Os alunos da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da PUCPR devem escolher 5 matérias eletivas para completar a especialização.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Sociologia e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.
Atuou como: Diretor do Curso de Ciências Contábeis no Campus São José dos Pinhais e Curitiba; Coordenador do curso de Administração no Campus de São José dos Pinhais e Supervisor de Lato Sensu dos cursos de especialização presencial e semipresencial na Escola de Negócios PUCPR (Curitiba). Atuou como professor nos cursos de graduação em: Administração; Ciências Contábeis (presencial e EAD); Economia, Marketing, Educação Física.
Desde 2016 em equipe estruturou e coordena os cursos de pós-graduação online na PUCPR. A partir de 2023 responsável pelos cursos pós flex na PUCPR. Professor dos cursos de pós-graduação nas disciplinas na área de negócios (finanças, custos, orçamentos) e metodologia.
lucio.tracz@pucpr.br
Alexandre Luis GÖtz Weiler
Mestrado
Doutorando e Mestre em Administração, possui MBA Executivo em Gestão de Negócios e Marketing, Corporate Education em Inteligência Artificial e Machine Learning aplicada a Liderança pela Chicago University, executive education como Conselheiro Administrativo, créditos do mestrado em Gestão de IES e planificação da educação, pós-graduação em Informática na Educação, Pós-Graduação em Gestão do EAD (Cursando) e Licenciatura em Filosofia. Professor na UTFPR, PUC-PR, FAE - Business School, ESIC - Business & Marketing School, UNISOCIESC/FGV, IMED e Sustentare. Tem experiência nas áreas de Administração, Tecnologia da Informação e Marketing. Atua principalmente em cursos de pós-graduação com disciplinas: WebMarketing, E-business (Negócios na Internet), E-commerce, Administração de Marketing, Marketing Empresarial, Tópicos Emergentes, Fatores Tecnológicos, Empreendedorismo Tecnológico, Gestão de TICs, Gestão da Informação. Possui experiência em e-learning, cursos presenciais e semi-presenciais. É sócio fundador das empresas WEILER Consultores Associados e RIWA Sistemas Online e Sites Profissionais, fornecedora homologada de sistemas para VALE.
Caio is a Professor at PUCPR, working on the Graduate program in Cooperative, Plural, and Complex Organization Management on the 'Complex Organizations' research group. He is chair of the In Company Lifelong Learning program on Leadership Development, Professor on the Organizational Strategy MBA Program on the 'Strategy: Theory and Practice' Course, Professor on Digital Graduate Programs on Mentoring & Coaching, and Management 3.0 courses, Professor on Undergraduate Programs on the Entrepreneurial Management and Human Resources Strategic Management courses. He does research in complex organizations, interested in organizational improvisation, management fashion, paradox theory, and organizational resilience mainly in cooperative organizations and higher educ…
augusto.caio@pucpr.br
Carolina Marques de Almeida Feltrin
Mestrado
Graduada em Psicologia pela PUCPR, com Especialização em Administração com ênfase em RH; Formação em Coaching Executivo e Empresarial pela ABRACEM (Associação Brasileira de Coaching Executivo Empresarial); Especialista em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos); Formação em Análise Transacional. Mestranda em Gestão de Cooperativas pela PUCPR. Atualmente é sócia-diretora - Carolina Feltrin Consultoria. Reúne dezenove anos de experiência na área de Recursos Humanos em Consultoria e em Instituição de Serviços com diferentes áreas de atuação: Educação, Saúde e Comunicação); Consultora em Desenvolvimento de Pessoas. Vivência generalista nos subsistemas de Recursos Humanos. Atuação como Consultora Interna de RH; Responsável pelo Recrutamento e Seleção, área de Desenvolvimento Organizacional e Identidade Institucional de diferentes negócios; Experiência na implantação da ISO9000; Implantação e consolidação do projeto de Coaching Interno para os gestores da organização; Implantação de Pesquisa de Clima Organizacional; Participação no processo de implantação do modelo de Gestão por Competências; Implantação de projetos relacionados à valorização do colaborador; Implantação de Catálogo de treinamento; Facilitadora de programas de desenvolvimento com temas como: Desenvolvimento Gerencial, Desenvolvimento de equipes, Plano de Carreira, Atendimento ao cliente, Liderança, entre outros; Coordenação e organização de eventos; Professora convidada na Escola de Negócios pela PUCR; Orientadora de artigos científicos.
Doutor e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUC PR). Suas principais áreas de interesse concentram-se nos Estudos Organizacionais e na compreensão das Lógicas Institucionais, se dedicando ao estudo das dinâmicas organizacionais, suas interações com o ambiente institucional e o impacto dessas relações no comportamento dos indivíduos dentro das organizações. Atua como especialista em Planejamento Institucional na Província Marista Brasil Centro-Sul. Também exerce o papel de professor convidado na Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR).
