“Apresentar e discutir os princípios da abordagem cognitiva-comportamental no atendimento às demandas de saúde (clínica, hospital, CAPs, etc.), disseminando técnicas e procedimentos baseados em evidências que possibilitam uma atuação profissional mais efetiva na prevenção de riscos e promoção de saúde em diferentes contextos. O curso oferece especial suporte, disponibilizando profissionais experientes para supervisão de casos clínicos atendimentos pelos estudantes, contribuindo, assim, para a construção do raciocínio clínico baseado na TCC.
Cada vez mais os serviços de saúde (CAPS, hospitais, ambulatórios, convênios, clínicas) buscam profissionais capacitados em abordagens baseadas em evidências, a fim de reduzir custos em tempo e dinheiro em tratamentos. A terapia cognitiva-comportamental atende essa necessidade, pois é uma abordagem que produz conhecimento e resultados acerca de sua eficácia. A Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental da PUCPR pretende apresentar e discutir os princípios dessa abordagem no atendimento às demandas de saúde, disseminando técnicas e procedimentos baseados em evidências que possibilitam uma atuação profissional mais efetiva na prevenção de riscos e promoção de saúde em diferentes contextos. O curso oferece especial suporte, disponibilizando profissionais experientes para supervisão de casos clínicos atendimentos pelos estudantes, contribuindo, assim, para a construção do raciocínio clínico baseado na TCC. Organizamos um curso semipresencial, estruturado em dois grandes módulos, incluindo disciplinas como: Princípios e Aplicações da TCC, Psicologia Baseada em Evidências, Neurobiologia do Comportamento, TCC de terceira onda, Relação Terapêutica, além de conteúdos específicos voltados ao tratamento de Abuso de Substâncias, Disfunções Sexuais, Transtornos Alimentares, Transtorno de Ansiedade, Transtorno de Humor, Intervenções com crianças e adolescentes, entre outros.
A Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde é um curso online ao vivo, estruturado em dois grandes módulos, sendo Módulo 1 – Bases teóricas e Metodológicas da TCC e Módulo 2 – Aplicações da TCC em diferentes transtornos e contextos de atuação. Esses módulos incluirão disciplinas que são compostas por aulas online ao vivo e atividades assíncronas que aprofundarão temas como: Psicologia Baseada em Evidências, Neurobiologia do Comportamento, TCC de terceira onda, Relação Terapêutica, além de conteúdos específicos voltados ao tratamento de Abuso de Substâncias, Disfunções Sexuais, Transtornos Alimentares, Transtorno de Ansiedade, Transtorno de Humor, Intervenções com crianças e adolescentes, Intervenções em Tanatologia entre outros. O curso inclui também horas de supervisão de casos. Durante o curso, o pós-graduando terá oportunidade de participar, também, de uma disciplina EAD de Ética na qual se discutirá os desafios éticos do mundo contemporâneo por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e social-cidadão.
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Público-Alvo
Profissionais graduados em Psicologia, Psiquiatria ou áreas correlatas (p.ex. Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, além de médicos de outras especialidades), com interesse na abordagem cognitiva-comportamental e que atuem com foco na prevenção de riscos e promoção de saúde.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Psicóloga. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e em Adolescência (Unifesp). Professora adjunta da graduação (PUCPR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR). Representante exclusiva dos instrumentos ASEBA no Brasil. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho "Saúde Mental e Competência: Avaliação, Prevenção e Tratamento", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPPEP). Experiência em avaliação psicológica, atendimento clínico e programas preventivos nos campos de educação e saúde, atuando com os seguintes temas: competência social, habilidades sociais, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, fatores de risco e proteção em adolescentes, obesidade e uso de tabaco.
graziela.sapienza@pucpr.br
Ana Beatriz Pedriali Guimaraes
Doutorado
ana.pedriali@pucpr.br
Ana Claudia de Azevedo Peixoto
Doutorado
claudia.azevedo@pucpr.br
Andreia Cristina dos Santos Kleinhans
Mestrado
andreia.kleinhans@pucpr.br
Cloves Antonio de Amissis Amorim
Doutorado
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação - PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia, Cuidados Paliativos e Suicídio), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros. Tanatologia, Suicídio e Luto. Coordenador do Curso em Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde ( 1999-2021). Coordenador do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental - parceria PUCPRARTMED ( 2021/2022), Editor da Revista Psicologia Argumento(2017-2020
Psicóloga, mestre e doutoranda pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Laboratório de estudos sobre violência contra crianças e adolescentes -LEVICA com ênfase em família e rede socioprotetiva . Possui formação em teoria cognitivo comportamental e em psicopatologia infantil ; é educadora parental pela PDA- USA.
