A Pós-Graduação em Pastoral Vocacional tem por objetivo formar lideranças para o despertar, discernir, acompanhar e cultivar o vocacional nas várias frentes eclesiológicas. Como resposta objetiva e prática aos anseios do Terceiro Ano Vocacional do Brasil, o curso oferecido pela PUCPR tem por pressuposto indicar uma formação sólida, com conteúdos pertinentes e atuais à temática vocacional e correspondentes à dinâmica contemporânea de animação vocacional. A ideia é preparar de maneira ampla e competente os estudantes, para que sejam capazes de colaborar no processo de decisão existencial e vocacional, acompanhando e oferecendo meios qualificados para isso. Neste sentido, em sintonia com os documentos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com a caminhada da PV/SAV e também dos organismos que ajudam nos processos vinculadores de auxílio e edificação da dinâmica vocacional, a Pós Graduação em Pastoral Vocacional reúne: substrato bíblico, histórico, teológico (eclesiológico), perpassando as condições do acompanhamento vocacional, mas também da formação das equipes vocacionais paroquiais, que são auxílios preciosos na composição e execução do trabalho nas paróquias e congregações. Desta forma, a Pós Graduação em Pastoral Vocacional reúne todos os elementos para preparar pessoas para o exercício das funções pastorais e espirituais.
O curso terá a duração de 18 meses (um ano e meio), com aulas quinzenais. Será totalmente on-line, ao vivo, com professores formados em cada uma das áreas relacionadas aos conteúdos ofertados. Inicialmente o estudante entrará em contato com a introdução às definições vocacionais, passando pelas Sagradas Escrituras e pela História da Igreja. Posteriormente, o estudante terá contato com as disciplinas de fundamentação teológica sobre a vocacional. Em seguida, os auxílios para o despertar, discernir, acompanhar e cultivar vocacionais, seja com os destinatários (vocacionados e vocacionadas), bem como a formação das equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs). Por último e não menos importante, a análise de conjuntura eclesial, social e vocacional serão levadas em conta, como área estratégica na formulação do projeto do desafio de aplicação, na intenção de mobilizar o teórico e o prático, gerando possibilidades de caminhos a serem compilados nas respostas às necessidades do trabalho da Pastoral Vocacional atual.
Público-Alvo
A Pós-Graduação em Pastoral Vocacional destina-se a todos que querem conhecer mais sobre este tema, tendo como destinatários diretos: Presbíteros, Diáconos, Consagrados e Consagradas, Catequistas, Membros da Pastoral Vocacional (PV), do Serviço de Animação Vocacional (SAV), das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), Movimento Serra Club, Membro da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Cursou Filosofia pelo Instituto Filosófico de Apucarana. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós Graduado em Formação Humana, pela Faculdade União. Em Ensino Religioso Escolar, pelo Centro Universitário Claretiano. Pós Graduando em Antropologia Brasileira e Ensino da Sociologia, pela FAMART. E em Docência no Ensino Superior, pela UNIASSELVI. Mestre em Teologia Sistemática e Evangelização, pela PUCPR. Doutor em Teologia Sistemática, pela PUCPR. Professor da graduação da PUCPR. Professor da Pós Graduação do IPV (Instituto de Pastoral Vocacional) e da UNISAL. Coordenador da Pós Graduação em Espiritualidade, Mística e Orientação Espiritual, pela PUCPR.
Análise dos principais modelos éticos ocidentais de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.
Nesta disciplina o estudante é inserido no contexto vocacional em âmbito teológico, antropológico e sociológico, percebendo a abrangência que a temática contém, abordando os desafios e sendo provocado a indicar soluções. Ao final da disciplina, o estudante terá as bases da Pastoral Vocacional e será convidado a um olhar ampliado sobre as questões peculiares a estes assuntos vocacionais a nível brasileiro.
A disciplina de Vocações no Antigo Testamento busca abordar os elementos próprios da dinâmica do chamado em contesxto véter-testamentário, buscando bases nos exemplos e testemunhos dos personagens. Ao final, o estudante é capaz de identificar os processos de convite e compromisso em vista da formação do Povo de Deus.
Na disciplina de Vocações no Novo Testamento, o estudante é convidado a percorrer o itinerário proposto por Jesus Cristo, em perspectiva da formação da comunidade dos seguidores e no contexto da Revelação. Identifica o chamamento direto e indireto ou mediativo e os identifica no texto. Ao final, o estudante é capaz de diferenciar os estilos de chamado e a finalidade atribuída a cada um deles.
A disciplina de Vocações nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas, identifica como a proposta de Jesus Cristo foi assumida pela comunidade primitiva e como foi estruturada na vida comunitária. Ao final, o estudante visualizará e identificará as abordagens pertinentes à comunidade inicial e como os primeiros cristãos acolheram este itinerário em vista da formação da Igreja.
História da Igreja e as Vocações - Período Patrístico e Medieval
Carga horária: 12h
Ao estudar a História da Igreja e nela o contexto vocacional, visualiza-se a estruturação e a institucionalização dos carismas e ministérios com o início da Vida Consagrada e das muitas modalidades de seguimento. Ao final da disciplina, o estudante é convidado a identificar a formulação da caminhada vocacional com as vocações específicas.