Advogado trabalhista. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/PR (CAPES 6), concluído com bolsa de estudos por mérito acadêmico. Membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR (2016-2024); do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP-PR). Ex-presidente do Conselho de Relações Trabalhistas da Associação Comercial do Paraná (2017/2019). Titular da Fortunato Goulart Advocacia Trabalhista. @fortunatogoulart.adv
Ementa
Identificação dos pressupostos éticos e morais e dos principais paradigmas éticos, bem como os desafios e os problemas da sociedade contemporânea e sua relação com a prática profissional.
Objetivo
Refletir sobre as causas e consequências da chamada crise ética no mundo contemporâneo. Analisar a problematização em torno dos termos ética e moral.
Apresentar os principais modelos éticos.
Refletir sobre as questões ligadas a coerção e a consciência moral.
Compreender os desafios da responsabilidade social e ambiental como um problema ético.
Refletir sobre os principais desafios éticos das instituições e dos profissionais que nelas atual.
Conteúdo
O que falamos quando falamos de Ética?
Moralidade Líquida: que lições tirar do Anel de Giges?
Ética da Virtude: qual é a vida que vale a pena?
Ética do Dever: em que casos é possível mentir?
Ética Utilitária: quem você salvaria em um incêndio?
Ética da Responsabilidade: a humanidade ainda continuará existindo?
Atração e retenção de talentos. Técnicas de avaliação de desempenho. Treinamento e desenvolvimento. Gestão de carreira. Indicadores estratégicos de recursos humanos.
No mundo corporativo, um ecossistema de inovação bem-sucedido é quando empresas, universidades e governos se unem para criar um ambiente colaborativo e inovador, em que todos trabalham juntos e compartilham resultados em comum, proporcionando uma intensa troca de experiências. Indicadores de mensuração da inovação. Os ecossistemas de inovação são polos que reúnem e integram a infraestrutura ao capital humano e financeiro para favorecer ambientes de pesquisa e desenvolvimento que buscam solucionar dores latentes de mercado, criando produtos, serviços e projetos que atendam à tais necessidades. Plataformas de inovação aberta. Criação de ambientes inovadores nas organizações.
Desenvolvimento do pensamento estratégico a partir de times de trabalho. Estilos de liderança. Construção de confiança e espírito colaborativo das relações. Gestão do tempo. Papéis e responsabilidades de equipes autogerenciáveis. Competências contemporâneas do líder em ambientes complexos e competitivos.
Indicadores para mensuração de clima organizacional, Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e Felicidade Interna Bruta (FIB). Autoconhecimento e diferenças Individuais. Mindfulness e seus benefícios para a saúde na vida e no trabalho. Mentoria e coaching. Equilíbrio entre gestão da carreira e da vida pessoal.
Diversidade. Motivação. Comunicação eficaz. Gestão de conflitos. Técnicas de negociação. Inteligência emocional. Relações de poder e influência. Cultura organizacional. Competências interculturais em organizações globais.
Remuneração por competências. Modelos de estruturação de cargos e salários. Planos de incentivos e benefícios. Pesquisa salarial. Cálculo de folha de pagamento e seus respectivos impactos nos resultados das empresas. Indicadores financeiros de RH.
São as relações entre o trabalho/a mão-de-obra (que presta o trabalhador) e empregador ou capital (pago pela entidade empregadora) no âmbito do processo de produção. As relações de trabalho são regulamentadas por um contrato de trabalho, que define os direitos e as obrigações de ambas as partes.
Promover a aplicação das melhores práticas jurídico-trabalhista dentro das empresas para minimizar passivos trabalhistas; colaborar estrategicamente com a gestão processos e procedimentos nas relações trabalhistas nas empresas, visando criar um ambiente colaborativo, seguro e com risco trabalhista calculado. A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos.
Alinhamento entre gestão de pessoas e estratégia organizacional. Competências organizacionais e competências pessoais. Mapeamento de competências e estruturação organizacional. Relação entre gestão de pessoas e governança corporativa. O papel estratégico do RH na institucionalização da cultura organizacional. Políticas de recursos humanos com base no modelo de competências.
People Anaytics: Data Science aplicada à Gestão de Pessoas
Carga horária: 24h
Utilização de dados para identificar comportamentos com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho. Aprendizagem de máquina (machine learning) como suporte de tomada de decisões em RH. Aprimoramento dos processos de avaliação de desempenho, treinamento e carreira com o uso da inteligência artificial.