ilanna.medeiros@pucpr.br
Maria Cecilia Gomes Pereira Ferreira de Lima
Especialização
cecilia.gomes@pucpr.br
Patricia Guillon Ribeiro
Mestrado
Patrícia Guillon Ribeiro. CRP 08/07833. Psicóloga Clínica. Professora Adjunta da Universidade Pontificia Católica do Paraná. Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná/2000. Mestrado pela Universidade Federal do Paraná/2004. Doutoranda pelo Programa de Ciências da Saúde da PUCPR. Formação em Análise do Comportamento. Coordenadora do Programa de Aprimoramento em Psicologia Hospitalar do Hospital Universitário Cajuru. Supervisora Clínica. Psicóloga convidada do Centro de Diabetes de Curitiba. Experiência em atendimento de crianças e adolescentes, atendimento a pacientes diagnosticados com Diabetes do Tipo 1.
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Espera-se que o estudante aprofunde o conhecimento quanto ao histórico de desenvolvimento da terapia cognitiva comportamental no mundo e especificamente no Brasil, identificando os princípios fundamentais para sua aplicação e a importância das evidências para sua prática.
Espera-se que o estudante aprofunde seus conhecimentos em neurobiologia do comportamento e compreenda a relação dos processos cognitivos com as emoções e os comportamentos.
Espera-se que o estudante seja capaz de selecionar e aplicar as melhores estratégias de avaliação psicológica para construir ou formular a conceitualização de caso, fundamental para o raciocínio clínica na TCC.
Espera-se que o estudante reflita sobre o papel da relação terapêutica no processo de mudança do cliente e desenvolva habilidades sociais importantes para essa relação terapêutica.
Espera-se que o estudante aprofunde o conhecimento em diferentes técnicas da terapia cognitiva comportamental e, consiga, mais adiante no curso, selecionar as melhores de acordo com sua necessidade de atução.
Esta disciplina é ofertada aos estudantes da especialização em terapia cognitiva comportamental. Espera-se que o estudante conheça os funamentos e seja capaz de aplicar a teoria do esquema em sua prática clínica.
O profissional, ao concluir o desafio de aprendizagem (final do módulo 1), deve ter aprofundado o conhecimento d a base teórica da TCC e ter desenvolvido ou ampliado seu repertório de técnicas baseadas nessa abordagem, considerando sua formação de origem.
Espera-se que o estudante identifique, avalie e consiga intervir com pacientes que apresentam transtornos de ansiedade, considerando sua formação de base e as especificidades do sua atuação profisisonal.
Espera-se que o estudante identifique, avalie e consiga intervir com pacientes que apresentam transtornos obsessivo-compulsivos, considerando sua formação de base e as especificidades do sua atuação profisisonal.
Espera-se que o estudante identifique, avalie e consiga intervir com pacientes que apresentam comportamentos excessivos, em especial o abuso de substâncias, considerando sua formação de base e as especificidades do sua atuação profissional.
Espera-se que o estudante identifique, avalie e consiga intervir com pacientes que apresentam comportamentos excessivos que levam aos transtornos alimentares, considerando sua formação de base e as especificidades do sua atuação profissional.
Espera-se que o estudante identifique, avalie e consiga intervir com pacientes que apresentam transtornos afetivos, considerando sua formação de base e as especificidades do sua atuação profissional.
TCC aplicada à Infância e Adolescência e suas especificidades
Carga horária: 12h
Espera-se que o estudante identifique as especificidades do atendimento com essas faixas etárias e seja capaz de avaliar e intervir adequadamente, considerando sua formação de base e as especificidades do sua atuação profissional.
TCC aplicada à Infância e Adolescência: intervenções em casos de violência
Carga horária: 12h
Espera-se que o estudante identifique, avalie e consiga intervir em questões relacionadas à violência na infância e à adolescência, considerando sua formação de base e as especificidades do sua atuação profissional.
Contribuições da TCC em questões de gênero e sexualidade
Carga horária: 12h
Espera-se que o estudante identifique, avalie e consiga intervir em questões relacionadas ao gênero e sexualidade, a partir de um raciocínio clínico baseado na TCC, considerando sua formação de base e as especificidades do sua atuação profissional.
Espera-se que o estudante prepare um caso clínico para apresentar aos colegas, com a finlaidade de aprofundar ideias e reflexões sobre a prática clínica da TCC e considerando sua formação de base e as especificidades do sua atuação profissional.
Espera-se que o estudante consiga articular os conhecimentos teóricos com a prática a partir da troca com os professores. E, ao final do módulo , apresente o caso estudado durante as supervisões.
Esta disciplina é ofertada aos estudantes da especialização em terapia cognitiva comportamental. Espera-se que o estudante conheça os fundamentos da psicologia positiva e seja capaz de reconhecer os aspectos positivos, competências e forças do indivíduo em sua prática profissional.