História da Igreja e as Vocações - Período Moderno e Contemporâneo
Carga horária: 12h
A segunda parte da História da Igreja e das vocações, na Pós Graduação de Pastoral Vocacional, visa conduzir a reflexão em vista de compreender e analisar como as vocações foram percebidas com as construções metodológicas do período moderno e os reflexos enfrentados no período contemporâneo. Ao final, o estudante é capaz de ter uma linha histórica que mobiliza a compreender as modalidades e condições vocacionais atuais.
A disciplina de Teologia da Vocação indica a compreensão do chamamento em sintonia com o discurso teológico. Analisa o contexto da vocação e suas implicâncias em vertente da discussão da proposta de Deus para com a humanidade. Ao final, o estudante mantém um discurso amadurecido sobre a proposta vocacional frente aos temas teológicos.
Eclesiologia da Vocação procura analisar o papel dos Vocacionados e Vocacionais na Igreja e suas implicações, manifestadas ao longo da história e nos desafios contemporâneos da misterialidade. Ao final, o estudante é convidado a perceber o papel e a função das vocações na Igreja, no momento atual.
A Espiritualidade da vocação estabelece um paralelo de reflexão entre a espiritualidade vocacional geral e a espiritualidade alimentada pelo próprio animador(a) vocacional, em vista de um trabalho amadurecido e direcionado. Ao final, o estudante é convidado a perceber o papel da vida de união com Deus como elemento primordial do trabalho vocacional e também da vida vocacional da Igreja.
O Desafio de Aplicação buscará reunir todas as disciplinas estudadas até o momento e provocar uma via de aplicação tornando nosso curso não apenas teórico mas também prático. Ao final, o estudante terá um panorama do que estudou até o momento presente e traçará indicativos de aplicação das Unidades de Aprendizagem.
O PPV é uma via eficaz de acompanhamento e discernimento. Ao estudar o PPV, o estudante verificará a importância e as muitas formas de construi-lo e também de dinamiza-lo. Ao final, o estudante é convidado a construir, também um modelo que possa ser aplicável no trabalho vocacional.
A disciplina de EVPs busca conhecer o trabalho, as atribuições, os materiais e também as experiências mais profícuas já propostas junto à dinâmica vocacional. Ao final, o estudante tem condições de diferenciar EVP, SAV, PV e quais as atribuições pertinentes ao local evangelizador.
A disciplina de Itinerários Vocacionais indicará os pressupostos para o trabalho do despertar e do discernir das vocações. Imbuído pelas indicações do discernimento inaciano e teresiano, o animador(a) vocacional é convidado a identificar meios de trabalho e aplicabilidade junto aos processos vocacionais.
Os itinerários vocacionais, junto ao acompanhamento e ao cultivo vocacional, mobilizam ações que compreendam a teoria e a prática, em correspondência à lógica atual e aos desafios hodiernos. Ao final, o estudante é capaz de identificar os meios peculiares de efetivos destas atividades.
Na disciplina de Análise de Conjuntura Eclesial e Social, busca-se ter um panorâmica vocacional acerca das temáticas supra citadas. Analisa-se o momento da Igreja e quais as realidades mais peculiares. O estudante, além de saber sobre o momento, é convidado a aprender e fazer a sua própria análise de conjuntura.
A Análise de Conjuntura sobre as Juventudes marca um princípio fundante do trabalho vocacional: conhecer o público-alvo de nossas atividades e também as mudanças categóricas que precisam ser percebidas. Ao final, o estudante é capaz de ler a realidade e também analisar a realidade, em vista do amadurecimento e da aplicabilidade do trabalho vocacional junto às realidades juvenis.
A disciplina de Psicologia do Acompanhamento Vocacional oferece percepções e meios para olhar e identificar questões no trabalho vocacional, em vista do amadurecimento e do florescimento de vocações mais integradas e menos fragmentadas.
A Antropologia da Vocação é uma disciplina que busca elencar a pessoa humana frente ao mistério salvífico e como está tem sua função e também suas atribuições junto às propostas de Deus. Partindo do Tratado da Imagem e Semelhança, analisa o caminho de permanência vocacional na tentativa de resgate e volta para o Mistério Sagrado.
A disciplina de Documentos Vocacionais busca ler, conhecer, analisar e avaliar os principais documentos vocacionais propostos pela Igreja no Brasil. Ao final, o estudante é convidado a fazer uma avaliação da aplicabilidade e atualidade dos mesmos.
Pedagogia do Acompanhamento Vocacional - Dinâmicas Vocacionais
Carga horária: 24h
A Pedagogia do Acompanhamento Vocacional é uma disciplina prática e metodológica. Indicará pressupostos básicos de modelação e construção de atividades vocacionais com as comunidades vocacionais, com as EVPs e com os vocacionados e vocacionadas.
O desafio de Aplicação 2 indicará pressuposta da elaboração de um material que visa contribuir ao trabalho vocacional, com encontros para vocacionados e para animadores vocacionais. Ao final, o estudante perceberá que a aplicabilidade ultrapassa a teoria e torna-se trabalho e vida pastoral.